1Os desafios à produção político-cultural de jovens mulheresSchool for what? Cultural resistance experiences of young people from public schools of São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

Livros didáticos da rede estadual de educação (São Paulo): a educação de jovens e adultos e a Lei Nº 10.639/03

 

Didactic books from the state system of education (São Paulo): youth and adult education and the Law nº 10.639/03

 

 

Neide Cristina da SilvaI; Marcia Moreira PereiraII

I(UNINOVE) Bacharel em Turismo pela UNIBERO, Especialista em Educação e Gestão de RH pela Drummond, Mestranda em Educação pela UNINOVE. Graduanda em Historia pela UNIMES. Professora do Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Turismo e Design de Moda da Faculdade Carlos Drummond de Andrade. São Paulo - SP, Brasil. Endereço eletrônico: neidesilva87@hotmail.com.br
II(UNINOVE) Licenciatura em Letras pela UNINOVE, Mestranda em Educação pela UNINOVE. Professora do ensino superior UNINOVE. Endereço eletrônico: marcia.moreirapereira@gmail.com

 

 


RESUMO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação básica destinada à inclusão escolar daqueles que tiveram negado o direito ao ensino regular na idade própria, sendo, portanto "marginalizados e excluídos dos benefícios das conquistas econômicas, política, sociais e culturais." (ROMÃO; GADOTTI, 2077, p.9). No ano de 2011 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou livros como material didático para a Rede Estadual de Ensino de São Paulo aos alunos do EJA, com intuito de oferecer a professores e alunos um suporte a mais na sala de aula. Tema recente e de extrema importância também no âmbito educacional é a lei 10.639, sancionada em 2003 pelo Presidente da República, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases, 1996) institui que é obrigatório no ensino fundamental e médio, público e particular, o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Trata-se de uma legislação que abre caminho para a divulgação da cultura africana - que tem forte representatividade em nossa sociedade - nas escolas, em cujas salas de aula se verifica pouquíssima ou nenhuma abordagem do assunto. O objetivo desse trabalho é abordar a presença e eficácia da referida lei no material didático da Rede Estadual de Ensino de São Paulo para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), mais especificamente buscou-se analisar o conteúdo nas disciplinas de Literatura e História no contexto das diretrizes propostas pela legislação em questão.

Palavras-chave: Educação, Ensino, Cultura, História, Literatura.


ABSTRACT

The Youth and Adult Education (EJA) is a genre of basic education designed to school inclusion of those who have been denied the right to a regular education at the proper age, being, thus, "marginalized and excluded from the benefits of achievements economics, political, social and cultural." (ROMÃO; GADOTTI, 2077, p.9). In 2011, the National Fund of Education (FNE) provided didactic material for the State System of Education of São Paulo to the YAE students, with the aim to offer teachers and students a better support in the classroom. Recent theme and an extreme importance also in the educational scope is the law 10.639, sanctioned in 2003 by the President of Republic, that changes the GBL (Law of Guidelines and Bases, 1996) establishes that is mandatory in elementary and in high school, public and particular, the teaching of History and Culture African and Afro-Brazilian. It is a legislation that opens the way for the dissemination of the African culture - which has strong representativeness in our society - at the schools, in which classrooms there´s very little or no approach to the subject. The aim of this study is to discuss the presence and effectiveness of the law in the didactic material of the State System of Education of São Paulo to the YAE students (Youth and Adult Education), more specifically we search to analyze the contents in the Literature and History subjects in the context of the guidelines proposed by the legislation involved.

Keywords: Education, Teaching, Culture, History, Literature.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

CAMARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Parecer nº 11/2000 de 10 de Maio de 2000.Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Relator: Conselheiro Carlos Roberto Jamil Cury. Brasil, Brasilia, 7 jun. 2000. Disponivel em: http://www.uff.br/ejatrabalhadores/arquivos-agosto-2008/diretorF_parecer11_2000_resolucao1_00.pdf. Acesso: Jan/2012.

EJA 6º ano - Volume1 - 2. ed. São Paulo: IBEP, 2009 (Coleção Tempo de Aprender)

EJA 7º ano - Volume2 - 2. ed. São Paulo: IBEP, 2009 (Coleção Tempo de Aprender)

EJA 8º ano - Volume3 - 2. ed. São Paulo: IBEP, 2009 (Coleção Tempo de Aprender)

EJA 9º ano - Volume4 - 2. ed. São Paulo: IBEP, 2009 (Coleção Tempo de Aprender)

FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino e diversidade cultural: desafios e possibilidades, Caderno Cedes. Campinas, V. 25, n. 67, p: 378-388, set-dez 2005.

LEMOS JR, Antonio Carlos. Curso educação de jovens e adultos para professores. 2010. Disponivel em: www.Cursos24Horas.com.br.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 2010 (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf)

ROMÃO, José E; GADOTTI, Moacir. Educação de Adultos: cenários, perspectivas e formação de educadores. Brasilia: Liber Livro Editora, 2007 (Coleção Educação de Adultos).

SANTANA, Marise de. Educação e culturas: trabalho docente com os PCN e a lei 10639/2003. Letras e Artes, Universidade estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, V.16, N.1: 83-93, jun. 2008.

SOUZA, Ana Lúcia Silva; CROSO, Camila. Igualdade das relações étnico-raciais na escola. Possibilidades e desafios para implantação da lei 10.639/03. São Paulo, Peirópolis. 2007.

STRECK, Danilo; REDIN,Euclides; ZITKOSKI Jaime (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

UNESCO. VI Conferência Internacional de Educação de Adultos. 2009. Disponível em: http://www.unesco.org/pt/confinteavi/single-view/news/international_conference_on_adult_education_closes_with_a_call_ to_move_from_rhetoric_to_action-1/back/5446/cHash/fa1dc1d7b0/. Acesso: Dez/2011.