An da XIII jorn. trab. Oct. 2012
GRUPO DE TRABALHO 05 - CRISE ESTRUTURAL, DESEMPREGO E INFORMALIDADE
Desemprego, pobreza e transferência de renda
Cláudia Maria Costa GomesI; Emanuelle Galdino de Oliveira MouraII; Jéssica Maria de Souza MéloIII; Maria da Conceição da Silva CruzIV
IProfessora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenadora do projeto de Pesquisa intitulado: Os Programas de Transferência de renda na agenda do novo-desenvolvimentismo Latino Americano. PIBIC/UFPB/CNPq
IIAluna do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, cursando 6º período. Voluntária do projeto de pesquisa Os Programas de Transferência de renda na agenda do novo-desenvolvimentismo Latino Americano, orientado pela professora Dra. Cláudia Gomes. Manuka.lee@hotmail.com
IIIAluna do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, cursando 6º período. Bolsista PIBIC/UFPB/CNPq, pelo projeto de pesquisa Os Programas de Transferência de renda na agenda do novo-desenvolvimentismo Latino Americano, orientado pela professora Dra. Cláudia Gomes. jessicameloss@gmail.com
IVAluna do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, cursando 6º período. Bolsista PIBIC/UFPB/CNPq, pelo projeto de pesquisa Os Programas de Transferência de renda na agenda do novo-desenvolvimentismo Latino Americano, orientado pela professora Dra. Cláudia Gomes. mcsccruz@gmail.com
RESUMO
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação científica, realizada entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012, intitulada Programas de Transferência de Renda na Agenda do Novo-Desenvolvimentismo Latino-Americano. O seu objetivo geral é analisar os programas de transferência de renda como estratégia de desenvolvimento na agenda da América Latina e a utilização destes no enfrentamento a pobreza na perspectiva neodesenvolvimentista. A partir dos estudos realizados podemos concluir que a utilização dos Programas de Transferência de Renda como estratégia de enfrentamento à pobreza, sendo este caracterizado como medida paliativa e de cunho emergencial e focalista, pois, enquanto "programas" essas ações não constituem direitos e se caracterizam como um desmantelamento das políticas públicas consiste numa medida de governo para garantir a subsistência da classe subalterna, sem, no entanto, promover a soberania do sujeito histórico, uma vez que há um maior investimento neste tipo de programas do que na criação de novos postos de trabalho.
Palavras-chave: Novo-desenvolvimentismo; Transferência de Renda; América Latina.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências
BRASIL. Ministério de Desenvolvimento e Social e Combate à fome. Disponível em: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia.> Acesso em: 03/06/2012.
Brasil é o país mais desigual da América Latina, diz ONU. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u711962.shtml. Acesso em: 01/06/2012.
CARNEIRO, Carla B. L. Concepções sobre pobreza e alguns desafios para intervenção social. Serviço Social e Sociedade. Nº 84, ano 26. P.66-90. Nov/2005
CEPAL. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. 2007.
COGGIOLA, Osvaldo Fome, Capitalismo, e programas sociais compensatórios: histórico e análise comparada da experiência brasileira. São Paulo, 2010. Disponível em: http://d.yimg.com/kq/groups/1163516/1890314512/name/OC+PBF.pdf Acesso em: 07/05/2012.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo Dependente e Classes Sociais na América Latina. 3 ed. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1981.
GOMES, Cláudia Maria Costa. O Caráter reificado da modalidade de enfrentamento da questão social no campo contraditório de negação e afirmação de direitos. In: Direitos Humanos e Serviço Social - Polêmicas, Debates e Embates. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro. Lumen Juris, 2011.
_____. Programas de Transferência de Renda: Impacto na desestruturação dos direitos do trabalho. João Pessoa, 2010. 13 fl. Projeto de Pesquisa/PIBIC/UFPB/CNPq.
KATZ, Cláudio. Socialismo ou novo-desenvolvimentismo? In: CASTELO, Rodrigo. Encruzilhadas da América Latina no século XXI. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.
MARANHÃO, Cézar Henrique. Acumulação, trabalho e superpopulação: crítica ao conceito de exclusão social. In: As Ideologias Da Contrareforma e o Serviço Social. Org: Ana Elizabete Mota. Recife: Editora Universitária UFPE, 2010.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. Tradução: Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2006.
MATTEI, Lauro. Notas sobre programas de transferência de renda na América Latina. Nº 10/20010. Instituto de Estudos Latino-Americanos/Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://mpra.ub.uni-muenchen.de/28680/1/TextoDiscuss_o10.LauroMattei.pdf. Acesso em: 01/06/2012.
MÉXICO. Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESOL). Disponível em: www.desesol.gob.mx. Acesso em: 06/2012.
MOTA, Ana Elizabete. AMARAL, Ângela. PERUZZO, Juliane. Desenvolvimentismo e Políticas Sociais na América Latina. Disponível em: http://rediu.org/MOTA.mesa10.pdf Acesso em 10/12/2011.
OLIVEIRA, Ednéia Alves de. Superpopulação relativa e "nova questão social": um convite as categorias marxianas. Revista Katal. v. 13 n.2 p.276-283. jul/dez 2010. Florianópolis.
Pobreza e indigência estão em seus níveis mais baixos em 20 anos na América Latina. 29/11/2011. Disponível em: http://www.onu.org.br/pobreza-e-indigencia-estao- em-seus-niveis-mais-baixos-em-20-anos-na-america-latina/. Acesso em: 01/06/2012.
SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
STEIN, Rosa Helena. Configuração recente dos programas de transferência de renda na América Latina: focalização e condicionalidade. In: Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.