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3° Encontro Nacional ABRI 2011 2011

 

A autonomia burocrática das organizações financeiras internacionais: um estudo comparado entre o banco mundial e o fundo monetário internacional

 

 

Feliciano Guimarães

FGV-Rio. E-mail: feliciano.guimaraes@fgv.br

 

 


RESUMO

O objetivo deste artigo é compreender as razões da maior autonomia burocrática do Banco Mundial em relação ao Fundo Monetário Internacional. Acreditamos que as razões desta diferença residem na burocracia com expertise mais diversificada do Banco Mundial em contraste com a burocracia de expertise mais rígida do FMI. Uma burocracia mais diversificada aumenta as possibilidades de formação de coalizões com ONG's em torno de policies de interesse comuns. Estas coalizões aumentam os custos de intervenção dos Estados para alterar ou barrar as policies defendidas pelo corpo burocrático. Assim, quanto maior a diversidade de expertise da burocracia internacional maior será a possibilidade de formação de coalizões com ONG's em torno de policies de seu interesse e, conseqüentemente, maior será sua autonomia burocrática. Do ponto de vista teórico utilizamos a teoria agente-principal para discutir burocracias internacionais.  Utilizamos o método comparativo com base em instrumentos qualitativos de análise e estatística descritiva.

Palavras Chaves: Organizações Internacionais, Autonomia Burocrática, Banco Mundial e FMI


 

 

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1. Esta definição derivou de Carpenter. CARPENTER, 2001, p. 4-5 e 14-15.
2. Atualmente há um debate na literatura em ciência política sobre os significados e conseqüências do significado da autonomia burocrática. Vide CAUGHEY et al, 2009; e KIM, 2008.
3. PAYER, 1974 e HAYTER, 1971; SWEDBERG, 1986.
4. THACKER, 1999; KAJA e WERKER, 2009; BHAGWATI, 1998; GOULD, 2003, OATLEY e YACKEE, 2004; STONE, 2002; MOMANI, 2004 e VREELAND, 2003.
5. KAJA e WERNER, 2009.
6. No caso das organizações financeiras estudadas há dois órgãos decisores: o Board of Governos (compostos pelos ministros de finanças dos países membros e que define as linhas gerais de atuação dos bancos) e o Executive Board (composto por representantes dos ministérios de finanças dos países e responsável pelas decisões cotidianas das organizações). O Executive Board é responsável pelas operações diárias do Banco. O órgão é composto por cinco diretores fixos (EUA, Reino Unido, França, Japão e Alemanha) e outros dezenove que são eleitos periodicamente por grupo de países.
7. DREHER, STURN e VREELAND, 2009a.
8. MEARSHEIMER, 1995; GRIECO, 1988 e WALTZ, 2002.
9. KEOHANE, 1984; AXELROD e KEOHANE, 1985 e COX e JACOBSON, 1974.
10. A agenda de pesquisa voltada aos efeitos das instituições internacionais é extensa. Temas como compliance e eficiência das instituições são amplamente debatidos. Sobre compliance vide SLAUGTHER e RAUSTIALA, 2002; SIMMONS, 2000; e CHAYES e CHAYES, 1993. Sobre eficiência vide YOUNG, 2006.
11. HAAS, 1964; LAKE e MCCUBBINS, 2006; BARNETT e FINNEMORE, 1999, 2004; BARNETT e COLEMAN, 2005.
12. LAKE e MCCUBBINS, 2006; BARNETT e COLEMAN, 2005; REINALDA e VERBEEK, 1998, 2004 e REINALDA, 1998.
13. Certos estudos chegam a ver as organizações internacionais como atores relativamente autônomos, porém sustentam que isso ocorre apenas pela via cognitiva - as organizações internacionais redefinem os significados das normas e legitimam ações- e não dão conta dos interesses e poder material das OI's. BARNETT e FINNEMORE, 1999, 2004.
14. HAWKINS et al, 2006, p.5.
15. STIGLITZ, 1989, p. 966.
16. HAWKINS et al, 2006, p. 7.
17. HUBER e SHIPAN, 2002, p. 2.
18. KIEWIET e MCCUBBINS, 1991, p. 25.
19. Para excelentes abordagens sobre a teoria agente principal, vide SAPPINGTON, 1991 e STIGLITZ, 1989.
20. Para uma boa revisão sobre as diferentes teorias de delegação vide BENDOR, et al, 2001.
21. Em recente trabalho Hawkins et al reuniram diversos artigos que analisam as OI's a partir da abordagem agente-principal. Vide HAWKINS et al, 2006. Outros trabalhos com mesma abordagem vide NIELSON e TIERNEY, 2003; GUTNER, 2004; POLLACK, 1997, ELSIG, 2009 e VAUBEL, 2006.
