1O subsolo como território em disputa: as tramas nos garimpos diamantíferos em Coromandel/MGA geograficidade do trabalho escravo no sudeste brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 02 - CONFLITOS TERRITORIAIS E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO: a expropriação capitalista no campo e na cidade, para além das dicotomias

 

Garimpo: extrativismo e precariedade das relações sociais de produção no Seridó paraibano

 

 

Caio César RodriguesI; María Franco GarcíaII

IGraduando do Curso de Geografia da UFPB. PIVIC/CNPq e Membro do CEGeT-PB. rodriguescaio@live.com
IIProfessora do DGEOC/PPGG da UFPB. Coordenadora do CEGeT-PB. mmartillo@gmail.com

 

 


RESUMO

Este texto tem como objetivo central apresentar os primeiros resultados da pesquisa que estamos realizando sobre a dinâmica da precariedade que envolve as relações sociais de produção na região mineral do Seridó paraibano a partir da análise dos seus impactos sociais e ambientais. Para isso, metodologicamente, recorremos ao levantamento bibliográfico e documental da atividade de mineração e ao trabalho de campo, onde a partir da realidade vivenciada e dos depoimentos colhidos, nossas indagações iniciais apontaram para um complexo processo de manutenção da precariedade das relações de trabalho e de produção em toda a cadeia produtiva mineral dessa região.

Palavras-chave: garimpo, extrativismo, Seridó.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

Andrade, Manuel Correia de. Mineração no Nordeste: depoimentos e experiências. Brasília: CNPq, Assessoria Editorial e Divulgação Científica, 1987.

Barreto, Maria Laura. Uma Abordagem Crítica da Legislação Garimpeira: 1967 - 1989. Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, 1993.

BRASIL. Código de Mineração: e legislação correlata. - Brasília : Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2003.

Gomes, M.M.C; Araújo I.O; Farias, J.V; Souza, S.L.T.A. Garimpo: Precarização do Trabalho no Junco do Seridó Paraibano. IX Jornada do Trabalho, UFG/Catalão/GO, 2008.

Oliveira, J.D; Dantas, I.C; Chaves, T.P; Freire J.A. Avaliação das Atividade de Garimpagem no Município de Nova Palmeira-PB. Revista de Biologia e Farmácia, vol.2, n.1, 2008.

SILVA, A. M. R. da. Trabalho de campo: prática "andante" de fazer Geografia. Revista do Departamento de Geografia, Rio de Janeiro, UERJ, n. 11, p.61-74, jan.2002.

Souza, A.P.B; Pedrosa, A.S; Pinheiro, I.F.S; Santos, M.L.S. Avaliação de Impactos Ambientais Através da Percepção de Trabalhadores de uma Empresa Mineradora: Um Estudo de Caso no Munícipio de Pedra Lavrada - PB. Qualit@s Revista Eletrônica, vol.9, n.2, 2010. <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?uf=pb> Acesso em: 02 de setembro de 2012.