1As pequenas centrais hidrelétricas do rio Iratim e seus impactos socioambientaisDo desenvolvimento regional aos territórios da degradação do trabalho: o trabalho em frigoríficos author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 02 - CONFLITOS TERRITORIAIS E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO: a expropriação capitalista no campo e na cidade, para além das dicotomias

 

A migração do trabalho para o complexo hidrelétrico madeira

 

 

José AlvesI; Antonio Thomaz JúniorII

IIFCT/UNESP/Presidente Prudente; UFAC. Professor do Curso de Geografia da UFAC; doutorando em Geografia junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia/FCT/UNESP/Presidente Prudente; membro do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos de Geografia do Trabalho" (CEGeT); Bolsista Prodoutoral/CAPES no período de março de 2010 a agosto de 2011. bairral@hotmail.com
IIFCT/UNESP/Presidente Prudente. Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da FCT//UNESP/Presidente Prudente. Pesquisador PQ/CNPq; Coordenador do CEGeT. thomazjr@gmail.com

 

 


RESUMO

Este texto que teórico-metodologicamente respalda-se na geografia do trabalho, faz parte das reflexões da pesquisa de doutorado junto ao Curso de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente/SP, a qual analisa a precarização do trabalho no contexto da atual inserção da Amazônia na produção energética brasileira, com enfoque para o "Complexo Hidrelétrico Madeira", composto pelas Usinas Hidrelétricas (UHEs) de Jirau e Santo Antônio, localizadas no município de Porto Velho/RO. Apresenta-se, portanto, reflexões inicias sobre o processo de migração do trabalho para o capital atrelado à construção dessas grandes obras de geração de energia hidrelétrica na Amazônia Sul Ocidental.

Palavras-chave: Indústria barrageira; migração; trabalho; Complexo Hidrelétrico Madeira.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

CUNHA, Silvo Rodrigues Persivo. Parecer Técnico sobre Planejamento Regional - Pareceres dos Consultores sobre o Estudo de Impacto Ambiental do Projeto para Aproveitamento Hidrelétrico de Santo Antônio e Jirau, Rio Madeira - RO. In: Relatório de Análise do Conteúdo dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) dos Aproveitamentos Hidrelétricos de Santo Antonio e Jirau, no rio Madeira, estado de Rondônia. Porto Velho, RO: Cobrape - Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos / MP-RO, 2006.

ESTUDO de Viabilidade do AHE Jirau - Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira. Relatório Final (PJ-0519-V1-00-RL-0001). Vol. I, Tomo II. [S.l]: PCE; Furnas; Odebrecht, 2004.

Nelson Saule Júnior; Patrícia de Menezes Cardoso; Laila Mourad (Consultores). PARECER sobre o Papel do Município de Porto Velho frente aos Impactos Urbanos e o Estudo de Impacto Ambiental do Projeto das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira. Instituto Pólis, junho de 2006.

RIMA. Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. [S.l]: Furnas; Odebrecht, maio/2005.

THOMAZ JÚNIOR, Antonio. Dinâmica Geográfica do Trabalho no Século XXI: Limites Explicativos, Autocrítica e Desafios Teóricos.Presidente Prudente: [S.n], 2009. Volumes I e II. Originalmente apresentada como Tese de Livre Docência, UNESP, Presidente Prudente, 2009.

TUDE de SOUZA, Angela. As políticas de gestão da força de trabalho e as condições de vida do trabalhador das obras barrageiras. Travessia. São Paulo, p. 25-28. jan./abr. 1990.

________. Os trabalhadores na Amazônia Paraense e as grandes barragens. In: SANTOS, Leinad Ayer de O.; ANDRADE, Lúcia M. M. de. (Orgs.). As hidrelétricas do Xingu e os povos indígenas. São Paulo: Comissão Pró-índio, 1998. p. 121-134.