22. Pollack chama a atenção que os estudos de RI que utilizam a teoria agente-principal estão focados em entender a autonomia por dentro das organizações (within IO) e que é preciso ampliar as análises para entre diferentes OI's (across IO's). POLLACK, 2006, p. 167.
23. Notado por Elsig. ELSIG, 2009, p. 5. Um trabalho importante nesse sentido seria: VAUBEL, 1986. Contudo, há exceções a este foco, vide HAWKINS e JACOBY, 2006.
24. De acordo com Haas, uma comunidade epistêmica é uma rede de profissionais com expertise e competência reconhecida em determinada área de conhecimento e que tem autoridade sobre a construção de policies relacionadas a esta área. Este profissionais (1) compartilham certas crenças normativas, as quais permitem uma ação racional baseada em valores comuns; (2) compartilham as mesmas noções de validação do conhecimento daquele domínio; (3) compartilham objetivos comuns para as policies. HAAS, 1992a, p. 3. 
25. Explicaremos a estratégia bumerang de KECK e SIKKINK, 1998 na terceira parte do artigo.
26. O atual Banco Mundial não é uma única organização internacional. Trata-se de um caso típico de irradiação, ou seja, uma OI que cria novas OI's. Com o passar do tempo a organização se dividiu em cinco instituições internas - IBRD, IDA, IFC, MIGA e ICSD - cada uma com funções complementares ao processo mais amplo de desenvolvimento. SHANKS et al, 1996, p. 599-600. Para entender as diferenças vide WB 2006 World Bank Annual Report.
27. KAPUR, 2002, p.60. Sobre a influência das lideranças burocráticas para o aumento da autonomia organizacional vide HUBER, 2007, p. 13-46. No caso do Banco Mundial três líderes são apontados pela literatura como decisivos: Robert McNamara, Lewis Preston e James Wolfensohn. WEAVER, 2008, KAPUR, 2002, STONE e WRIGHT, 2007.    
28. Nestes últimos 40 anos a estrutura do Executive Board dobrou de tamanho de 12 para 24 diretores. No entanto, a rápida expansão da organização e a diversificação de responsabilidades sobrecarregaram os Diretores Executivos. Além disso, como seus mandatos são de apenas dois anos renováveis por mais dois a alta rotatividade dos representantes dificulta ainda mais seu trabalho. A literatura aponta que estes fatores fragilizam o ExecutiveBoard frente ao Senior Management, fazendo com que o órgão dependa cada vez mais dos relatórios e briefings preparados pela burocracia. Vide NAIM, 1994, p. 11-14; AYRES, 1983, p. 65-66; ASCHER, 1990, p. 126; WOODS, 2001, p. 87.
29. WEAVER e LEITERITZ, 2005, p. 4-7; WEAVER, 2008, p. 143-148.
30. Sobre a presidência de Lewis Preston vide KAPUR, et al, 1997, p.32-48; e artigo publicado no Washington Post: WPost. Lewis Preston Aims to Ax World Bank's Arrogance, (24/05/1992).
31. Vide WB 1992 Effective Implementation: key to development impact, Report of the Portfolio Management Task Force, (Wappenhans Report), p. ii
32. Em maio de 1993 diversas ONG's dos EUA defenderam no Congresso dos EUA o bloqueio dos recursos do país a IDA ao menos que fosse estabelecida uma comissão de investigação composta pelas ONG's. Ato contínuo foi criada a "Independent Appeal Comission" dentro do Congresso. O objetivo da comissão era receber e avaliar as reclamações e demandas de ONG's afetadas pelos projetos do Banco. Vide WB 1994 SHIHATA, I. The World Bank Inspection Panel, p. 25-27.
33. Por solicitação de Lewis Preston, o Panel foi instituído pelo Executive Board com o objetivo de investigar as reclamações das comunidades afetadas negativamente por projetos financiados pelo Banco Vide WB 1993 Executive Board Resolution n. 93-10, Resolution no. IDA 93-6, (22/09/1993).
34. WEAVER, 2008, p. 69; UDALL, 1998, p. 425-426.
35. Vide WB 1997 The Strategic Compact: Renewing the Bank's Effectiveness to Fight Poverty, p. 1
36. Sobre as intenções de Wolfensohn de descentralizar o Banco vide artigo na mídia: WPost,World Bank Chief Hints at Staff Shifts, (11/10/1995).
37. Cerca de 3.500 novos funcionários foram contratados, sendo 2.250 em Washington e 1.107 nos escritórios regionais. Em 1997 cerca de 7.170 funcionários trabalhavam em Washington e 1.529 nos escritórios regionais. Em 2000 eram 6.906 em Washington e 2.112 espalhados pelo mundo. A relação que era de quase quatro para um (Washington-Escritórios Regionais) caiu para pouco mais de dois para um. Vide WB 2001 Assessment of the Strategic Compact, p. vi e 36.
