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ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

As representações sociais acerca dos jovens da periferia: uma breve reflexão sobre o documentário A Ponte

 

 

Ana Claudia Florindo

Pesquisadora do Projeto de Políticas Públicas: Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa, financiado pela FAPESP (2011/2013). É mestranda na área de Psicologia e Educação, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob orientação da Professora Doutora Mônica do Amaral. Desenvolve o trabalho de pesquisa intitulado O rap como possibilidade de letramento: a construção da identidade e a reflexão sobre a constituição das subjetividades dos jovens da periferia de São Paulo. Realiza oficinas de estudo na Casa do Zezinho, investigando o potencial de letramento dos jovens por meio do rap

 

 


RESUMO

O artigo apresenta uma breve análise do documentário A Ponte,elaborado a partir da experiência assistencial da ONG Casa do Zezinho, localizada na periferia da zona sul de São Paulo. A obra parece ter como finalidade a proposição de uma discussão sobre a segregação e os contrastes sociais produzidos pela ponte do rio Pinheiros, marco simbólico da cisão entre a região periférica da cidade e a área elitizada do entorno da Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini. No entanto, conforme as cenas vão se desenrolando, a realidade do filme revela-se marcada pela intenção de divulgação da filantropia desenvolvida pela instituição, além da reprodução de representações ideológicas acerca dos jovens residentes nas áreas marginais da cidade pautadas na valorização de uma educação promotora de sua inserção no mercado de trabalho e de um ensino vinculado a situações de aprendizagem baseadas em atividades práticas, ligadas a experiências cotidianas, distantes de um pensamento reflexivo e crítico, capaz de possibilitar a emancipação política da juventude.

Palavras-chave: educação, jovem, emancipação política, documentário, ideologia.


ABSTRACT

The article show a brief analysis of the documentary A Ponte, made from the experience of NGO Casa do Zezinho, located on the outskirts of the southern area of São Paulo city. The work seems to have intended to propose a discussion about segregation and social contrasts produced by the Pinheiros river bridge, guide symbolic split between the suburb and the rich area around Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini. However, according to scenes, the documentary looks like just to show the philanthropy developed by the institution, beyond the reproduction of ideological representations about the poor young people, linked to an education that seeks to insert them into the labor market and a teaching bound on practical activities related to day-by-day, far from a critical and reflective thought able of allow the political emancipation of youth.

Keywords: education, young, political emancipation, documentary, ideology.


 

 

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