1Sujeitos sociais na agroecologia entendidos a partir da centralidade do trabalhoQuestão agrária no sub-médio São Francisco: conflitos territoriais provocado pela construção do Canal da Transposição, Eixo Leste - Floresta - Pernambuco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 02 - CONFLITOS TERRITORIAIS E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO: a expropriação capitalista no campo e na cidade, para além das dicotomias

 

Mobilidade territorial do trabalho: expressão da formação do trabalhador para o capital e elemento estratégico da expansão do Frigorífico de Aves da Copagril - Marechal Cândido Rondon/PR

 

 

Diane Daniela GemelliI; Marcelo Dornelis CarvalhalII

IMestre em Geografia pela UNIOESTE - Francisco Beltrão/PR. E-mail daianegemelli@yahoo.com.br
IIDoutor em Geografia pela UNESP - Presidente Prudente/SP. E-mail carvalhal@hotmail.com

 

 


RESUMO

Este artigo compreende parte de nossa dissertação de mestrado1 e tem o intuito de apreender a formação para o trabalho, objetivando identificar quem são os sujeitos que se deslocam diariamente de outros municípios para trabalhar no frigorífico de aves da Copagril em Marechal Cândido Rondon bem como, identificar as razões que os levam a trabalhar no frigorífico de aves da Copagril. Para tanto entrevistamos 35 trabalhadores que se deslocam diariamente de São José das Palmeiras e Santa Helena no Paraná e Eldorado no Mato Grosso do Sul. Concluímos que a formação do trabalhador para o capital se mostra importante para a expansão capitalista em Marechal Cândido Rondon, combinada com a mobilidade do trabalho, em busca de trabalhadores que aceitem/necessitem do emprego no frigorífico, o que se apresenta como uma estratégia para que os níveis de exploração no frigorífico carreguem fortes marcas da extração do trabalho excedente, associada à mais-valia absoluta.

Palavras-chave: frigorífico de aves da Copagril, formação do trabalhador para o capital, mobilidade territorial do trabalho, mobilidade forçada.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

ALVES, Giovanni. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2ª edição - Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2007.

ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. - São Paulo: Boitempo, 2005.

BUENO, Juliana Dourado. De camponesas a operárias: experiências do transitar feminino. (Dissertação de Mestrado). São Carlos/SP. UFSCAR, 2011.

GAUDEMAR, Jean Paul de. Mobilidade do trabalho e acumulação do capital. Lisboa, Estampa, 1977.

GEMELLI, Diane Daniela. Mobilidade territorial do trabalho como expressão da formação do trabalhador para o capital: Frigorífico de Aves da Copagril de Marechal Cândido Rondon/PR. (Dissertação de Mestrado). Francisco Beltrão. UNIOESTE, 2011.

HARVEY, David. O novo imperialismo São Paulo/SP: Loyola, 2004.

HECK, Fernando Mendonça. Dinâmica territorial do capital e a expansão das indústrias alimentícias no Oeste Paranaense: relações de trabalho precárias e ilegalidades frente à legislação trabalhista em Marechal Cândido Rondon/PR. (Monografia em Geografia) - Marechal Cândido Rondon/PR, CCHEL/UNIOESTE, 2010.

MARX, Karl. O Capital - Capítulo VI (Inédito). São Paulo: Editora Ciências Humanas, 1978.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo/SP: Abril, 1984.

MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo, SP: Boitempo, 2002.

SILVA, Gabriel Rodrigues da. Dinâmica espacial do trabalho fabril e a relação com a pobreza em municípios do Oeste Paranaense. (Dissertação de Mestrado). Francisco Beltrão/PR. UNIOESTE, 2010.

THOMAZ Jr, Antonio. Dinâmica Geográfica do Trabalho no Século XXI: (Limites Explicativos, Autocrítica e Desafios Teóricos) - São Paulo: [s.n], 2009.