1Sarau na remo: na voz, a vezRito de Passagem contemporâneo: ensino médio author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-38-5

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Apr. 2012

 

Rap, a trilha sonora do gueto: um discurso musical no combate ao racismo, violências e violações aos direitos humanos na periferia1

 

 

José Carlos Gomes da Silva

UNIFESP (Campus Guarulhos) - Estrada do Caminho Velho, 333, Bairro Pimentas - 07252-312 - Guarulhos - SP. Departamento de Ciências Sociais da UNIFESP - Campus Guarulhos - jose.carlos22@unifesp.br

 

 


RESUMO

Focalizo nesse artigo produções musicais de diferentes grupos de rap que atuam na periferia da cidade de São Paulo. Argumento que, no discurso musical, os rappersquestionam diversas práticas de violação aos direitos humanos nos bairros periféricos. Analiso o fenômeno no contexto da redemocratização do país quando então a violência empreendida por grupos paramilitares assumiu proporções alarmantes. Em meados dos anos 1990 os bairros do Capão Redondo, Jardim Ângela e Parque Santo Antônio receberam a triste alcunha de "Triângulo da Morte". Desde essa época os rappersvêm utilizando a música como instrumento de combate ao racismo e à violência. O estudo é parte de um projeto de pesquisa mais amplo, O Capão Redondo nas vozes dos adultos e jovens, financiado pela FAPESP.

Palavras chave: Segregação urbana, música rap, direitos humanos, cultura jovem, música popular.


ABSTRACT

I focus in this article musical production of different groups of rap that they act in the periphery of the city of São Paulo. Rap music questions the breaking to the human rights in the outlying areas. I analyze the phenomenon in the context of the democratization of the country when then the violence undertaken for paramilitary groups assumed alarming ratios. In middle of years 1990 the quarters of the Capão Redondo, Jardim Ângela and Parque Santo Antonio had received the sad nickname from "Triangle of the Death". Since this time rapperscomes using music as instrument of combat to racism and the violence. The study it is part of a ampler project of research, The Capão Redondo in the voices of the adults and young, financed for the FAPESP.

Key words: urban segregation, rap music, human rights, young culture, popular music.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Bibliografia

ALBUQUERQUE, Carlos. O eterno verão do reggae. São Paulo, Ed. 34, 1997.

CALDEIRA, Teresa Pires do R. Cidade de muros. Crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo, Ed. 34, 2000.

______.Direitos humanos ou "privilégio de bandidos". Novos Estudos CEBRAP, 1991, nº 30, p. 162-174.

CECCHETTO, Fátima Regina. Violência e estilos de masculinidade. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2004.

FUNDAÇÃO SEADE. Sistemas de estatísticas vitais para o Município de São Paulo. São Paulo, SEADE, 2000.

LICO, Fátima Madalena de C. Juventude, violência e ação coletiva, 2009, 349 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública). Faculdade de Saúde Pública, USP, São Paulo.

LOPES, Marcos. Zona de guerra. São Paulo, Ideia & Ação, 2009.

NASCIMENTO, Érica P. Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2009.

OLIVEIRA PINTO, Tiago. Som e música. Questões de uma antropologia sonora. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 44, nº 1, p. 221-286, 2001.

SEEGER, Anthony. Por que Os Índios Suyas Cantam para suas Irmãs? In: VELHO, G. (org.) Arte e Sociedade. Ensaios de Sociologia da Arte. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1977, p. 27-63.

SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte. O pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo, Editora 34 Ltda., 1998.

SILVA, José Carlos Gomes. Rap na cidade de São Paulo: música, etnicidade experiência urbana, 1998, 285 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

______.Sounds of Youth in the Metropolis: The Different Routes of the Hip-hop Movement in the City of São Paulo. Vibrant. Virtual Brazilian Anthropology. Revista Semestral da ABA, Santa Catarina, v. 8 n.1 pp. 70-94 - ISSN 1809-4341. Disponível em http://www.vibrant.org.br/portuges/artigosv8n1.htm - Acesso em: 15 de jun. 2011.

______. Paisagens sonoras no rap. Juventude, racismo e segregação urbana na cidade de São Paulo. XI CONLAB, Congresso Luso-Afro-Brasileiro, UFBA 2011, Salvador, Anais eletrônicos. Salvador: UVBA, 1996. Disponível em: http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/ 1308359027_ARQUIVO_PaisagenssonorasnoRap-CONLAB-TEXTO.pdf Acesso em: 19 de jun. 2012.

SPAGNOL, Antonio S. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinquentes na cidade de São Paulo. São Paulo, ANNABLUME-FAPESP, 2008.

ZALUAR, Alba. Gangues, galeras e quadrilhas: globalização, juventude e violência. In: VIANNA, H. (org.), Galeras cariocas: territórios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2003, p. 17-57.

 

Documentos Sonoros

BROWN, Mano e ROCK, Eddie. Mano na Porta do Bar. Intérprete: Racionais MC's. In: Racionais MC's, São Paulo, Zâmbia, p/ 1996, 1 CD, faixa 3.

BROWN, Mano. Fórmula mágica da paz. Intérprete: Racionais MC's. In: Sobrevivendo no Inferno. São Paulo, Zâmbia, 1997, 1 CD, faixa 11.

 

 

1 Texto apresentado no colóquio Culturas Jovens Afro-Brasil Américas: Encontros e Desencontros, realizado entre 10 e 13 de Abril de 2012. Evento organizado pela Faculdade de Educação da USP.