1Rap, a trilha sonora do gueto: um discurso musical no combate ao racismo, violências e violações aos direitos humanos na periferiaResistência: considerações sobre a trajetória política de jovens negros no século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

Rito de Passagem contemporâneo: ensino médio

 

 

Juliana de Souza Ramos

Mestranda em Antropologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Rua Hungria, 254 - Vila Nova Sta Luzia, SBC - São Paulo. e-mail: souzaramosju@gmail.com

 

 


RESUMO

O objeto desta proposta de estudo são os Ritos de Passagem que permeiam hoje a vida de adolescentes, jovens e adultos na cidade de Diadema.
Identificamos traços similares entre a preparação para o vestibular ou exames semelhantes nas sociedades urbano-industriais e a realização de provas e dos ritos de passagem a se submetem adolescentes e jovens de ambos os sexos em muitas sociedades indígenas e afrodescendentes, para a conquista do status de adultos. Assim a preparação para o estágio adulto começa bem antes da realização do vestibular.
Ritos de passagem, marcam transições definitivas e definidoras de rumos. Mais que exigências culturais, os ritos de passagem são exigências da construção e da afirmação da identidade humana frente ao que o mundo nos apresenta. Diante deles, somos chamados a nos posicionar, a fazer escolhas, a agir com coragem na direção de algo novo, abandonando uma margem, muitas vezes, segura e conhecida.

Palavras chaves: Rito, Juventude, Escola, Vestibular.


ABSTRACT

The object of this proposed study are the Rites of Passage that now permeate the lives of adolescents and adults in the city of Diadema.
We identified similar traits between preparation for college entrance exams or in similar urban-industrial societies and the holding of trials and rites of passage to undergo adolescents and youths of both sexes in many indigenous societies and African descent, to the conquest of adult status . So the preparation for the adult stage begins well before the completion of college.
Rites of passage, marking transitions definitive and defining the directions. More than cultural demands the rites of passage are construction requirements and the affirmation of human identity in face of what the world presents us. Before them, we are called to stand, to make choices, to act with courage toward something new, leaving a margin often safe and known.

Keywords: Rite, Youth, School, Vestibular.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Área Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 1999.

CASTRO, Maria Helena Guimarâes de e TIEZZI, Sergio. Desafios de Educação no Brasil. Seminário NUPPs - Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo em 15/04/2005.

DAMATTA, Roberto. Individualidade e liminaridade: considerações sobre os ritos de passagem e a modernidade. Mana, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, Apr. 2000 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132000000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 12 de outubro de 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132000000100001.

DOSSE, François. História do Estruturalismo I. O Campo do Signo, 1945/1966. São Paulo: Editora da Unicamp/Editora Ensaio. 2° edição. 1993.

DURHAM, Eunice R. Cultura e ideologia. São Paulo: USP, Mimeo, 1980.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de J. Rodrigues Meréje. São Paulo: Companhia Editora Brasileira, 1937.

FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 1979.

GENNEP, Van Arnold. Os Ritos de Passagem. Coleção Antropologia, Petrópolis: Vozes, 1978.

MONTEIRO, Ana Maria. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. In: CANDAU,Vera Maria (Org.). Didática, currículo e sabres escolares. Rio de janeiro: DP&A, 2002.

RADCLIFFE-BROWN, Alfred. O método comparativo em Antropologia Social" In Radcliffe-Brown: Antropologia. São Paulo: Ática, 1978. Coletânea de Julio Cezar Mellati (org.) Grandes Cientistas Sociais, n°03.

RIVIÈRE, Claude. Os ritos profanos, Petrópolis: Vozes, 1997.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

http://www.mozambique-tradicional.com/RITOS-DE-INICIA%C3%87%C3%83O.php. Acesso em 12 de outubro de 2011.