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ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

A arte de narrar: cultura e educação no movimento Hip Hop

 

 

Geyza Rosa Oliveira Novais Vidon

UFES

 

 


RESUMO

Neste trabalho, vislumbrando uma possibilidade de ampliar a reflexão sobre culturas e discursos marginalizados, tomo como ponto de reflexão e refração o Rap e o universo marginalizado da Cultura Hip Hop. Valendo-me de categorias bakhtinianas, como dialogismo, excedente de visão e exotopia, analiso raps de MV Bill e Racionais MC's e as potencialidades educacionais desses enunciados em contextos de periferia urbana. Assim, pretendo, também, com esta análise, continuar ultrapassando as barreiras dos preconceitos lingüísticos, discursivos e culturais para enveredar em novos códigos, signos e manifestações comunicacionais que vão além do que consideramos como padrões canonizados. Ao adentrarmos nesses espaços singulares, teremos oportunidade de discutir questões paradoxais e dialéticas, como fronteiras identitárias, o eu e o outro, em suas mais diferentes configurações, universalismo versus particularismo. Assim, teremos, talvez, uma compreensão melhor, responsiva e responsável, desses sujeitos sociais, em toda sua complexidade dialógica. 

Palavras-chave: Culturas marginalizadas; Hip Hop; Rap; Dialogismo; Educação.


ABSTRACT

In this work, seeing a chance to broaden the debate on marginalized cultures and discourses, I take as a point of reflection and refraction and the universe marginalized of the Rap and Hip Hop Culture. Availing myself bakhtinianas categories such as dialogism, vision excedent and exotopia, analyze MV Bill and Racionais MC's raps and educational potential of these statements in the context of the urban periphery. So, I intend, also, with this analysis, continue beyond the barriers of prejudice linguistic, discursive and cultural backgrounds to embark on new codes, signs and manifestations of communication that go beyond what we see as patterns canonized. When we enter these unique spaces, we shall discuss paradoxical and dialectical boundaries as identity, self and other, in its different configurations, universalism versus particularism. Thus, we have perhaps a better understanding, responsive and responsible, these social subjects, in all its complexity dialogic.

Keywords: Crop marginalized, Hip Hop, Rap, Dialogism; Education.


 

 

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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CD'S:

MV BILL. Declaração de guerra. Rio de Janeiro: Natasha Records/BMG, 2002.

RACIONAIS MC'S. Nada como um dia após o outro dia. São Paulo: Zambia Fonográfica, 2003.