4, v.2Social Pedagogy: curriculum, memory and human developmentCentro educacional de referência Herval da Cruz Braz: uma nova escola para uma nova sociedade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Curso de verão: um projeto de educação popular feito em mutirão1

 

 

Wagner Lopes SanchezI; Lourdes de Fátima P. PossaniII

IProfessor assistente-doutor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro da diretoria do CESEEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular). wagnersanchez@uol.com.br
IIDoutora em Educação: Currículo, Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e professora no Centro Universitário São Camilo. É membro do Conselho Superior do CESEEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular). lurdinhapp@gmail.com

 

 


RESUMO

 O Curso de Verão é um projeto de educação popular, destinado a lideranças de comunidades eclesiais e movimentos populares e que completou 25 anos de existência em janeiro de 2012. Voltado para a formação no âmbito das ciências sociais, da teologia, da bíblia e da pastoral, tem as seguintes características: é popular, ecumênico, massivo e realizado em mutirão. Este texto apresenta as dimensões do mutirão e a metodologia de educação popular presentes no curso e procura demonstrar que a construção coletiva de saberes pautada na metodologia da educação popular, com inspiração na pedagogia freireana, possibilita enfrentar desafios tais como a incorporação da arte, a formação de voluntárias/os sobretudo dos monitores, o público jovem, as novas tecnologias e a  mística do Curso de Verão.

Palavras-chave: Curso de Verão. mutirão. metodologia. educação popular.


ABSTRACT

Curso de Verão (Summer Course) is a popular education program, directed to church communities' lead and popular motions, which completed 25 years of existence on January, 2012. Directed to social science, theological, biblical and pastoral formation, it has the following traits: it's popular, ecumenical, massive, and task force made. This text presents the dimension of this task force and the popular education methodology that permeates the course, and aim at demonstrating that the collective creation of knowledge, based on the popular education methodology, make it possible to face challenges as the art incorporation, volunteers' and, above all else, monitors' formation, the young public, new technologies and the mystique of Curso de Verão.

Keywords: Curso de Verão. task force. methodology. popular education.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.  Educação e mudança. 21ª  ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

______. Pedagogia do oprimido. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

______. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2005.

POSSANI, Lourdes de Fátima P. Currículos emancipatórios para a educação de jovens e adultos na perspectiva das políticas públicas: resistências e esperanças. Tese de doutorado. São Paulo: PUCP-SP, 2008.

POSSANI, Lourdes de Fátima Paschaoletto e SANCHEZ, Wagner Lopes (orgs.). Formação Ecumênica e Popular feita em mutirão. Curso de Verão 25 anos. São Paulo: Paulus, 2011.

 

 

1 O texto ora apresentado contém algumas das ideias presentes nos textos dos autores publicados no livro: Lourdes de Fátima P. Possani e Wagner Lopes Sanchez (orgs.), Formação Ecumênica e Popular feita em mutirão. Curso de Verão 25 anos.