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Sem. de Saúde do Trabalhador de Franca Set. 2012

 

EIXO 5 EDUCAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR

 

O formato neofordista e infotaylorista da educação a distância: a tutoria e a degradação da profissão docente

 

 

Rafael Aroni

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, Professor de Sociologia na Rede Pública do Estado de São Paulo. Email: rafaroni1@gmail.com

 

 


RESUMO

Na esteira da precarização dos infroproletários é analisada a recente industrialização na expansão do ensino superior a distância e reflexos na degradação dos docentes em tutores. Através da metodologia de etnografia e entrevistas semi-dirigidas, em Instituição Superior Privada, no ano de 2011, aponta-se: o histórico da reestruturação imposta ao ensino superior, às representações dos papéis e conformação de precárias identidades coletivas (tutores) e os impactos para saúde dos professores. Portanto, buscou-se apresentar efeitos na (des)estruturação da educação superior a distância privada, enquanto expressão contemporânea inscrita na mundialização do capital, monitorada por instituições internacionais e dirigida por diretrizes governamentais, no aprofundamento da reforma neoliberal para educação.

Palavras-chave: Educação a distância, tutor, degradação da identidade docente.


ABSTRACT

In the wake of the precariousness of infoproletarian is analyzed industrialization in the recent expansion of higher education in distance mode and effects on degradation of teachers in tutors. Through ethnographic methodology and semi-directed in Private Higher Institution, in 2011, points out: the historic restructuring imposed on higher education, the papers and representations of precarious conformation of collective identities (tutores) and the impacts for health teachers. Therefore, we sought to present effects in (un) structuring of private higher distance education, while contemporary expression entered in the globalization of capital, monitored by international institutions and directed by government guidelines, the deepening of neoliberal reform to education.

Keywords: distance education, tutor, teacher identity degradation.


 

 

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