1A territorialidade dos trabalhadores catadores de materiais recicláveis em Presidente Prudente, São PauloNovos sentidos do trabalho: ocupações precárias na economia urbana no Brasil contemporâneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 05 - CRISE ESTRUTURAL, DESEMPREGO E INFORMALIDADE

 

Superexploração e violência invisível no trabalho no contexto da reestruturação do capital

 

 

Romildo dos Santos Silva

Professor Associado I do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão (DECON/UFMA) desde 1993; Doutor em Sociologia do Trabalho pela UNESP - Campus Araraquara (2006); professor do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico (UFMA); líder do grupo de pesquisa e estudos “Ruy Mauro Marini” - DECON/UFMA - vinculado à linha de pesquisa “Trabalho e Transitoriedade”. (somildo@hotmail.com)

 

 


RESUMO

Contextualizam-se as mudanças ocorridas no mundo do trabalho dentro da lógica do processo de reestruturação do capital, entendido como um novo padrão de acumulação que provoca mudanças econômicas políticas, sociais e culturais. Dispõe-se a investigar os elementos que possibilitam a transferência de responsabilidade da esfera do capital para os trabalhadores com a manutenção dos seus empregos e da valorização do próprio capital através da imposição das metas de produção com vistas a elevar a produtividade. Investigam-se as conseqüências das transformações contemporâneas do mundo do trabalho no movimento sindical e os novos atores e movimentos que delas derivam.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Reestruturação. Superexploração. Violência. Sindicalismo.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

V - Referências bibliográficas

ANDRADE, Eliziário S. (2000). Nova ofensiva do capital sobre o trabalho. Salvador: Universidade Católica do Salvador.

ANTUNES, Ricardo Luiz Coltro. (1995). Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas.

_________ (1997). As dimensões da crise do mundo do trabalho. In: Debate Sindical, ano 10, n0 24, São Paulo: Centro de Estudos Sindicais.

_________ (1999). Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Boitempo Editorial.

ARBIX, Glauco, Os descaminhos do governo e a precarização das relações de trabalho. In: CARLEIAL, Liana & VALLE, Rogério (orgs.) Reestruturação produtiva e mercado de trabalho no Brasil. São Paulo: Hucitec-ABET.

BEINSTEIN, Jorge. (2001). Capitalismo senil: a grande crise da economia global. Rio de Janeiro, Record.

BETTO, Frei. (1999). ONU reprova o Brasil e censura a globalização. In: Revista Caros Amigos, n0 30, Setembro/1999.

_________ (2000). Por que pagar a dívida e(x)terna?. In: Revista Caros Amigos, n0 41, Agosto/2000.

BRAGA, Ruy. (1996). A reestruturação do capital: um estudo da crise contemporânea. São Paulo, Xamã.

DOWBOR, Ladislau. (1998). A reprodução social: proposta para uma gestão descentralizada. Petrópolis, RJ: Vozes.

DIAS, Edmundo Fernandes. Capital e trabalho: a nova dominação (decifra-me ou te devoro). São Paulo, Universidade e Sociedade, 1996.

_________. (1997). A liberdade (im)possível na ordem do capital: reestruturação produtiva e passivização. IFCH/UNICAMP - SP, n0 29, agosto de 1997. (Série Textos Didáticos).

FORRESTER, Viviane. (1997). O horror econômico. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

FUENTES, Maritzel Ríos. Setor informal e reestruturação produtiva: uma alternativa de empregos nos anos 90? In: CARLEIAL, Liana & VALLE, Rogério (orgs.) Reestruturação produtiva e mercado de trabalho no Brasil. São Paulo: Hucitec-ABET.

FRIGOTTO, Gaudêncio. (1999). Educação e a crise do capitalismo real. 3ª Ed. São Paulo: Cortez.

GARCIA, Lúcia S. & PORTUGAL, Marcelo S. (1997). Notas sobre o desemprego estrutural no Brasil. In: CARLEIAL, Liana & VALLE, Rogério (orgs.) Reestruturação produtiva e mercado de trabalho no Brasil. São Paulo: Hucitec-ABET.

GORENDER, Jacob. (1999). Marxismo sem utopia. São Paulo: Atlas.

GORZ, Andre. (1982). Adeus ao proletariado. Rio de Janeiro, Forense Universitária.

GUERRA, Afonso. A revolução tecnológica e o futuro do trabalho. In: O socialismo do futuro. N. 6. Madri/Salvador: Instituto Pensar/Fundação Sistema, Jul./ 1993.

KATZ, Claudio, BRAGA, Ruy, COGGIOLA, Osvaldo. (1995). Novas tecnologia: crítica da atual reestruturação produtiva. São Paulo: Xamã.

MARINI, Rui Mauro. (2000). Dialética da dependência. Petrópolis, RJ: Vozes; Buenos Aires: CLACSO.

MARTIN, Hans-Peter & SCHUMANN, Harald. (1999). A armadilha da globalização: o assalto à democracia e ao bem-estar social. 5ª Ed., São Paulo: Globo.

MARTINS, José. (1999). Os limites do irracional: globalização e crise econômica internacional. São Paulo: Editora Fio do Tempo.

MARX, Karl. (1985). O capital: crítica da economia política. 10ª Ed., São Paulo: Difel, Livro Primeiro, Vol. I e II.

OFFE, Claus. (1989). Capitalismo desorganizado. São Paulo, Brasiliense. PESQUISADORA americana fala na COPPE sobre reengenharia e Gestão por Stress. Capturado em 02/02/99. Diário ON LINE. Disponível na Internet http://www.geocities.com/Augusta/6056/stress.htm

PNUD. (1999). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Lisboa: Trinova Editora.

SENNETT, Richard. (1999). A corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record.

SANTOS, Valcir Bispo. Mercado de trabalho, terceirização e segregação social em carajás. In: CARLEIAL, Liana & VALLE, Rogério (orgs.) Reestruturação produtiva e mercado de trabalho no Brasil. São Paulo: Hucitec-ABET.

SILVA, Edith Seligmann. A Interface Desemprego Prolongado e Saúde Psicossocial. In: JARDIM, Sílvia & SILVA FILHO, João Ferreira da (orgs.). (1997). A danação do Trabalho: organização do trabalho e sofrimento psíquico. Rio de Janeiro: Te Corá Editora.

SILVA, Romildo dos Santos. (1996). Alternativas às crises do capitalismo: das políticas keynesianas ao Consenso de Washington.