An da XIII jorn. trab. Oct. 2012
GRUPO DE TRABALHO 03 - IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E DISCURSO
Educação e formação, formação e trabalho: para qual trabalho a educação do campo vem formando?
Mara Edilara Batista de Oliveira; Jorge Montenegro Gómez
RESUMO
Temos como objetivo neste artigo iniciar um debate em torno da relação entre educação e formação e a Educação do Campo. É com esse intuito que trazemos algumas premissas do nosso entendimento sobre o tema tentando relacionar esse debate com o nosso objeto de estudo que é a implantação do Projovem Campo - Saberes da Terra, na Paraíba. Para isso, partimos da premissa de que é um modelo de formação, que traga essa mediação entre educação e trabalho que ajudaria a pensar os processos educativos do trabalhador no campo. Outra premissa é sobre o ProJovem Campo, enquanto uma política pública que tem como público alvo o jovem trabalhador rural, e sua formação. Esse programa do Governo Federal, aprovado em 2005, nasce como resposta a uma demanda que se consolida desde 1998, que é a luta por uma Educação do Campo. Porém ele também é resposta a uma demanda internacional via Banco Mundial, do cumprimento de exigências às Nações da redução da taxa de analfabetismo e para uma formação que dê conta de uma formação voltada para o mercado.
Palavras-chave: Educação do Campo; Princípio educativo do trabalho; Formação.
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