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An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 03 - IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E DISCURSO

 

A precarização do trabalho docente no ensino público estadual do estado de São Paulo e a territorialização do capital na educação - uma análise a partir de Ourinhos

 

 

Adilson Toledo Bernardes

UNESP- Campus de Ourinhos. adilson.mariachi@gmail.com

 

 


RESUMO

A reestruturação produtiva trouxe novas roupagens ideológicas ao processo de reprodução societal do capitalismo, nesse contexto as reformas neoliberais da educação surgem e trazem consequências para o trabalho exercido pelos profissionais da educação, dentre estes, os docentes da educação básica. O governo do Estado de São Paulo incorpora essa ideologia que passa a sucatar o ensino público e a precarizar o trabalho docente. Esse quadro vai ter consequências para a reprodução material do professorado e até mesmo para a saúde do trabalhador.

Palavras chave: Professor, Precarização, Saúde do Trabalhador


 

 

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