1A vez do rap no morro: os rappers relendo as canções de Vinicius de MoraesDesafios à participação no movimento Hip Hop em Caruaru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

O estigma dos três ps: pobre, preto, da periferia. A visão de adolescentes da Comunidade Heliópolis

 

The stigma of three ps: poor person, black person, of the periphery. The vision of adolescents of the Heliópolis Community

 

 

Isis S. Longo

Doutora em Educação (FEUSP), Historiadora, Professora da Educação Básica (EMEF Gonzaguinha) e Ensino Superior (Faculdade Zumbi dos Palmares). Membro da AETD - Associação Educativa Tecer Direitos. isislongo@ig.com.br . EMEF Gonzaguinha/FAZP-SP

 

 


RESUMO

O texto aborda a reflexão de adolescentes sobre suas vivências dentro e fora da Comunidade Heliópolis, no que se refere ao pertencimento étnico-cultural, local de origem, condição sócio-econômica e as ações institucionais dos agentes públicos e privados com as pessoas pobres, negras, faveladas. Os dados apresentados no texto fazem parte das atividades realizadas com os alunos(as) do 9º ano do Ensino Fundamental, sobre o conteúdo curricular da disciplina de História e da Lei 10.639/2003. Os relatos das experiências, textos teóricos, jornais e dados do IBGE promoveram reflexões e propostas de ações individuais e coletivas para o enfrentamento do racismo institucional brasileiro.

Palavras-chave: racismo - direitos humanos - protagonismo infanto-juvenil


ABSTRACT

The text approaches the reflection of adolescents on its experiences inside and outside of the Heliópolis Community, as for the ethnic-cultural belonging, local of origin, partner-economic condition and the institucional actions of the public and private agents with the poor, black people, of the periphery. The data presented in the text are part of the activities carried through with the pupils of 9º year of Basic Education, on the curricular content of it disciplines of History and Law 10.639/2003. The stories of the experiences, theoretical texts, periodicals and data of the IBGE had promoted reflections and proposals of individual and collective actions for the confrontation of Brazilian institucional racism.

Word-key: racism - right human beings - youthful protagonism


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Bibliografia

ANDRÉ, M.E.D. Etnografia da Prática Escolar. São Paulo: Papirus, 1995.

BARRETO, D.L.L. "Enfrentamento do racismo em um projeto democrático". In: SOUZA, J. (Org.) Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil - Estados Unidos. Brasília: Paralelo 15, 1997; pp.189 - 208.

BEISIEGEL, C.R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber, 2005.

BRASIL. Lei n. 8069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990.

BRASIL. Lei n.9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1996.

CARONE, Y. & BENTO, M.A.S. (Orgs.) Psicologia Social do Racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 2ªed. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005.

FREIRE, P. Política e Educação. 6ª ed. - São Paulo: Cortez, 2001.

GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª. Ed.- Rio de Janeiro: LTC, 1988.

HASENBALG, C. "O contexto das desigualdades raciais". In: SOUZA, J. (Org.) Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil - Estados Unidos. Brasília: Paralelo 15, 1997; pp.63-68.

LONGO, I.S. Conselhos Tutelares e Escolas Públicas de São Paulo: o diálogo preciso. FEUSP: Doutorado, 2008.

MARX, A.W. "A construção da raça no Brasil: comparação histórica e implicações políticas". In: SOUZA, J. (Org.) Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil - Estados Unidos. Brasília: Paralelo 15, 1997; pp. 157-167.

OLIVEIRA, I.M. Preconceito e autoconceito: identidade e interação na sala de aula. 4ª ed. Campinas/São Paulo: Papirus, 2005.

SAMPAIO, M.R. Heliópolis: O percurso de uma invasão. Tese para título de livre-docente. FAU/USP, 1991.

SANTOS, G. & SILVA, M.P. (Orgs.) Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

SILVA, C. (Org.) Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras. São Paulo: Summus, 2003.

SOARES, C. A história de Heliópolis. (anotações de pesquisa do mestrado), 2010.

SOUZA, J. (Org.) Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil - Estados Unidos. Brasília: Paralelo 15, 1997.

SOUZA, A.L.S. Os sentidos da prática de Lazer da juventude negra. In: SANTOS, G. & SILVA, M.P. (Orgs.) Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

SOUZA, A.L.S. & CROSO, C. (Orgs) Igualdade das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, Ceafro e Ceert, 2007.