38. Em 1981 Ayres indica que 94% dos funcionários estavam concentrados em Washington. Naquela época, embora o Banco tivesse 26 missões no exterior (países) e três missões regionais (África Oriental, África Ocidental e Sudeste Asiático), estes escritórios tinham 150 funcionários de um total de 2.552 da organização. AYRES, 1983, p. 65.
39. Vide WB 2001 Human Resources Vice Presidency, p. 64.
40. O universo pesquisado foi de aproximadamente 5000 funcionários das categorias G e F (Proffisional e Proffisional Senior), ou seja, funcionários que possuem algum tipo de pós-graduação e, por conseguinte, posições mais altas na organização. WB 2003 EGAN et al. Enhancing Inclusion at the World Bank Group: Solutions & Diagnosis, p.33.
41. Em 1998 a organização fez um survey sobre o relacionamento dos economistas com o 3º setor. A pesquisa mostrou que apesar da lenta diminuição da participação de economistas no total dos funcionários do Banco era provável que esta profissão se mantivesse como o maior grupo pelas próximas duas décadas. Tal prevalência era o resultado da contratação ininterrupta de economistas nas décadas anteriores, ultrapassando o número de engenheiros, hegemônicos até os anos 80. Vide WB 1998 Ibrahim, S. Nurturing Civil Society at the World Bank - as assessment of staff attitudes toward civil society. Working Paper n.24, p.19. 
42. MILLER-ADAMS, 1999, p. 27-30.
43. WB 1998 FILMERet al. Pay and Grade Differentials at the World Bank. Policy Research Working Paper, p. 2-3.
44. Isto não significava, contudo, que os funcionários tinham formação educacional dispersa geograficamente. O mesmo estudo de 2002 aponta que aproximadamente 50% destes funcionários tinham formação em apenas 20 universidades americanas e européias de prestígio, as chamadas "20 core universities". De um total de 710 gerentes de área 47% tinham diploma de pós-graduação destas universidades. Já quando se observava o país que emitiu o diploma de pós-graduação ou graduação os EUA apareciam com 55.8% dos funcionários, o Reino Unido com 11.4%, a França com 6.4% e o Canadá com 3.4%. Todos os demais países estavam abaixo de 1.5% de participação, incluindo Alemanha e Japão. A nacionalidade destes funcionários era ainda mais concentrada nos países da chamada Parte I (países industrializados) chegando a 87.9% do total. Os países da Parte II (países em desenvolvimento e países pobres) chegavam a 12.6%, com 4.6% de indianos, sendo o segundo país em participação as Filipinas com 0.7%.Vide WB 2003 EGAN et al, p. 34-35.
45. CERNEA, 1995, p. 12-15.
46. Alguns autores chegaram a sugerir que conceitos como capital social e setor cultural, por exemplo, fossem lingüisticamente definidos e metodologicamente quantificados, caso contrário os economistas não conseguiriam operacionalizá-los. Outros argumentavam que o domínio e a insularidade da ortodoxia neoclássica criava uma linguagem cifrada que aumentava os custos dos não iniciados para entrar no debate. Vide BEBBINGTON et al, 2004; CERNEA, 2003, p. 16; RAO e WOOLCOCK, 2007, p.2-3.
47. Outro legado importante da era Wolfensohn foi a mudança na composição do próprio Senior Management. Os principals podem controlar mais facilmente a burocracia se controlarem diretamente a escolha dos funcionários de alto escalão (screening). A Presidência de Wolfensohn foi importante para diminuir a influência dos países ricos neste processo. Wolfensohn deu início à tendência de contratar profissionais de origens africanas, asiáticas e latino-americanas para os cargos do alto escalão, além de promover funcionários de carreira, ainda que o Senior Management continuasse a ter uma maioria de profissionais oriunda de países ricos Vide WPost, Giving the WB an Outsiders' View (27/09/2000).Em 2009, dos 13 burocratas de alto escalão 9 eram de países desenvolvidos e 8 de países não-desenvolvidos. No entanto, quase todos (27) fizeram pelo menos a pós-graduação nos EUA ou Europa (Fonte: www.worldbank.org. Acesso abril de 2009). 
48. KARDAM, 1993, p. 1775; VETTERLEIN, 2007, p. 134-135.
49. Em entrevista um Civil Society Civil Specialist argumenta que Wolfensohn conseguiu criar uma aliança sólida Banco-ONG's em pelo menos três temas: políticas ambientais, políticas e salvaguardas sociais e agenda anti-corrupação. Esta última em parceria com a Transparência Internacional. Entrevista realizada em 19/11/2009.
