An da XIII jorn. trab. Oct. 2012
GRUPO DE TRABALHO 03 - IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E DISCURSO
Ideologia e luta de classes: a educação de jovens, adultos e idosos como resistência em Presidente Prudente - SP
Rafael RossiI; Maria Peregrina de Fatima Rotta FurlanettiII; Rosiane Morais TorrezanIII
IMestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP. E-mail: rafaelrossi6789@hotmail.com
IIDocente vinculada ao Departamento de Educação da UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP. E-mail: rotta@fct.unesp.br
IIIDoutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP. E-mail: rosianetorrezan@hotmail.com
RESUMO
O presente texto tem como finalidade descrever e expor as problematizações oriundas da pesquisa em andamento no âmbito do GEPEP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, coordenado pela Profª Drª Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti e intitulada: "A Educação de Jovens e Adultos no município de Presidente Prudente: por uma ampliação de seu currículo através da Economia Solidária", com relação às dificuldades vivenciadas na luta por uma educação formal de qualidade para pessoas jovens, adultas e idosas. Apresentamos nossas reflexões sobre o ambiente institucional escolar como território restrito que exclui e impede o acesso das pessoas jovens, adultas e idosas à educação formal, refletindo a ideologia de agentes integrantes dos quadros administrativos e pedagógicos escolares descomprometidos, que através de diversas ações e condutas impelem ao fechamento de salas de aula que contemplem essa modalidade de ensino. Assim, compreendemos que a análise da realidade vivida dos educandos/as a partir da cultura popular ajuda a pensar em elementos de investigação científica mais comprometidos com a EJA.
Palavras-chave: Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Cultura Popular, Ideologia.
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