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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Pedagogia Social: currículo, memória e desenvolvimento humano

 

Social Pedagogy: curriculum, memory and human development

 

 

Vitória Helena Cunha EspósitoI; Neide de Aquino NoffsII; Andréa Paiva da SilvaIII

IProfessora Doutora da Faculdade de Educação da PUCSP vitoriaespósito@hotmail.com
IIProfessora Doutora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação Educação: Currículo da PUCSP
IIIAluna pesquisadora da Faculdade de Educação da PUCSP-Curso de Pedagogia

 

 


RESUMO

Este trabalho desenvolve-se no âmbito do grupo de pesquisa Educação e Produção do Conhecimento/Cátedra Joel Martins (CNPq/PUC-SP). Considera que o resgate da memória e a construção de uma educação e pedagogia voltadas ao social possam vir a se constituir em campo de reflexão, de estudo e de investigação para as ciências sociais e humanas. Objetiva tornar visíveis as raízes da pedagogia social que veio a se expressar não apenas como método, mas como possibilidade de intervenção em situações de risco na cidade de São Paulo, durante a gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação. Considera que o legado deste eminente educador ressoa ainda hoje, devido às profundas transformações que produziu e à forma libertadora que imprimiu através de seu modo de ver, ser, pensar, refletir e agir em educação. Conclui que, sob a ótica de uma pedagogia de cunho social, faz-se importante conceber currículo sob uma nova intencionalidade. Nesta perspectiva, currículo altera-se profundamente: este não mais poderá ser visto como meio para se alcançar determinado fim, mas como uma construção que se faz na ação, de forma a apreender, no percurso de sua construção, o mundo daqueles aos quais se refere; para tanto torna-se necessário que o currículo apreenda valores, crenças, desejos, abrindo-se à realidade daqueles que lá estão. Currículo que será então uma trajetória a ser percorrida, capaz de gerar compreensões e, a partir destas, trazer os elementos necessários que poderão vir a se constituir em estruturas para o desenvolvimento de ações educativas voltadas à sociedade e à cultura, dirigidas especialmente aos excluídos; currículo como algo vivo, em permanente desenvolvimento, sem a imposição de fórmulas já prontas, mas utilizando aquelas que se forjam na ação, descobrindo singularidades, pontos que, ao se mostrarem na vida do sujeito e na sociedade, poderão iluminar um fazer pedagógico comprometido com a produção do conhecimento, do bem-estar social, da cidadania e do desenvolvimento humano.

Palavras-chave: Pedagogia social. Currículo. Memória. Desenvolvimento humano.


ABSTRACT

This study was developed within the research group Education and Knowledge Production / Chair Joel Martins (CNPq / PUC-SP). It assumes that the recovery of memory and the construction of a pedagogic and educational practice focused on social aspects may become a field for reflection, study and research in social sciences and humanities. The main object is to reveal the roots of a social pedagogic practice that has obtained a self-expression not only as a method, but as a possibility to intervene in situations of danger in the city of São Paulo, during the administration of Paulo Freire in the Municipal Department of Education. It considers that the legacy of this distinguished educator reverberates to this day, due to the deep transformations he produced and the emancipatory character he imprinted by his ways of viewing, being, thinking and acting on education. The conclusion is that, from the perspective of this pedagogic practice of social character, the conception of curriculum demands a new intentionality. From this point of view, curriculum undergoes a deep change: it can no longer be seen as a means to achieve a certain end, but as an edification built into action, in order to assimilate, in its construction trajectory, the world of those to whom it is related; therefore, the curriculum must consider values, beliefs and desires, opening up to the reality of those who are there. The curriculum will then turn into a path to be pursued, capable of generating comprehensions and, from these, taking out the necessary elements that may become facilities for the development of educational interventions focused on society and culture, with special concern towards the excluded population; curriculum as a living thing, in constant development, without the imposing of ready-made formulas, but making use of those that arise in the action, finding singularities, points that, showing themselves in the life of the individual and in society, will be able to illuminate a pedagogical practice committed to production of knowledge, social welfare, citizenship and human development.

Keywords: Social Pedagogy. Curriculum. Memory. Human development.


 

 

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