1Modernização da agricultura no município de Ipameri-GO: agronegócio, trabalho e migraçãoO movimento de educação para todos e seus rebatimentos na formação docente da UFPB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 03 - IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E DISCURSO

 

Educação do campo: uma alternativa para a emancipação humana? - Uma análise do Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II - DF

 

 

Sávia Bona Vasconcelos Soares

Estudante de Licenciatura em Geografia. Universidade de Brasília - UnB. saviabona@gmail.com

 

 


RESUMO

Para se manter no poder, a classe dominante necessita do domínio dos aparelhos repressivos (polícia, exército), mas também é fundamental o domínio sobre os aparelhos ideológicos do Estado (caracterizado pelas escolas, religião e cultura). O aparelho ideológico escolar caracteriza-se como o mais importante, nos dias atuais, para cumprir a função de reforçar as classes dominantes no poder. Isso se dá, pois a escola abarca crianças de diferentes classes sociais além de estar presente desde os anos iniciais, até a formação profissional. A partir da educação infantil se reproduz o discurso dominante, no qual a criança aprende a aceitar. (ALTHUSSER, 1972)

Palavras chave: educação do campo; trabalho; emancipação.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Bibliografia

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. Graal, 1992.

ARROYO, Miguel G. A educação básica e o movimento social do campo. Por uma Educação do Campo, org. Arroyo, Miguel G. et al, Petrópolis RJ: Vozes, 2008.

ARRUDA, Marcos. A articulação trabalho-educação visando uma democracia integral. In: GOMES, Carlos Minayo et al. Trabalho e conhecimento: dilema da educação do trabalhador. São Paulo: Cortez/Associados, 1989.

FERNANDES, Bernardo M. , Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. Educação do Campo e pesquisa: questões para a reflexão, org. Molina, Monica C. et al, p.27-40, 2008.

FREITAS, Helana C. de A. A construção da Rede Sócio-Técnica de Educação de Assentados da Reforma Agrária: O PRONERA. Tese de Doutorado. Florianópolis, 2007. URL:http://www.tede.ufsc.br/teses/PSOP0297-T.pdf.

GONÇALVES, Sebastião Rodrigues. Classes sociais, lutas de classes e movimentos sociais. In Educação e Luta de Classes. Expressão Popular, 2008

IANNI, Octávio. Imperialismo e cultura. Editora Vozes, 1976.

KOLLING, Edgar J.; NÉRY, Irmão; MOLINA, Mônica C. Por uma Educação Básica do Campo. Editora Universidade de Brasília, 1997.

MÉSZAROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

MST, (http://www.mst.org.br, acesso em 20 de junho de 2011)

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy. Educação do Campo e Políticas para Além do Capital: Hegemonias em Disputa. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, 2009

PIMENTA, Alexandre Marinho. A educação e o ensino em Marx e Engels e o caso da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves (EPOMG). 2010