1Jovens, estudo de língua estrangeira e musicalidadeCultura jovem em movimentos alternativos de Teresina-PI author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-38-5

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Apr. 2012

 

O Hip Hop nos livros didáticos: uma breve análise

 

 

Diego Sávio da Costa Fernandes

Graduado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto. (2010). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. e-mail: diegosavioop@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

O Hip Hop pode determinar uma grande influência na formação do público jovem. O fato dos livros didáticos absorver e representar uma cultura de interesse da juventude, sendo um apelo para que atenção seja dada aos menos favorecidos fazem da aparição do Movimento Hip Hop nos livros um evento histórico, de importância cultural, política e social. O período histórico compreende os anos 90 e a primeira década do Século XXI quando os livros associam o Movimento Hip Hop a uma diversidade de assuntos e temas. Baseando nestas evidências uma análise sistemática que investigue o tratamento e as representações que o Hip Hop recebe nos Livros Didáticos de História, Português e Literatura, é importante, localizando o aparecimento deste movimento nos livros, os seus contextos, as suas abordagens e o tratamento que recebe, visto que, através de seus recortes, podem alimentar pensamentos preconceituosos, sem embasamento, ou tendenciosos, desconectados de uma realidade.

Palavras chave: Movimento Hip Hop, cultura juvenil, livros didáticos, movimentos sociais, cultura escolar.


ABSTRACT

The Hip Hop can determine a great influence on training of young people. The fact of that textbooks, absorb and represent an interest in youth culture, being an appeal for attention to be given to the people disadvantaged, make the appearance of the Hip Hop Movement on the books a historical event, of cultural, political and social. The historical period comprises decade of the 90 and the first decade of the twenty-first century when books associate the Hip Hop Movement to a variety of topics and themes. Based on this evidence a systematic analysis to investigate the treatment and the representations that Hip Hop gets in History Textbooks, Portuguese and Literature, is important, track the emergence of this movement in the books, their contexts, their approaches and treatment that receives, since, through his clippings, can feed prejudiced thoughts, unsupported, or biased, disconnected from reality.

Keywords: Hip Hop Movement, youth culture, textbooks, social movements, school culture.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

ABREU, Marcia. Caminhos dos Livros. Campinas: Mercado Letras/ABL, São Paulo: FAPESP, 2003.

ANDRADE, Elaine Nunes de. (Org.). O Rap e Educação - O Rap é educação. São Paulo: Summus, 1999.

ANDRADE, Elaine Nunes de. Hip Hop: Movimento Negro Juvenil. In: ANDRADE, Elaine Nunes de. (Org.). O Rap e Educação - O Rap é educação. São Paulo: Summus, 1999. p. 83-91.

ANDRADE, Elaine Nunes de. Hip Hop: Movimento Negro Juvenil. In: ANDRADE, Elaine Nunes de. (Org.). O Rap e Educação - O Rap é educação. São Paulo: Summus, 1999. p. 83-91.

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

BITENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar - 1810 - 1910.Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2008. Disponível em: < http://www.autenticaeditora.com.br/download/capitulo/20090827174017.pdf>. Acesso em: 25 de Junho de 2012.

BOSI, Alfredo (org.). Cultura Brasileira. Temas e situações. São Paulo: Ática, 1987.

BRASIL. LEI Nº 10.639,DE20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial {da} República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 de janeiro de 2003. Disponível em <http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/2003/10639.htm>. Acesso em: 25 de Junho de 2012.

CHARTIER, Roger e ROCHE, Daniel. "O livro: uma mudança de perspectiva". IN: Le Goff, Jacques e Nora, Pierre. História. Novos objetos., 4ª edição. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Brasília: Ed. UnB, 1994.

CHARTIER, Roger. Da história da cultura impressa à história cultural do impresso. São Paulo: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume XXVIII, nº 1, janeiro/junho de 2005.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um tema de pesquisa. Teoria & Educação, v.2, Porto Alegre, 1990.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2004.

CHOPPIN, Alain. O Manual escolar: Uma falsa evidência histórica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v.13, n. 27 p. 9-75, Jan/Abr. 2009.

COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.

COHN, Gabriel. O meio é a mensagem: análise de Mcluhan. IN. Gabriel Cohn (Org.) Comunicação e Indústria cultural. São Paulo: Edusp/Cia Ed. Nacional, 1971.

DARNTON, Robert. Edição e sedição. O universo da literatura clandestina no século XVIII. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette. 1ª reimpressão. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista brasileira de história da educação. n°1. Jan/jun. 2001.

MIRANDA, Sonia Regina. LUCA.; Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 48, p.123-144 - 2004.

MONTELLATO, Andrea Rodrigues Dias. História temática: diversidade cultural e conflitos, 6ª série. Montellato, Cabrini, Catelli. São Paulo: Scipione, 2000.

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático: produção e leitura. São Paulo: PUC-SP, 2001.

NOSELLA, Maria de Lourdes Chagas Deiró. As Belas Mentiras: a ideologia subjacente aos Textos Didáticos. 4ª ed. rev. e recomposta. São Paulo: Moraes, 1981.

OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. O Livro Didático. Belo Horizonte: Editora Bernardo Álvares, 1968.

SILVA, José Carlos Gomes da. Arte e Educação: A experiência do Movimento Hip Hop Paulistano. In: ANDRADE, Elaine Nunes de. (Org.). O Rap e Educação - O Rap é educação.São Paulo: Summus, 1999. p. 23-36.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Racismo em livros didáticos: estudo sobre negros e brancos em livros de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.