1Colóquio Internacional Culturas Jovens: olhar da juventude branca sobre a negritude brasileira: reverso da cultura popular urbana? author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-38-5

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Apr. 2012

 

Pedahopia: pedagogia e Hip Hop em roda e (en)canto

 

 

Marcos Vinicius Puttini

Pesquisador-colaborador FAPESP. e-mail: vinicius@viniciusputtini.com.br

 

 


RESUMO

Este trabalho resulta de uma pesquisa fomentada pela FAPESP em uma conhecida Organização Não Governamental educacional na Zona Sul da Cidade de São Paulo. A partir desta pesquisa o que se quer é criar um método educativo baseado nas práticas do Hip Hop e dos Cantos em Roda, observando suas intersecções com antigas tradições africanas.
Criamos uma metodologia que convoca aos educandos para que realizem as rodas em sala de aula e delas se extraia conhecimentos que contemplem o movimento, a palavra e o pictográfico como fomentadores e constituintes de novas formas de aprendizagem, considerando o caráter crítico do Hip Hop como forma de contestação étnico-social de grupos de jovens excluídos que moram na Periferia.

Palavras-chave: Práticas educacionais; Movimento Hip Hop; Juventude; Escola, Protesto Étnico-Social.


SUMMARY

This work results froma researchpromotedby FAPESP,atawell knownEducational NGO in the South Zoneof SãoPaulo City.From this researchthe aim is to createaneducational methodbased onthepracticesofHipHip and circles of celebration, observing its intersections with old African traditions.
Wecreated amethodology thatcallsstudentsto do their circle of celebration into the classroom andfrom them it is extractedknowledgethat includemovement,speech andpictorial material aspromoterof new ways forlearning,considering the critical expressionof Hip Hopas a way toprotest about ethnic andsocialissues of groups ofyoung ones excluded, who live in theoutskirts.

Keywords: Educational Practices; Hip Hop Movement; Youth; School; Social-Ethnical Protest.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Bibliografia

AMARAL, Mônica do. A adolescência na contemporaneidade reflexões sobre a vida danificada. In M. L. de Oliveira (Org.). Educação e Psicanálise: história, atualidade e perspectivas

_____________. A adolescência na contemporaneidade - reflexões sobre a vida danificada. In OLIVEIRA, Maria Lúcia de. Educação e Psicanálise: história, atualidade e perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. (pp.195-215). São Paulo: Casa do Psicólogo.

ATHAYD, C., BILL, MV e SOARES, LUIZ EDUARDO Cabeça de Porco, pg. 175, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, RJ, 2005.

AUGRAS, Monique. O Duplo e a Metamorfose. Petrópolis: Vozes, 1983.

BÁRBARA, Rosamaria. A dança das iabás. Tese de doutorado, USP-FFLCH, Departamento de Sociologia, São Paulo, 2002.

BARBOSA, Ana Mae (Org.) Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

_____________; COUTINHO, Rejane Galvão (orgs.) Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.

_____________. Arte-Educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2002.

_____________. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

BARTHES, R. Elementos de semiologia, 2ª Ed., Cultrix, São Paulo, SP,1965.

BRACCO, Silvia M. Em: AMARAL, M.G.T (org) Educação, psicanálise e direito. Exclusão e humilhação social: algumas considerações do trabalho com crianças e adolescentes. SP: Casa do Psicólogo, 2006.

BREDARIOLLI, Rita L. B. XIV Festival de Campos do Jordão: variações sobre o tema do ensino da arte. Tese de Doutorado ECA-USP, 2009;

BRITTO, Jaqueline Pólvora. O corpo batuqueiro. in: FACHEL LEAL Ondina, Corpo e Significado, UFRGS, 1995.

BÉTHUNE, C. Le rap- une esthétique hors de la loi. Paris, Éd. Autrement, 2003

DUNCAN-ANDRADE, Jeffrey M., MORREL, E. 2008. The Art of Critical Pedagogy: Possibilities for Moving from Theory to Practice in Urban Schools. New York: Peter Lang

ERIKSON, Erik H. Identidade, Juventude e Crise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, 1972

FAUSTO, B. História concisa do Brasil, São Paulo: Edusp, 2002.

FELIX, J. B. de J. Hip Hop: cultura e política no contexto paulistano. Tese de doutorado na FFLCH, em Antropologia Social, 2005.

FIORIN, J.L. (Org.) Introdução à lingüística. I. Objetos teóricos. Editora Contexto, São Paulo, SP: 2002.

__________. (Org.) Introdução à lingüística. II. Princípios de análise. Editora Contexto, São Paulo, SP: 2002.

HILLS, Marc L. Beats, rhymes, and classroom life: hip-hop pedagogy and the politics of identity. Teachers College Press, New York, NY, USA, 2009.

JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação. Cultrix, São Paulo, SP, 2001.

JEAMEET, P. A. Adolescência, espelho da sociedade, revista IDE 41, Erotismo, p.138, entrevista Revista Sociedade de Psicanálise de São Paulo,SP: 2005

KAËS, RENÉ et al. - A instituição e as instituições: estudos psicanalíticos, São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Cosac Naify, São Paulo: 2008.

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional, 5ª edição, .São Paulo,SP, Brasiliense, 1994

OSUMARE, Halifu The africanist aesthetic in global hip-hop: power moves. New York, N.Y, USA, Palgrave McMillan, 2007.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás, São Paulo, Cia das Letras: 2001.

_____________. "O candomblé e o tempo: concepções de tempo, saber e autoridade da África para as religiões afro-brasileiras", Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 47, de 2001.

RANSEY, G.P. Jr. Race music: Black cultures from bebop to hip hop. University of California Press, USA, 2003.

ROUGET, Gilbert. Música e transe. Torino: Einaudi, 1985.

SAPIR, E. A linguagem. São Paulo, SP, Editora Perspectiva, 2ª. Ed., 1969.

SAUSSURRE, F. de. Curso de lingüística geral, 26ª Ed., Editora Cultrix: São Paulo, SP, 2004.

SILVA, Vagner Gonçalves da (Org.). Artes do Corpo: Memória Afro-Brasileira, Vol 2. 1. ed. São Paulo: Summus/Selo Negro, 2004.

_____________. O antropólogo e sua magia. Trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre as religiões afro-brasileiras. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2000.

_____________. (Org.) Intolerância religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo,. 1. ed. São Paulo: EDUSP.

_____________. Orixás da metrópole. Petrópolis, Vozes, 1995

Sítios da Internet

<http://www.casadozezinho.org.br/casa_zezinho.php?ca=113>. Acesso em: ago/2012