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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Centro educacional de referência Herval da Cruz Braz: uma nova escola para uma nova sociedade

 

 

Waldirene Maria BarbosaI; Aurelio Braga da CunhaII; Geraldo Pereira da SilvaIII

IMestre em Educação pela UFJF, Professora da rede Municipal de Juiz de Fora, E-mail: walmbar@hotmail.com
IILicenciado em História pela UFJF, Professor da rede Municipal de Juiz de Fora, E-mail: aureliobraga@hotmail.com
IIILicenciado em História pela UFJF, Professor da rede Municipal de Juiz de Fora, E-mail: geraps@hotmail.com

 

 


RESUMO

O Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz foi criado em 2010 como uma das ações da Secretaria de Educação de Juiz de Fora (MG) na implementação de propostas para a melhoria da qualidade da educação. O público-alvo são alunos do 6º ano matriculados nas escolas da rede que tenham, pelo menos, três reprovações na sua trajetória escolar. Mais que a defasagem idade/série tem-se observado que esses alunos são excluídos dos sistemas de ensino, sobretudo por "inadequação" aos padrões de referência das escolas de origem. São considerados como indisciplinados, "alunos-problema", "irrecuperáveis". Seu destino é a evasão ou, na melhor das hipóteses, a ida precoce para a EJA. A proposta sofreu muitas resistências da sociedade, da academia e da própria rede que consideraram o projeto como segregador. Hoje, depois de dois anos de funcionamento, cerca de 200 alunos concluíram com êxito o ensino fundamental e estão no ensino médio; e uma nova turma de 200 alunos está iniciando. O projeto tem recuperado não apenas o "tempo perdido" e os conhecimentos não adquiridos por esses alunos, o que pode ser comprovado pelas avaliações ao longo do projeto. Sobretudo tem recuperado a auto-estima, a capacidade de acreditar que vale à pena estar na escola e de que são capazes de aprender, coisa que haviam perdido. O Centro Herval surge como um novo modelo de escola e pode ser considerado referência para práticas educativas inclusivas, capazes de enfrentar o desafio da diversidade, da dificuldade de aprendizagem, da indisciplina, oferecendo ensino adequado às necessidades dos alunos, principalmente aqueles que são excluídos pelo sistema. As principais ações que norteiam o trabalho nessa escola são: o modelo de gestão adotado; adequação da proposta pedagógica e, principalmente, o protagonismo do aluno. Esse está no centro de todas as ações da escola, com suas dificuldades, seus limites, sobretudo, com suas potencialidades. As ideias de Paulo Freire, de Anton Makarenko tem sustentado as reflexões dos profissionais desse projeto, cujos princípios passam pelo compromisso com a libertação do outro.

Palavras-chave: Educação Libertadora. Práticas Pedagógicas. Gestão Escolar.


ABSTRACT

The Educational Center for Reference Herval da Cruz Braz was created in 2010 as one of the actions of the Department of Education of Juiz de Fora (MG) in the implementation of proposals to improve the quality of education. The target audience are students in the 6th grade students enrolled in schools of which have at least three failures on their school. More than the age / grade mismatch has been observed that these students are excluded from education systems, especially for "inappropriate" to reference standards of the schools of origin. Are regarded as undisciplined, "student problem", "unrecoverable." Your destination is the avoidance or, at best, going early to adult education. The proposal has been much resistance from society, academia and the network itself that saw the project as segregating. Today, after two years of operation, about 200 students have successfully completed elementary school and are in high school, and a new class of 200 students is starting. The project has not only recovered the "lost time" and not the knowledge acquired by these students, which can be confirmed by the assessments throughout the project. Especially has regained self-esteem, the ability to believe that it is worth being in school and that are capable of learning, something they had lost. The Center Herval emerges as a new model of school and can be considered a reference to inclusive educational practices, capable of facing the challenge of diversity, learning difficulties, indiscipline, providing proper education to the needs of students, especially those who are excluded by system. The main actions that guide the work in this school are: the management model adopted; adequacy of pedagogical and especially the role of the student. This is at the center of all actions of the school, with its difficulties, its limits, especially with its potential. The ideas of Paulo Freire, Anton Makarenko has sustained reflections of professionals of this project, whose principles are the commitment to the liberation of the other.

Keywords: Liberating Education. Pedagogical Practices. Management School.


 

 

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BIBLIOGRAFIA

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

___________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

MAKARENKO, Anton S. Poema Pedagógico. Tradução de Tatiana Belinky. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985.