8Serviço Social e reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social: perspectivas a partir da saúde do trabalhadorA atuação do Serviço Social na perícia em saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor na Universidade Federal de Alagoas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Sem. de Saúde do Trabalhador de Franca Sep. 2012

 

EIXO 3 SEGURIDADE SOCIAL, SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR

 

O Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador do Município de Porto Alegre (RS): delineando o perfil dos trabalhadores acidentados e adoecidos1

 

 

Priscila Françoise Vitaca RodriguesI; Maria Isabel Barros BelliniII

IPriscila Françoise Vitaca Rodrigues. Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PGSS/PUCRS). Professora do Departamento de Sociologia e Política (DESP) da Universidade Federal de Pelotas/RS. Brasil. E-mail: priscilavit@hotmail.com
IIMaria Isabel Barros Bellini. Assistente Social; Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PGSS/PUCRS); Docente da Graduação e Pós-Graduação na Faculdade de Serviço Social (PUCRS); Coordenadora de Pesquisa e do Comitê de Ética em Pesquisa em Saúde, da Escola de Saúde Pública de Porto Alegre/RS. Brasil. E-mail: maria.bellini@pucrs.br

 

 


RESUMO

O presente artigo teve por objetivo identificar e analisar as situações de adoecimentos e acidentes de trabalho no Município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, o estudo envolveu a pesquisa documental das notificações contidas no Sistema de Notificações em Saúde do Trabalhador (SIST) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), e mapeou os instrumentos de notificação de acidentes e doenças relacionados ao trabalho utilizados pelos serviços setoriais para caracterizar a estrutura dos serviços de saúde do trabalhador, as demandas na Política de Saúde do Trabalhador e suas formas de acesso e de atendimento à população, fatores que possibilitam ou dificultam o acesso aos direitos sociais. Ademais, delineou-se o perfil dos trabalhadores acidentados e adoecidos identificando as condições que podem estar influenciando situações de acidentes e de morbimortalidade.

Palavras-chave: Acidentes de trabalho, Saúde do Trabalhador, Trabalho, Proteção Social.


ABSTRACT

The present article had the objective to identify and analyze situations of illnesses and accidents in the workplace in the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. Forthat, the study has involved the documental research of the notifications held in the Worker's Health Notification System (SIST) of the State Health Bureau of Rio Grande do Sul (SES/RS) and it has mapped the notification instruments of work related accidents and illnesses used by the sector services to characterize the structure of the worker's health care services, the demands in the Worker's Health Policies and their ways of access and of service for the population, factors that enable or hamper the access to the social rights. Besides, the profiles of the injured and sick workers were outlined by identifying the conditions that might be influencing situations of accidents and morbimortality.

Keywords: Accident at Work, Worker's Health, Work, Social Protection.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

ABRAMIDES, Maria B. C; CABRAL, Maria S. R. Regime de acumulação flexível e saúde do trabalhador. São Paulo Perspec., Mar. 2003, vol.17, no.1, p.3-10.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Portaria GM/MS, n. 737 de 16 de mai. de 2001.

COUTO, Berenice. O Direito Social e a Assistência Social na Sociedade Brasileira: uma equação possível? 2003. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

DIAS, E.C. A organização da atenção à saúde do trabalhador. In: FERREIRA FILHO, M. (Org.). Saúde no trabalho. São Paulo: Rocca, 2000.

HOLZMANN, Lorena. A dimensão do trabalho precário no Brasil no início do século XXI. In: PICCININI, Valmiria Carolina (Org.). O Mosaico do Trabalho na Sociedade Contemporânea: persistências e inovações. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

NARDI, H. C. Saúde do Trabalhador. In: CATTANI, Antônio David (Org.). Dicionário Crítico sobre Trabalho e Tecnologia. 4. ed. ver. ampl. Petrópolis: Vozes, 2002.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador - SIST/RS: Acidentes e doenças do trabalho. Alegre/RS: CEVS, 2000, 06p.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. Vigilância em saúde: Informações para os Secretários Municipais 2005. Porto Alegre/RS: CEVS, 2005a, 230p.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. A saúde da população do Estado do Rio Grande do Sul 2005. Porto Alegre/RS: CEVS, 2005b, 181p.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. Manual de preenchimento do RINAV. Notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados de violência. Versão completa. Porto Alegre/RS: CEVS, 2007, 31p.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. Notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados de violência. Porto Alegre/RS: CEVS, 2006.

SIMIONATTO, Ivete. Alguns traços da proteção social no Brasil. In: Simpósio de Saúde do Trabalhador e Proteção Social no Contexto do MERCOSUL. Porto Alegre: PUCRS, 2008.

WÜNSCH, Dolores. A construção da desproteção social no contexto histórico-contemporâneo do trabalhador exposto ao Amianto. 2004. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

 

 

1 Este artigo é fruto da Tese de Doutorado, intitulada: "O trabalhador e as repercussões do adoecimento e acidente de trabalho na sua vida", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGSS/PUCRS), em 2012.