50. CERNEA, 2003, p. 10.
51. KARDAM, 1993, p. 1779-1783.
52. As primeiras pressões tiveram efeitos importantes. Ainda no final dos anos 80 algumas mudanças ocorreram nas regras relacionadas à realocação de pessoas atingidas pelos projetos (resettlment issues), reflorestamento e projetos de irrigação. Por pressão dos Sociological Bank Group todos os projetos do Banco que tratavam destes temas e deveriam passar por sociólogos. Desde então o termo social engineering comecou a ser adotado nos projetos de ambos os temas. KARDAM, 1993, p. 1783; CERNEA, 2003, p. 11-12.
53. DAVIS, 2004, p.1-3.
54. Contudo, os economistas da organização não conseguiam operacionalizar e quantificar o conceito nos projetos, além de não compreendê-lo devidamente. Foi quando Wolfensohn chamou Amarty Sen para debater a operacionalização com os economistas, tendo como base propostas produzidas pelo Sociological Bank Group. CERNEA, 2003, p. 13-14.
55. WADE, 1997, p. 611.
56. GUTNER, 2005, p.8.
57. BRAMBLE e PORTER, 1992.
58. Sobre as críticas da ONG's ao Banco Mundial na mídia e a relação com o governo Reagan vide: NYT, Ecologists Press Lending Groups, (30/10/1986).
59. O reabastecimento (replenishment)é um mecanismo de aporte financeiro a IDA que acontece a cada três ou quatro anos. Os Estados do G-7 aportam capitais para que a organização o empreste aos países tomadores. Os EUA são os únicos que aprovam o reabastecimento anualmente no Congresso.
60. Além disso, a organização lançou uma série de estudos ambientais, aumentou o número de projetos exclusivamente ambientais e alocou mais recursos para pesquisas sobre o tema. Vide WB 2001 Operation Evaluation Department, p. 6.
61. Uma OD (Operational Directive) determina os procedimentos e condições de uso de uma regra que ainda não foi devidamente regulamentada. Ela precisa ser aprovada pelo Executive Board, mas é construída e negociada pelo Senior Management e a baixa burocracia. A OD 4.01 tratava da regulamentação dos procedimentos de uma EA (Environmental Assessment Procedures). WADE, 1997, p. 675-687. 
62. O projeto envolvia a construção de uma represa chamada Sardar Sarovar com um reservatório de 200 km de extensão, deslocando cerca de 40.000 famílias. Vide WB 1994 SHIHATA, I. The World Bank Inspection Panel, p. 10-11.
63. A OXFAM foi a ONG internacional mais ativa e responsável pela organização da campanha contra o Narmada Project nos EUA e Europa. As ONG's locais mais importantes foram a ARCH e a NBA (Narmanda Bachao Andolan).  WADE, 1997, p. 695-696.
64. Houve forte pressão de ONG's baseadas em Washington para que se criassem mecanismos permanentes deste tipo. UDALL, 1998, p. 413-414.
65. UDALL, 1998, p. 404-405.
66. WADE, 1997, p. 688.
67. Além disso, o Banco começou a trazer seus críticos para dentro da organização. Em 1992 o sociólogo John Clark foi contratado para ser gerente da NGO Unit, braço do Social Development Department para o 3º setor. Antes de ser contratado, Clark era diretor da ONG OXFAM e crítico das práticas ambientais do Banco Mundial durante o Narmada Project. DAVIS, 2004, p. 4. 
68. WEAVER, 2008, p. 23.
69. DAVIS, 2004, p.15.
70. DAVIS, 2004, p. 24-25.
71. NIELSON e TIERNEY, 2003, p. 264.
72. Um sumário das seguidas reformas ambientais realizadas no Banco Mundial desde os anos 70 vide NIELSON e TIERNEY, 2003, p. 266. Sobre a participação das ONGs ambientalistas no Banco vide BARROS, 2006.
73. Vide WB 1996 NGO's and the World Bank: incorporating FY95 Progress Report on Cooperation Between the World Bank and NGO's. p.13; WB 2004 World Bank-Civil Society Engagement FY2002-FY2004, p. 17.
74. Vide WB 1996 NGO's and the World Bank: incorporating FY95 Progress Report on Cooperation Between the World Bank and NGO's, p. iii.
75. Desde então o envolvimento das ONG's na concepção e implementação dos projetos somente aumentou. Em 2001 das 264 operações aprovadas pelo Executive Board pelo menos 64% (168 projetos) tiveram participação de ONG's em alguma fase. Destes 168 casos pelo menos 89% tiveram ONG's na sua identificação, preparação e avaliação. Outros 84% na implementação e 47% no monitoramento. Vide WB 2001 World Bank-Civil Society Collaboration - progress report for FY2000 and FY2001, p. 5.
