An da XIII jorn. trab. Oct. 2012
GRUPO DE TRABALHO 02 - CONFLITOS TERRITORIAIS E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO: a expropriação capitalista no campo e na cidade, para além das dicotomias
Território e conflito: breve histórico sobre a implantação da usina hidroelétrica Itaipu binacional e seus reflexos na produção do espaço
Vitor Hugo RibeiroI; Danieli Cristina CassuliII; Adair José Frasson FrassãoIII
IDoutorando em Geografia pelo Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá- PGE/UEM, e integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização- NEMO. E-mail: vitor.vhr@hotmail.com
IILicenciada em Geografia e Especialista em Educação Especial e Processos Inclusivos - FAESI e Professora de Geografia da Faculdade Uniguaçu/Faesi de São Miguel do Iguaçu. E-mail: dani_cassuli@hotmail.com
IIILicenciado em Geografia pela Faculdade Uniguaçu/Faesi de São Miguel do Iguaçu. E-mail: adairfrassao@hotmail.com
RESUMO
Este trabalho trata-se de uma síntese acerca dos conflitos desencadeados no Território paranaense, principalmente na mesorregião Oeste, pela implantação da Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional através da formação do seu reservatório. Será apontado neste trabalho, a situação atual de isolamento em que se encontra a localidade de Vila Bananal em relação a sede administrativa do município de Foz do Iguaçu, bem como os impactos socioeconômicos ocasionados na localidade devido à esta situação. Para tanto, serão apresentados fatos históricos referentes à construção da Usina Itaipu Binacional, buscando ressaltar as mudanças ocasionadas por esta nos aspectos geográficos e sócio econômicos da localidade em questão.
Palavras Chave: Território. Itaipu Binacional. Impactos Sociais. Vila Bananal.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências
ANDRADE, Manuel Correia. A questão do território no Brasil. São Paulo: Hucitec; Recife: IPESPE, 1995.
ANNEL. Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos. Disponível no site http://www.aneel.gov.br/. Acessado em jan/2012.
FOZ DO IGUAÇU. Plano Diretor Municipal. 2006. Disponível no site http://www.pmfi.pr.gov.br/Portal/Pagina.aspx?Id=176. Acesso jan/2012.
______. Lei nº 431 de 18 de dezembro de 1964 de Foz do Iguaçu. Cria o Distrito de Alvorada do Iguaçu. Disponível no site: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/726573/lei-431-64-foz-do-iguacu-pr. Acessado em jan/2012.
______ Projeto de Decreto Legislativo nº 01/80, de 13 de maio de 1980. Extinção do Distrito de Alvorada do Iguaçu. Disponível no site http://www.camarafoz.pr.gov.br/publicodetalhes.php?p2=10084. Acessado em jan/2012.
GERMANI, Giomar Inez. Expropriados, Terra e água: o conflito de Itaipu. Salvador: 2ª Ed. EDUFBA/ULBRA, 2003
IBGE. IBGE Cidades@. Disponível no site http://www.ibge.com.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acessado em jan/2012.
ITAIPU. Royalties. Disponível no site http://www.itaipu.gov.br/responsabilidade/royalties. Acessado em jan/2012.
MAZZAROLLO, Juvêncio. A Taipa da Injustiça: esbanjamento econômico, drama social e holocausto ecológico em Itaipu. 2ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
REIS, Linda G. Produção de monografia da teoria à prática: o método educar pela pesquisa. 3ª Ed. Brasília: Senac, 2010
RIBEIRO, Maria de Fátima Bento. Memórias do concreto: vozes na contrução de Itaipu. Cascavel: Edunioeste, 2002.
SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade do século XXI. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
VAINER, Carlos B. Lugar, Região, Nação, Mundo: Explorações históricas do debate acerca das escalas da ação política. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. Volume 8, N.2. Novembro, 2006.
ZAAR, Miriam H. A Migração Rural No Oeste Paranaense / Brasil: A Trajetória Dos "Brasiguaios". Scripta Nova. nº 94, P. 88, 1991. Disponível no site: http://www.ub.edu/geocrit/sn-94-88.htm. Acesso jan/2012.