1O trabalho informal e precarizado das mulheres em Terra Roxa/PRSuperexploração e violência invisível no trabalho no contexto da reestruturação do capital author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 05 - CRISE ESTRUTURAL, DESEMPREGO E INFORMALIDADE

 

A territorialidade dos trabalhadores catadores de materiais recicláveis em Presidente Prudente, São Paulo

 

 

Letícia Roberta Trombeta

Graduanda do Bacharelado em Geografia. Universidade Estadual Paulista - Campus Presidente Prudente. Bolsista de Extensão no País pelo CNPq. leticiaroberta89@hotmail.com

 

 


RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de destacar como está territorializado e (des) organizado o trabalho dos catadores de materiais recicláveis no município de Presidente Prudente/SP. Sendo estes trabalhadores essenciais para garantir o reaproveitamento de resíduos que seriam depositados em lixões e aterros ou estariam jogados nas ruas da cidade. Além de investigar as causas da origem dessa forma de trabalho tão excludente e precarizado, onde as pessoas desempregadas pela perversidade do capitalismo em uma única alternativa de sobrevivência: a catação dos resíduos que a sociedade descarta. E salientar a importância de organização dos catadores em cooperativas ou associações de trabalho.

Palavras-chave: catadores de materiais recicláveis, precarização do trabalho, informalidade, desemprego.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências Bibliográficas

ALVES, Giovanni. Trabalho e nova precariedade salarial no Brasil: a morfologia social do trabalho na década de 2000. Oficina do CES. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, 2012. Disponível em < http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/ficheiros/6024_Oficina_do_CES_381.pdf >. Acesso em: 16.09.2012.

ALVES, Giovanni. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios da sociologia do trabalho. Londrina: Praxis; Bauru: Canal 6, 2007.

ALVES, Giovanni. Trabalho e Mundialização do Capital: a nova degradação do trabalho na era da globalização. 2ª Edição. Londrina: Praxis, 1999.

ANTUNES, Ricardo. O trabalho, sua nova morfologia e a era da precarização estrutural. Revista THEOMAI/THEOMAI Journal, número 19, setembro 2009. Disponível em: <http://www.revista-theomai.unq.edu.ar/numero19/ArtAntunes.pdf>. Acesso em: 28.07.2012.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.

BAPTISTA, R. S. Reciclagem, Ação Social e Política de Gerenciamento do Lixo em São Paulo. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

GONÇALVES, Marcelino Andrade. Transformações e permanências no trabalho de catação: organização e precarização. Revista Pegada Eletrônica, Presidente Prudente, vol. Especial. 31 julho 2011. Disponível em: < http://www4.fct.unesp.br/ceget/PEGADAESP2011/02GONCALVESESP2011.pdf >. Acesso em: 28.07.2012.

GONÇALVES, Marcelino Andrade. O trabalho no lixo. Tese (Doutorado em Geografia) - UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2006.

MAGERA, M. Os empresários do lixo: um paradoxo da modernidade. Campinas, SP: Átomo, 2003.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro 1. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1988.

TROMBETA, Letícia Roberta. O trabalho dos catadores de materiais recicláveis: da precarização à organização. Revista Pegada Eletrônica, Presidente Prudente, vol. 13 junho 2012. Disponível em: < http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/1083/1663 >. Acesso em 13.09.2012.