An da XIII jorn. trab. Oct. 2012
GRUPO DE TRABALHO 02 - CONFLITOS TERRITORIAIS E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO: a expropriação capitalista no campo e na cidade, para além das dicotomias
A profissionalização do setor canavieiro: qualificação e pesquisa1
José Roberto Nunes de AzevedoI; Antonio Thomaz JúniorII
IAluno do curso de doutorado em Geografia pela FCT/UNESP/Presidente Prudente-SP. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Membro de CEGeT
IIProfessor dos Cursos de Graduação e Pós-graduação da FCT/UNESP/Presidente Prudente-SP. Coordenador do CEGeT
RESUMO
O presente texto traz ao debate alguns rebatimentos da expansão da cana-de-açúcar e conseqüente instalação de novas agroindústrias canavieiras no território sul-mato-grossense. Particularmente enfoca a crescente demanda por profissionais qualificados, e conseqüentemente cursos preparatórios e pesquisas sobre os diferentes aspectos que envolvem a atividade produtiva da cana-de-açúcar. Vale salientar que para efetuar a presente investigação lançamos mãos, em primeira instância, dos Trabalhos de Campo junto aos municípios e unidades agroprocessadoras, além dos dados secundários junto as entidades de classe. Trabalho em andamento.
Palavras-chaves: Cana-de-açúcar - Agroindústrias - Profissionalização.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências Bibliográficas
ASEVEDO, T. R. A. Agroindustrialização canavieira em Aparecida do Taboado/MS. Três Lagoas: UFMS, 2010. (Monografia de Bacharelado)
AVILLA, C. Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Transcrição mimeografada). Campo Grande, 27 p., julho de 2007.
CARVALHAL, M. D. A dimensão territorializante da qualificação profissional em São Paulo: a ação dos sindicatos. Presidente Prudente: UNESP, 2004. Tese (Doutorado).
POCHMANN, M. Emprego na globalização. São Paulo: Boitempo, 2007.
THOMAZ JR., A. Por Trás dos Canaviais, os Nós da Cana. São Paulo/FAPESP, 2002a.
1 Esse texto é parte das reflexões que estamos realizando em nosso Projeto de Pesquisa intitulado Discurso e ação do agronegócio em nosso Doutorado.