4, v.2EJA: entre a reprodução e a educação popularSocial Pedagogy: curriculum, memory and human development índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Experiências políticas da militância com a adolescência: responsabilidades do mundo adulto

 

 

Verônica Regina Müller

UEM/PR- veremuller@gmail.com

 

 


RESUMO

Esta exposição trata de descortinar discursos e autorias presentes na sociedade brasileira que provocam violência contra os adolescentes. Saliento caminhos que persistem na cultura do Brasil a respeito da falta de responsabilização dos adultos por suas contravenções. A estratégia para a aproximação das reflexões pretendidas é a narração de acontecimentos vivenciados por mim, já que são as experiências as que me fazem constantemente perguntar sobre como superar os abismos entre o que a lei propugna, o que o senso comum defende, o que os pesquisadores afirmam, o que as instituições oferecem e o que os próprios adolescentes vivenciam, pensam e desejam.

Palavras-chave: Adolescência. Violência. Responsabilização.


ABSTRACT

 This exhibition comes to uncouver discurses and authors present in brazilian society that cause violence against teenagers. It emphasizes ways that persist in the culture of Brazil regarding the lack of accountability of adults for their misdemeanors. The strategy for the approximation of the desired reflections is the narration of events experienced by me, since those are the experiences that make me constantly ask how to clear away the gaps between what the law calls for, what advocates common sense, what researchers say, what institutions offer to the life of adolescents, and what they live, think and want.

Keywords: Adolescence. Violence. Accountability.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS:

BAUMAN, Zygmund. Em busca da política. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2000.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. Tradução Ana R. Lessa e Heloísa P. Cintrão. São Paulo: Edusp, 1998.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. edª16. Rio de Janeiro: Graal. 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1992.

MAGER et AL. Crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá. EDUEM. 2011.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria ed. D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor – 8ª ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MULLER, Verônica Regina. História de crianças e infâncias: registros, narrativas, e vida privada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LAFER, Celso. A Mentira: Um capítulo das relações entre ética e política. In: NOVAES. Adauto (Org). Ética: Vários autores. São Paulo. Companhía de Bolso. 2004.

ZOURABICHVILI, François. O Vocabulário de Deleuze. Tradução André Telles. Rio de Janeiro. Unicamp. 2004.