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ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

Jovens, estudo de língua estrangeira e musicalidade

 

 

Denise Gisele de Britto Damasco

Professora de francês da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Esse trabalho busca compreender como a identidade cultural e a musicalidade do/a jovem podem ser motivadores para o estudo de língua estrangeira. Apresenta-se a categoria analítica juventude e o sentido da formação do/a jovem em língua estrangeira a partir da leitura de Flitner (1968), Mannheim (1961), Margulis (2001), Dayrell (2007) e Spósito (2008). Dessa forma, a principal questão desse artigo é: o interesse do/a jovem em música pode ser uma das motivações para que o/a mesmo/a estude língua estrangeira? Apresentamos a fala de uma professora em uma entrevista narrativa analisada pelo método documentário a partir de Bohnsack (2010) e Weller (2002; 2005; 2007; 2011). Essa professora, nos anos 1950, quando jovem, já partia para os Estados Unidos em busca do ensino de música e canto orfeônico, tornando-se posteriormente professora de inglês e fundadora de um centro público de línguas para estudantes da rede pública.

Palavras-Chave: juventude - língua estrangeira - musicalidade - entrevista narrativa - método documentário


ABSTRACT

This work intends to understand how the cultural identity and the musicality of the youth may drive the learning of a foreign language. It presents the analytical category of youth and the education of the youth in a foreign language based on the reading of Flitner (1968), Mannheim (1961), Margulis (2001), Dayrell (2007) and Spósito (2008). Thus, the main question of this article is: can the interest of the youth in music be a motivation for studying a foreign language?  The speech of a teacher in a narrative interview assayed by the documentary method from Bohnsack (2010) and Weller (2002, 2005, 2007, and 2011) is presented. This teacher, in the 1950s, when still young, departed to the United States in search of music education and choral music; she later became English teacher and the founder of a center for foreign language education for public schools' students.  

Keywords: youth - foreign language - musicality - narrative interview - documentary method


 

 

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