8O debate acerca da saúde do trabalhador: tendências teóricas do campo temático author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Sem. de Saúde do Trabalhador de Franca Sep. 2012

 

EIXO 5 EDUCAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR

 

A discussão da (não) neutralidade da ética no processo de formação

 

 

Ana Paula SilveiraI; Qelli Viviane Dias RochaII

IAluna do curso de Letras - Bolsista PIBID - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. silveiraletras@yahoo.com.br
IIAssistente Social. Especialista em Programas e Projetos Sociais - IFTM; Coordenadora e Professora do Curso de Serviço Social da Faculdade Frutal - FAF; Professora do Curso de Serviço Social - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Mestre em Serviço Social. qelliviviane@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

Discutir a educação na atualidade exige compreender as mediações sob a qual, na sociedade burguesa madura atual, se tecem as relações de produção e reprodução da vida social. No caso específico deste ensaio teórico, a intenção é contribuir para a análise da ética enquanto categoria social, quer dizer, enquanto categoria dialética, móvel que se expressa a partir das relações sociais, tecidas numa determinada configuração, e não como algo inerente às relações humanas. Para tanto, será utilizado o método materialista histórico dialético que, de acordo com Saviani, significa reelaborar o concreto a partir de sua apreensão enquanto concreto pensado. Deste modo, será utilizada revisão bibliográfica a fim de contribuir para a discussão e/ou reflexão daqueles que se encontram em processo de formação.

Palavras-chaves: Educação - Ética - Formação.


ABSTRACT

Discussing education nowadays requires to understand the mediations in which, in the current mature bourgeois society, the production and reproduction of social life are weaved. In the case of this specific theoretical essay, the intention is to contribute for an analysis of ethics as a social class, it means, as a dialectic class, a movement that is expressed from social relations, weaved in a specific setup, and not as something inherent to the human relations. For that, the dialectic historical materialistic method will be used, which, according to Saviani, means redesigning the concrete from its capture as a concrete thought. Thus, a bibliographical revision will be used aiming to contribute to the discussion and/or reflection for those who are in process of formation.

Keywords: Education-Ethics-Formation.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

ANDRADE. M. A. Alves de. A Prática do Ensino no Curso de Serviço Social: Reflexões Necessárias, in: Serviço Social e Realidade, n 8. (1-199). Franca, 1999.

BARROCO, M. L. S. Fundamentos Ontológicos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

______. Ética: Fundamentos Sócio-históricos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BEHRING, Elaine e BOSCHETTI, Ivonete. Política Social: Fundamentos e História. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

DEMO. Pedro. Saber Pensar. 7 ed. São Paulo,Cortez, 2011.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LUKÁCS, G. Ontologia do Ser Social: Os princípios Ontológicos Fundamentais de Marx. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Crítica da Educação e do Ensino. 798 ed. Lisboa: Moraes Editores, 1976.

PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo Serviço Social. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

RODRIGUES. Lúcia. Ensino à Distância rebaixa qualidade da educação no país. Caros Amigos, Outubro de 2011. Disponível em: < http://www.carosamigos.terra.com.br>. Acesso em: 19, Nov, 2011.

SANTOS. Josiane Soares. Neoconservadorismo pós-moderno e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.

VALÉRY, Paul. Discurso sobre a Estética. In: LIMA, Luiz Costa (org). Teoria da Literatura em suas fontes. vol 1. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

VIEIRA, Evaldo. Democracia e política social. São Paulo: Cortez, 1992.