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Sem. de Saúde do Trabalhador de Franca Sep. 2012

 

EIXO 5 EDUCAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR

 

No centro do debate: a saúde e o trabalho de professores

 

 

Eraldo Leme BatistaI; Cristiane Batista AndradeII

IDoutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Email: eraldo_batista@hotmail.com
IIDoutora em Educação pela Unicamp. Pós-Doutoranda em Enfermagem pela Unicamp. CAPES/PRODOC. Email: feliz@fcm.unicamp.br

 

 


RESUMO

Este ensaio tem por objetivo discorrer sobre as mudanças no trabalho e as políticas educacionais das últimas décadas e as influências sobre a saúde e as condições de trabalho de professores. São analisadas as produções que dialogam com a organização do trabalho na sociedade capitalista, as políticas neoliberais e o trabalho docente. Também aquelas que trazem na centralidade a saúde de professores da educação básica, tratando o estresse, o burnout e as condições de saúde. Portanto o cenário aponta que os professores, de maneira geral, foram profundamente afetados em suas condições de trabalho: baixos salários, afastamentos por motivos de doenças (esgotamento, LER/DORT, sofrimento, problemas vocais), vontade de abandonar o trabalho. Por outro lado, há indícios da permanência: desejo de continuar na docência, a busca pela autonomia, ensinar às futuras gerações. Eis um campo profícuo e complexo para futuras pesquisas.

Palavras-chave: trabalho docente, condições de trabalho, saúde.


ABSTRACT

The aim of this essay is to discuss the changes in the world of work and the education policies in the last decades, and their influences on teachers' health and working conditions. Literature on work organization in the capitalist system, neoliberal policies, and teaching is examined. Productions centered on elementary school teachers' health dealing with stress, burnout, and health conditions are also taken into consideration. Therefore, the scenario is that teachers in general have been deeply affected by their working conditions: low salaries, sick leave due to work-related illness (breakdown, RSI/WMSD, suffering, vocal cords problems), intention of leaving their job. On the other hand, there is evidence of permanence at work: desire to continue teaching, the pursuit of autonomy, plan to educate future generations. This is an interesting and complex field for further research.

Keywords: teaching, working conditions, health.


 

 

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