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An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 03 - IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E DISCURSO

 

Educação do campo: uma alternativa para a emancipação humana? - Uma análise do Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II - DF

 

 

Sávia Bona Vasconcelos Soares

Estudante de Licenciatura em Geografia. Universidade de Brasília - UnB. saviabona@gmail.com

 

 


RESUMO

Para se manter no poder, a classe dominante necessita do domínio dos aparelhos repressivos (polícia, exército), mas também é fundamental o domínio sobre os aparelhos ideológicos do Estado (caracterizado pelas escolas, religião e cultura). O aparelho ideológico escolar caracteriza-se como o mais importante, nos dias atuais, para cumprir a função de reforçar as classes dominantes no poder. Isso se dá, pois a escola abarca crianças de diferentes classes sociais além de estar presente desde os anos iniciais, até a formação profissional. A partir da educação infantil se reproduz o discurso dominante, no qual a criança aprende a aceitar. (ALTHUSSER, 1972)

Palavras chave: educação do campo; trabalho; emancipação.


 

 

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Bibliografia

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