1A psicanálise no projeto "Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo"Os desafios à produção político-cultural de jovens mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

Histórias cruzadas Brasil - Cabo Verde

 

 

Liliane Maria Santana; Maria dos Reis M. Tavares; Milena Capalbo Sapede; Thais Peluzo Soares

 

 


RESUMO

O Projeto consiste em ações de cooperação educativa e formativa entre a Delegação do Ministério da Educação da cidade da Praia, a escola Polo II e o Colégio Emilie de Villeneuve em São Paulo, iniciado no mês de maio de 2011. Foram contempladas três ações fundamentais: Intercâmbio de cartas entre alunos, arrecadação de livros para inauguração de bibliotecas escolares cabo-verdianas e formação de professores. O intercâmbio de cartas manuscritas realizou-se entre alunos do 5º ano dos dois países, envolvendo aproximadamente 200 estudantes e teve como foco o relato de aspectos culturais e históricos. Para a inauguração da biblioteca escolar foram arrecadados por volta de 1000 livros a partir de campanhas protagonizadas pelos alunos do colégio Emilie. Com o intuito de cuidar do recebimento e uso adequado do material, docentes do colégio Emilie de Villeneuve ministraram a palestra "Leitura e contação de histórias no cotidiano escolar" para 600 professores da Ilha de Santiago. No Brasil, o Simpósio promovido pela Rede Azul de Educação contou com a participação, como ouvinte, de três gestoras da cidade da Praia. O projeto permanece em desenvolvimento.


SUMMARY

The Project consists of educational and training cooperation actions between the Office of the Ministry of Education of the city of Praia, the Polo II elementary school and the Emilie de Villeneuve elementary schoool in Sao Paulo, started on May, 2011. We covered three key components: Exchange of letters between students, collecting books for school libraries inauguration of Cape Verde and teacher training. The exchange of handwritten letters took place between the 4th grade students of both countries, involving a number close to 200 students and focused on the statement of cultural and historical aspects. For the inauguration of the school library were collected about 1000 books on campaigns by organized by the students of college Emilie. In order to receive the care and proper use of the material, teachers of the college Emilie de Villeneuve ministered a lecture on "Reading and storytelling in everyday school" for 600 teachers from Santiago Island. In Brazil, the Symposyum sponsored by the Blue Network of Education with the participation as a listener of three managers of Praia. The project remains under development and expansion of participants in the above mentioned.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências Bibliográficas

CHARTIER, Roger. As aventuras do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. e ODONE Nanci. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Revista Ciência da Informação. Dez. 2006.

SCHEFFER, Eliane Maria Kronhardt. MORO, Eliane L. da Silva. MORIGI, Valdir José. Fortalecendo elos, transformando cidadãos: as relações entre a biblioteca escolar e a comunidade. Um estudo na biblioteca Lourenço Filho em Porto Alegre-RS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da. Biblioteca, memória e identidade social. In: Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.3, p.67-86, set./dez 2010.

UNESCO. Manifesto da Unesco para bibliotecas públicas (1994). Disponível em: <http://www.sdum.uminho.pt> Acesso em 20 jun. 2012.