76. Conforme classificação do próprio Banco existem três tipos de ONG's que atuam nos projetos: as indigenous (ligadas a uma comunidade local atingida por um projeto), as grassroots (ONG local de atuação junto à opinião pública nacional) e as internacionais (ONG's de atuação nos níveis mais altos do Banco Mundial, da mídia internacional e nos Legislativos dos países desenvolvidos). Os três grupos também são classificados em dois grandas grupos: as ONG's militantes (que defendem causas) e as operacionais (que distribuem os serviços da organização à população local) Vide WB 1996 NGO's and the World Bank: incorporating FY95 Progress Report on Cooperation Between the World Bank and NGO's, p. 1-2 e16.
77. COVEY, 1998, p. 97.
78. Em 1988 Michael Cernea - o primeiro sociólogo a ser contratado pelo Banco - escreveu um paper oficial sobre a relação ONG's-Banco. Este paper acabou se tornando referência para a estratégia futura da organização de aproximação com o 3º setor. Vide CERNEA, 2003, p.11; e WB 1988Nongovernmental Organization and Local Development. Michael Cernea. World Bank Discussion Paper n.40.
79. A O.P. 14.7 buscava prover ao staff vagas guidelines de como engajar ONG's em projetos. Vide WB 1989 Manual Transmittal Memorandum - Operational Directive 14.70: involving nongovernmental organizations in Bank-supported activities, p. 1-6 (28/08/1989).
80. Em 1990 o Banco assumia em documento interno direcionado aos Vice-Presidentes e Diretores de área que a pressão de ONG's (advocacy NGO's) mudou diversas policies internas da organização (questões sociais, ambientais e programas de ajuste estrutural). O mesmo documento aponta o fórum paralelo do ONG's durante os Annual Meetings e a atenção da organização em relação a suas decisões. Vide WB 1990 Office Memorandum - The World Bank and NGOs: a review of operational experince, p. 11 (14/06/1990).
81. Para promover um "desenvolvimento participativo" 70 especialistas em ONG's (special NGO's liaisons) foram contratados pelos escritórios regionais desde o Strategic Compact. Em 1990 não havia nenhum. Vide WB 2001 WB-Civil Society Collaboration - progress report for FY2000 and FY2001, p. 2.
82. Vide WB 2000 The NGO-World Bank Committee and the NGO Working Group on the World Bank - backgrounder, p. 01 (08/11/2000).
83. Esta reunião do NGO Working Group realizada em dezembro de 2000 reuniu diversas ONG's (OXFAM, InterAction. ActionAid, CIVICUS, BIS, Institue for Development Research, etc.), altos funcionários do Banco (James Wolfensohn, Vice-Presidentes Jozef Rizen e Joanne Salop e o economista-chefe Nicholas Stern) e o pessoal do CSTT. Vide WB 2000 Joint Resolution between the World Bank and the NGO Working Group, p. 02-03 (04/12/2000). A mídia retratava este tipo de reuniões entre a alta hierarquia do Banco e as ONG's como uma mudança de atitudes de muitas ONG's depois da Conferência de Seattle. De críticas elas se tornaram pragmáticas e com a abertura promovida por Wolfensohn elas podiam influenciar as decisões por dentro da organização. Vide: NYT, Movement; growing up and getting practical since Seattle, (24/09/2000).
84. Vide WB 2005 Issues and Options for Improving Engagement between the World Bank and Civil Society Organizations, p.30.
85. Entrevista Sr. Jeff Thindwa - Senior Social Development Specialist, Banco Mundial (17/11/09).
86. Vide WB 2001 World Bank-Civil Society Collaboration - progress report for FY2000 and FY2001, p.25.
87. Segundo as autoras, se um Estado "A" bloqueia a iniciativa de determinada ONG que procura influenciar uma policy em discussão, essa ONG pode acionar uma rede de contatos com outras ONG's nacionais e internacionais a fim de pressionar o Estado "A" a mudar de posição. A rede tem duas opções. Pode pressionar internamente o Estado "A" (Congresso e Executivo) ou pode convencer um Estado "B" a pressionar o Estado "A" Assim, a pressão inicialmente bloqueada pelo Estado "A" pode voltar com ainda mais força porque está inserida em uma ampla rede de apoio, dando forma ao efeito bumerang. KECK e SIKKINK, 1998, p.13. Neste artigo o início da ação não se dá na ação da ONG, mas sim na ação da burocracia internacional. Por isso chamamos de estratégia bumerang modificada.
88. Vide WB 1996 NGO's and the World Bank: incorporating FY95 Progress Report on Cooperation Between the World Bank and NGO's, p. 22.
89. Em relatório de 2001 sobre os resultados da aplicação dos recursos da IDA o OED colocava que pelo menos desde a IDA 11th as demandas de ONG's começaram as ser incorporadas nas negociações entre os funcionários do Banco e os deputies dos países. Mais do que apenas as ONG's globais, as ONG's locais começaram a ter participação dentro da idéia de Country-led Partnership ou Country Ownership que tomavam forma. Vide WB 2001 OED IDA Review - Review od Aid Coordination in an Era of Poverty Reduction Strategies IDA 10-12, p. 2 e 32.
