8Redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais: estudo sobre a experiência dos assistentes sociais da Prefeitura do Município de DiademaSustentabilidade e saúde do trabalhador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Sem. de Saúde do Trabalhador de Franca Sep. 2012

 

EIXO 3 SEGURIDADE SOCIAL, SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR

 

Os exames periódicos de saúde: uma possibilidade de intervenção para o Serviço Social na esfera pública

 

 

Eliane de Assis Mendes

Assistente social com especialização em Serviço Social na Saúde do Trabalhador pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assistente social do Centro de Saúde do Trabalhador de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Contatos: eliane.mendes@bio.fiocruz.br ou sesocstfiocruz@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

O presente artigo abordaa experiência prática do assistente social, inserido em um serviço de atendimento à saúde dos trabalhadores de uma instituição federal, como integrante de uma equipe multiprofissional na execução de exames periódicos de saúde para os servidores públicos. Uma vez que o trabalho do assistente social é peculiar no setor de saúde, com sua intervenção perpassando as necessidades decorrentes do processo histórico-conjuntural. Neste sentido, apresenta-se a participação nesta atividade como mais uma frente viável de atuação profissional, desde que se tenha como parâmetro a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e o Projeto Ético-Político Profissional.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador - Espaço Sociocupacional - Serviço Social - Exames Periódicos de Saúde


ABSTRACT

This article approaches thepractical experience of the social worker, inserted in in workers' health car program in a federal institution as part of a multidisciplinary team in implementing periodic health examination for government employees. Since the action of the social worker is peculiar in the healthcare field, with its intervention permeating the needs determined by historical conjuncture, in this sense, the participation in this activity is presented as another viable front of professional action, provided that the National Policy on Occupational Health and the Ethical-political professional project is guaranteed as parameter.

Keywords: Occupational Health - Occupational Socio-Space - Social Services - Periodic Health Examinations


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referencias

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

______.Os Sentidos do Trabalho - Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Norma Operacional de Saúde do Trabalhador no SUS - NOST-SUS. Brasília, 1994.

______. Portaria n° 3.908 de 30 de outubro de 1998. Dispõe sobre a Norma Operacional de Saúde do Trabalhador NOST-SUS. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009. Institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal - SIASS. Brasília, 2009.

______. Portaria Normativa nº 3 de 7 de maio de 2009. Estabelece orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor - NOSS. Brasília, 2009.

______. Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009. Regulamenta o art. 206-A da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990 - Regime Jurídico Único, dispondo sobre os exames médicos periódicos de servidores. Brasília, 2009.

______. Portaria Normativa nº 4 de 15 de setembro de 2009. Estabelece orientações para aplicação do Decreto nº 6.856.Brasília, 2009.

DIAS, E. C. Saúde do Trabalhador. In: Saúde, Meio Ambiente e Condições de Trabalho: Conteúdos Básicos para uma Ação Sindical. São Paulo: Fundacentro, p. 27-35, 1996.

GOMEZ, C. M.; COSTA, S. M. T. A construção do campo da saúde do trabalhador: percursos e dilemas. Caderno de Saúde Pública, v. 13, n. 2, p. 21-32, 1997.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

______. Microfísica do Poder. São Paulo: Edições Graal, 2004.

LACAZ, F. A. C. Saúde dos Trabalhadores: cenários e desafios. Caderno de Saúde Pública, n. 13, supl. 2, p. 7-19, 1997.

______. Saúde-Doença e Trabalho no Brasil. In: Saúde, Meio Ambiente e Condições de Trabalho: Conteúdos Básicos para uma Ação Sindical. São Paulo: Fundacentro, p. 131-141, 1996.

MATTOS, R. A. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ-Abrasco, p. 39-66, 2001.

MENDES, E. A. Projeto de Intervenção do Serviço Social no Centro de Saúde do Trabalhador de Bio-Manguinhos.Rio de Janeiro, 2008 (mimeo).

MENDES, R. Organização da Atenção à Saúde no Trabalho. In: Ferreira Júnior, M. (Org.). Saúde no Trabalho - Temas básicos para o profissional que cuida da saúde dos trabalhadores. São Paulo: ROCA, 2000.

MOTTA, A. E. (Org.). A Nova Fábrica de Consensos. São Paulo: Cortez, 1998.

OLIVAR, M. S. P. O Campo Político da Saúde do Trabalhador e o Serviço Social. Revista Serviço Social e Sociedade, n. 101. São Paulo: Cortez, 2010.

SENNETT, R. A Corrosão do Caráter - consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. São Paulo: Record, 1999.

______. A Cultura do Novo Capitalismo. São Paulo: Record, 2006.

______. Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual. São Paulo: Record, 2004.

SIVIERI, L. H. Saúde no Trabalho e Mapeamento de Riscos. In: Saúde, Meio Ambiente e Condições de Trabalho: Conteúdos Básicos para uma Ação Sindical. São Paulo: Fundacentro, 1996. (mimeo.)