1Histórias cruzadas Brasil - Cabo VerdeDidactic books from the state system of education (São Paulo): youth and adult education and the Law nº 10.639/03 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

Os desafios à produção político-cultural de jovens mulheres

 

 

Mônica Rodrigues CostaI; Tábata de Lima PedrosaII

IUFPE. Universidade Federal de Pernambuco, Av. dos Economistas s/n, CCSA, Recife-PE, CEP 50670-901, morodrigues.costa@gmail.com
IIUFPE. Universidade Federal de Pernambuco, Av. dos Economistas s/n, CCSA, Recife-PE, CEP 50670-901, tabatapedrosa@hotmail.com

 

 


RESUMO

Este trabalho resulta de pesquisa junto a jovens mulheres integrantes do movimento hip hop e visa refletir sobre a produção político-cultural do elemento grafite na cidade de Recife. De natureza qualitativa o estudo adotou o relato etnográfico, entrevista e registro fotográfico dos grafites durante seu processo de produção por quatro jovens. A relação público-privado apresentou-se como significativamente relevante, uma vez que o hip hop é uma cultura "das ruas", especialmente a produção do grafite, gerando tensões para a participação e circulação na cidade. As experiências são problematizadas a partir da categoria gênero, que contribui para refletir acerca das relações sociais de poder e identificar os códigos de convivência e (des)igualdades, para os quais identificamos três diferentes posicionamentos político-sociais: 1) a reprodução da cultura machista dominante; 2) a produção de leituras críticas acerca da cultura dominante; 3) a construção de propostas de transformação, ainda incipiente, dessa cultura.

Palavras Chaves: movimento hip hop; gênero; juventude


ABSTRACT

Thispaper results from asurvey ofyoungwomenmembers of thehip hop movementand aims toreflect on thepolitical and culturalproductionof thegraphiteelementin the city ofRecife. This qualitativestudyadopted theethnographic report, interview andphotographic recordof graffitiduringits production processby four youths. Thepublic-private relationsappeared assignificantlyrelevant,since thehiphopcultureisa"street", especially the production ofgraphite,creating tensionsfor participationand circulationin the city. Experiments areproblematizedfrom thegender category, which contributesto reflectabout the social relationsof power andidentify thecodesof coexistence and(dis) equalities,for whichwe have identifiedthreedifferentsocio-politicalpositions: 1)playing themacho culturedominant, 2) the production ofcritical readingson thedominant culture, 3) the construction ofproposals forchange, still in its infancy, this culture.

Keywords: hip hop movement, gender, youth


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências Bibliográficas

Alvim, R. Olhares sobre a juventude. In: Novaes, R. R., Porto, M. & Henriques, R. (Orgs.) Juventude, Cultura e Cidadania. Rio de Janeiro: Comunicações do ISER, ano 21, edição especial 2002.

BUTLER. J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 2° ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2008.

COSTA, Mônica R.; SAMICO, Shirley L. Meninas no hip hop: as tensões da participação. Artigo para o Congresso Brasileiro de Sociologia. 2011.

Costa, Mônica R. Experiências Emancipatórias alternativas políticas e políticas alternativas dos movimentos sociais no Nordeste, Programa de Pós-graduação em Serviço Social/UFPE, 2006 (tese de doutorado).

DENZIN, N. & LINCOLIN, Y. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre, Artmed, 2006.

KARLYN, Kathleen R. "Scream, Popular Culture, and Feminism's Third Wave: 'I'm Not My Mother'." Genders Online Journal, n. 38, 2003. http://www.genders.org/g38/g38_rowe_karlyn.html. 3 Mar. 2004.

Lodi, C.A. & JOBIM e SOUZA, S. Juventude, cultura hip hop e política. In: Castro, L. R& Correa, J. (Orgs.) Juventude Contemporânea: perspectivas nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2005.

MATSUNAGA, Priscila S. As representações da Mulher no Movimento Hip Hop. Psicologia & Sociedade, n 20, ABRAPSO, 2008.

Melucci, Alberto. A Invenção do Presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

______________. Movimentos Sociais e Sociedade complexa. In: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais (org.) Movimentos sociais na Contemporaneidade. São Paulo: Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social PUC/SP vol. 2, abril, 1997.

MENEZES-SANTOS, J. de A. Juventude e gênero no contexto do movimento hip hop de Recife e Caruaru. Subprojeto de pesquisa, PIBIC/FACEPE 2010.

Mouffe, Chantal. Por um Modelo Agonístico de Democracia. In: Revista de Sociologia e Política nº 25, PP. 11-23. Curitiba, Nov., 2005

RIESSMAN, C. Narrative analyses. London. New Bury Park: SAGE publications, 1997.

SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Tradução de Christine Rufino Dabat e Maria Bethânia Ávila. 2. Ed. Recife: SOS CORPO, 1995.

SPINK, P. M. J. A ética na pesquisa social: da perspectiva prescritiva à interanimação dialógica. Revista semestral da Faculdade de Psicologia da PUCRS. Rio Grande do Sul, 1999.

VAN DIJK, T. A., Discurso e dominação: uma introdução. In: Discurso e poder. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

WELLER, W. 2005. A presença feminina nas (sub) culturas juvenis: a arte de se tornar visível. Estudos feministas, vol. 13, nº 1, 107-126.

 

Documentos:

Cárdia, Grigo; Doris, Eva; Hollanda, Heloísa B. Seminário Estética da Periferia Urbana - Inclusão Cultural e Cidadania, 2005. 

Costa, Mônica R. & Menezes, Jaileila A. Projeto de pesquisa. Juventude e Gênero no contexto do movimento hip hop da cidade de Recife. CNPq, 2008.

PREFEITURA DO RECIFE. Aspectos Gerais da Cidade. Disponível em << http://www2.recife.pe.gov.br/a-cidade/aspectos-gerais>> Acesso em: 20.06.2012.

Waiselfisz, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2011, 1ª edição.