90. Vide WB 2002 IDA's Partnership for Poverty Reduction: an independent evaluation of fiscal years 1994-2000, p. 107.
91. Vide BWP, NGOs debate IDA issues, (15/04/1998).
92. Vide WB 1998 President Memorandum to the Executive Board (27/02/1998).
93. Vide WB 1998 Discussion Draft - The Bank's relations with NGOs: issues and directions. SecM98-150.
94. Nos comentários ao draft negociado entre deputies e burocracia, a ONG internacional BIC solicitava que as demais ONG's fossem reconhecidas como "development partners", com papel integral no monitoramento e avaliação dos programas. A Catholic Relief Services, ONG católica de ajuda humanitária com sede nos EUA, dava boas vindas ao processo mais inclusivo das demandas das ONG's nas negociações da IDA, mas solicitava objetivos mais específicos para as ONG's dentro da estratégia de PRSP (Poverty Reduction Strategies Papers). Em uma demanda unificada, as ONG's Friends of the Earth. OXFAM America. Environmental Defense, BIC, Natural Resources Defense Council e Center for International Enviromental Law também davam boas vindas ao novo processo de inclusão, embora criticassem a linguagem ambígua dada às questões ambientais no draft. Até mesmos os sindicatos - AFL-CIO e ICTFU - agradeceram a oportunidade de trazerem suas demandas para a negociação e fizeram demandas na área trabalhista. Vide WB 2002 IDA 13th - Comments Received from NGOs on Draft 13th Report, p. 3-9.
95. Vide WB 2004 WB-Civil Society Engagement FY2002-FY2004, p. 30.
96. Vide WB 2005 Issues and Option for Improving Engagement Between the WB and Civil Society Organizations, p. 25-26.
97. TAN, 2006, p. 4-5.
98. Vide WB 2004 IDA 14th World Bank President Meets with CSOs, (20/10/2004).
99. Este programa era visto pelas ONG's e sindicatos como excessivamente pró-mercado. Vide U.S.House of Representatives 2007 Hearings Subcommittee International Monetary Policy and Trade on The World Bank Approach to Core Labor Standards and Employment Creation - Testimony Thea Mei Lee Policy Director AFL-CIO, p. 2-5.
100. Vide U.S.House of Representatives 2007 Hearings Subcommittee International Monetary Policy and Trade on The World Bank Approach to Core Labor Standards and Employment Creation - Testimony Sandra Polaski Director Carnegie Endowment for International Peace, p. 3.
101. Vide WB 2009 World Bank-Civil Society Engagement - review of fiscal years 2007-2009, p. 15.
102. Vide WB 2009 World Bank-Civil Society Engagement - review of fiscal years 2007-2009, p. 63.
103. Vide World Bank Campaign - Manifesto "Put you money where your mouth is". A campanha tem a participação de Jubilee Debt Campaign, ATTAC, ActionAid International. Bretton Woods Project. World Vision. GreenPeace. Friends of the Earth, entre outras.  www.worldbankcampaign.org
104. Vide FTimes, Zoellick names top deputy in World Bank Revamp, (05/10/2007).
105. Vide U.S.House of Representatives 2008 Hearings Subcommittee International Monetary Policy and Trade on IDA 15th Replenishment, p. 1-24.
106. Vide U.S.House of Representatives 2008 Hearings Subcommittee International Monetary Policy and Trade on IDA 15th Replenishment - Statement Clay Lowery Assistant Secretary for International Affairs Department of the Treasury, p. 9.
107. Pelo menos quatro ONG's - Bread for the World Institute. International Alert. European Network on Debt and Development e BIC - foram convocadas para a audiência, sendo o testemunho da última apoiado por diversas ONG's Vide U.S.House of Representatives 2008 Hearings Subcommittee International Monetary Policy and Trade on IDA 15th Replenishment - Testimony David Beckman President Bread for the World Institute, p. 24-25.
108. Vide WSJ, Britain Tops US at WB, (15/12/2007).
109. Vide U.K. House of Commons 2007 DFID and the World Bank Report, p. 9, 17 e 34.
110. O Center for Global Development defendeu a política de transparência do Banco, mas fez diversas ressalvas quanto às dificuldades de se implementar efetivamente o Policy Disclosure. Vide U.S.House of Representatives 2009 Hearings Committee of Financial Services on The World Bank's Disclosure Policy - Testimony Vijaya Ramachandran, Senior Fellow, Center for Global Development, p. 2-4.
