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An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 03 - IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E DISCURSO

 

Ideologia e luta de classes: a educação de jovens, adultos e idosos como resistência em Presidente Prudente - SP

 

 

Rafael RossiI; Maria Peregrina de Fatima Rotta FurlanettiII; Rosiane Morais TorrezanIII

IMestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP. E-mail: rafaelrossi6789@hotmail.com
IIDocente vinculada ao Departamento de Educação da UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP. E-mail: rotta@fct.unesp.br
IIIDoutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP. E-mail: rosianetorrezan@hotmail.com

 

 


RESUMO

O presente texto tem como finalidade descrever e expor as problematizações oriundas da pesquisa em andamento no âmbito do GEPEP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, coordenado pela Profª Drª Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti e intitulada: "A Educação de Jovens e Adultos no município de Presidente Prudente: por uma ampliação de seu currículo através da Economia Solidária", com relação às dificuldades vivenciadas na luta por uma educação formal de qualidade para pessoas jovens, adultas e idosas. Apresentamos nossas reflexões sobre o ambiente institucional escolar como território restrito que exclui e impede o acesso das pessoas jovens, adultas e idosas à educação formal, refletindo a ideologia de agentes integrantes dos quadros administrativos e pedagógicos escolares descomprometidos, que através de diversas ações e condutas impelem ao fechamento de salas de aula que contemplem essa modalidade de ensino. Assim, compreendemos que a análise da realidade vivida dos educandos/as a partir da cultura popular ajuda a pensar em elementos de investigação científica mais comprometidos com a EJA.

Palavras-chave: Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Cultura Popular, Ideologia.


 

 

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Referências Bibliográficas

DAGNINO, Evelina. Cultura, cidadania e democracia: a transformação dos discursos e práticas na esquerda latino-americana. In: __________ et. al. (org). Cultura e Política nos movimentos sociais latino-americanos. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p. 61-102.

FARIAS, A. F. Identificando os sujeitos de baixa escolaridade e renda do município de Presidente Prudente - SP. Anais do XVII Congresso de Leitura. UNICAMP, 2009.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3.2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.

GUEDES, Victor. El concepto de cultura y educación. 1987. Disponível em: http://www.paideiaescuelalibre.org/Textos%20y%20articulos.htm Último acesso em: 12 de Setembro de 2011.

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