111. A ONG BIC em testemunho apoiado por The Carter Center. Center for International Environmental Law. OXFAM America. Revenue Watch Institute e World Wildlife Fund  procurou mostrar as mudanças ocorridas no Banco rumo à abertura e transparência desde os anos 80 até 2005. Vide U.S.House of Representatives 2009 Hearings Committee of Financial Services on The World Bank's Disclosure Policy - Testimony Richard E. Bissell on behalf of Bank Information Center, The Carter Center, Center for International Environmental Law, Oxfam America, Revenue Watch Institute and World Wildlife Fund, p. 3-8.
112. Um resumo desta audiência pode ser encontrado em BIC, House Committee on Financial Services examines transparency at the World Bank, (17/09/2009).
113.Entrevista com World Bank Social Development Specialist, (17/11/2009).
114. Os critérios de escolha do First Deputy não são claros, embora a indicação deva ser aprovada pelo Executive Board. No entanto, há diversos indícios de que o secretário do Tesouro dos EUA tem poder de veto na escolha. A mídia mostrou a influência do governo dos EUA na escolha do n. 2 do Fundo. Vide: NYT, No. 2 Official of the IMF to step down as year's end, (09/05/2001); FTimes, Changing of the guard puts IMF at crossroads, (21/05/2001); WSJ, Fisher may succeed Erb in N.2 position at IMF, (24/05/1994); WSJ, IMF to Name Krueger as N.2 Official, Bush to withdraw her CEA nomination, (07/06/2001); FTimes, Top US woman comes with a robust reputation IMF appointments, (08/06/2001) e WPost, Major Changes Signaled at IMF, appointees include conservative Stanford economist to n.2 post, (08/06/2001). 
115. BUIRA, 2003, p. 228-229.
116. Babb realizou extenso survey sobre a escolha dos burocratas de alto nível na organização entre 1946 e 1991. Dos 49 escolhidos para os cargos 31 eram economistas (63,3%) e 27 (55,1%) haviam trabalhado previamente na administração pública de seus países. Dos doze indicados para as posições mais altas entre 1980 e 1991 pelo menos dez eram economistas, enquanto que entre 1947 e 1979 apenas metade dos escolhidos eram economistas. O autor afirma que a partir dos 80 acentuou-se a tendência de contratar exclusivamente economistas de países ricos para os altos cargos. BABB, 2003, p. 19.
117. A atual composição do Senior Management reflete a lógica de manter uma diversificação nacional mínima (países desenvolvidos VS. países em desenvolvimento), porém com forte concentração educacional. Isto é, o alto escalão tem alguns membros de países em desenvolvimento, mas estes membros estudaram nas principais escolas de economia nos EUA e Europa. Dos quinze atuais membros apenas quatro tinham origem em países em desenvolvimento. No entanto, pelo menos treze dos quinze fizeram quase toda a formação educacional nos EUA. E dez deles nas universidades "Top Twenty". Fonte: (www.imf.org/external/np/sec/memdir/officers.htm). (Acesso dezembro de 2008).
118. Vide IMF 2009 Economists Program (www.imf.org/external/np/adm/rec/job/econopro.htm).
119. A forma de participação dos membros do Senior Management no processo seletivo foi informada em entrevista à Diretora de Recursos Humanos do FMI, a qual também forneceu os dados aproximados da composição dos burocratas por programa. A Diretora revelou que o objetivo do acompanhamento pelo Senior Management é de fato controlar o processo seletivo de perto para promover coesão intelectual. Entrevista concedida em 14/05/09.
120. O Fundo recebe em torno de 1.000 inscrições por ano e emprega na média 25-30 economistas. Aproximadamente de 100 a 125 economistas são entrevistados pelo Senior Review Committee. MOMANI, 2005, p. 173.
121. Questionado pelo Executive Board a respeito da origem educacional dos funcionários o Senior Management respondeu que as universidades anglo-americanas tinham os melhores programas em finanças e macroeconomia. MOMANI, 2005, p. 179.
122. Em entrevista um membro de Senior Management do Fundo utilizou a expressão "PhD-League" em referência ao fato da escolha ser concentrada nas universidades chamadas Ivy League dos EUA com extensão a Stanford, LSE, Cambridge, Universidade de Chicago e MIT. Entrevista concedida em 04/05/2009.
123. BLUSTEIN, 2001, p. 27-28.
124. Stiglitz é crítico feroz desta política "one-size-fits-all", em grande medida controlada pelo PDR. Vide STIGLITZ, 2002, p. 34. 
125. Em relatório independente solicitado pelo Senior Management para avaliar a qualidade da pesquisa da organização não houve nenhuma menção sobre mudanças na forma de contratar os economistas e muito menos sobre a predominância de pesquisa dentre dos parâmetros neoclássicos. A impressão que se tem é de que está não é de fato uma preocupação a ser levada em conta nem pelos economistas contratados para avaliar as pesquisas do Fundo. Vide IMF 1999 External Evaluation of IMF Economic Research (vol. 1, 2 and 3).
126. Fonte: www.imf.org/external/research/index.aspx. Acesso março de 2010.
127. Um estudo independente financiado pelo Fundo em 1999 mostrou que as políticas de recrutamento tinham como objetivo produzir uma burocracia homogênea na medida em que buscavam doutores formados das melhores universidades estadunidenses e européias. Além disso, o tipo de expertise mais valorizado dentro da organização sempre esteve relacionado a políticas macroeconômicas. O relatório recomenda ao Fundo abrir suas contratações em outras áreas de conhecimento e de profissionais com experiência externa, sob pena de aumentarem os problemas relacionados ao insulamento e à falta de conhecimento externo. Vide IMF 1999 External Evaluation of IMF Surveillance: report by a group of independent experts, p. 32 e 72.
128. Burocratas do Banco Mundial se dizem impressionados com a coesão epistêmica do Fundo. Vide WPost, At the IMF, a Struggle Shrouded in Secrecy, (30/03/1988).
129. SCHOLTE, 2002, p. 8.
130. SCHOLTE, 2002, p. 20.
131. Vide IMF 2003 Guide for Staff Relations with NGO's, p. 3.
132. Ao contrário do Banco Mundial, o FMI tem um relacionamento mais profundo com a academia, think tanks e associações de negócios. A organização prefere promover seminários acadêmicos para difundir suas idéias do que reuniões periódicas com representantes da sociedade civil. Nos seminários chamados de IMF Economic Forum economistas e policymakers são convidados para debater as policies do Fundo. Talvez a única associação civil que consiga submeter relatórios que eventualmente influenciam as policie do Fundo seja o Institute of International Finance (IIF). Esta associação reúne 320 instituições financeiras de mais de 60 países. SCHOLTE, 2002, p. 24-25.
133. SCHOLTE, 1998, 44.
134. SCHOLTE, 2002, p. 21-22.
135. Um alto funcionário do FMI sugeriu em entrevista que não há nenhuma tentativa deliberada da organização de se abrir para a sociedade civil. Pelo contrário, o objetivo é melhorar as relações do Fundo com os governos dos países. Entrevista concedida por membro do Senior Management em 04/05/2009.
136. Sobre o padrão de votação dos congressistas para as renovações das cotas vide BROZ e HAWES, 2006 e BROZ, 2005.
137. Outro ator que aparece nos debates da renovação de cotas é próprio Senior Management do FMI que faz lobby por mais recursos, embora isso se dê mais via mídia e raramente nas sessões do Congresso. Sobre o lobby do FMI junto ao Congresso há diversos artigos na mídia, mas os mais relevante seriam WPost, Under Sense of Unease, IMF Wrestles with Quotas and Crises Fund, (06/09/1982), WPost, IMF to Seek Increase in Funds, (19/03/1989); WPost, IMF Director Asks Again for Higher Quotas, (29/09/1989) e WPost, IMF Director Suggests Broad Changes, (19/05/1995).
138. Vide U.S. House of Representatives 1998, Hearings Subcommittee on Domestic and International Monetary Policy on the Conduct of Monetary Policy. 
139. Vide U.S. House of Representatives 2001, Hearings Subcommittee on Domestic and International Monetary Policy on The State of the International Financial System and Reform; Vide U.S. House of Representatives 2003, Hearings Subcommittee on Domestic and International Monetary Policy on IMF Reform and Compliance with IMF agreements. Vide U.S. House of Representatives 2007, Hearings Subcommittee on Domestic and International Monetary Policy on The State of the International Financial System.
140. Vide U.S. House of Representatives 1998, Hearings Subcommittee on General Oversight and Investigations, p. 58-60.
141. O diretor do CATO Institute fez críticas à atuação do Fundo na crise asiática e demandou maior transparência nas decisões da organização. Citou o Banco Mundial como exemplo a ser seguido nesta área. Vide U.S. House of Representatives 1998, Hearings Subcommittee on General Oversight and Investigations, p. 77-80.
142. Vide U.S. Senate 2004. HearingsCommittee on Banking, Housing and Urban Affairs, Testimony C. Fred Bergstein, IIE on The IMF and Exchange Rates, p. 2-5; Vide U.S. Senate 2005. Hearings Committee on Banking, Housing and Urban Affairs, Testimony C. Fred Bergstein, IIE on Reform of the IMF, p. 4-8; U.S. Senate 2005. Hearings Committee on Banking, Housing and Urban Affairs, Testimony C. Fred Bergstein, IIE on Reform of the IMF, p. 7.
143. Vide U.S. Senate 2007, Hearings Committee on Banking, Housing and Urban Affairs, Testimony Karin Lissakers on Reforming Key International Financial Institutions for the 21st Century.