1Superexploração e violência invisível no trabalho no contexto da reestruturação do capital author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





An da XIII jorn. trab. Oct. 2012

 

GRUPO DE TRABALHO 05 - CRISE ESTRUTURAL, DESEMPREGO E INFORMALIDADE

 

Novos sentidos do trabalho: ocupações precárias na economia urbana no Brasil contemporâneo

 

 

Hideko MiyataI; Júlio Cesar SuzukiII

IUniversidade de São Paulo. hideko.miyata@gmail.com
IIUniversidade de São Paulo. jcsuzuki@usp.br

 

 


RESUMO

A discussão a ser desenvolvida pretende avançar sobre o tema da recente mobilidade social no Brasil a partir do crescimento da "nova classe média", ocorrido a partir de 2004. Procuramos demonstrar que a interpretação de "nova classe média", isso sim, resulta no apelo à reorientação das políticas públicas para a perspectiva mercantil pois a mobilidade social na estrutura da economia urbana tem sido realizada pela expansão das atividades de baixa remuneração ligadas a serviços, portanto, ocupações precárias. As ocupações de atendimento à classe de renda mais altas também cresceram durante o mesmo período analisado, demonstrando a permanência da concentração de renda no país. As análises foram desenvolvidas a partir de uma discussão oferecida por Marcelo Neri (2009) e Márcio Pochmann (2012, 2009) sobre a "nova classe média". Apresentaremos também dados de uma pesquisa empírica sobre o trabalho em venda direta ou venda porta a porta, realizada em 2011 na região metropolitana de São Paulo.

Palavras-chave: economia urbana, trabalho urbano, trabalho feminino, ocupações precárias, venda direta.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

ABEP. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério de Classificação Brasil. 2009. Disponível em: http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=301. Acesso em 11 julho 2012.

ABIHPEC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. Panorama do Setor 2010-2011. Disponível no site www.abihpec.org.br. Acesso em 01 março 2012.

ABEVD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE VENDA DIRETA. Números do Setor 2010 Total. Disponível em: www.abved.org.br. Acesso em 22 janeiro 2012.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ERNEST & YOUNG. Contribuições sociais e econômicas da venda direta - visão do Brasil, 2005. Mimeografado.

KREIN, J.D. Trabalho e Sociedade no Brasil. Palestra proferida para Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência. Campinas, Unicamp, 2008.

LAZZARATO, M. e NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.

LAVINAS, L e SORJ, B. O trabalho a domicílio em questão: perspectivas brasileiras. In: ROCHA, M.I.B.da (org). Trabalho e gênero: mudança, permanência e desafios. Campinas: Abep, Nepo/Unicamp e Cadeplar/UFMG. São Paulo: ed.34, 2000. p.211-236.

MACHADO, R. A vendedora de sonhos: a venda direta na região metropolitana de São Paulo. 2005. Tese (Doutoramento em Ciências Sociais apresentada à Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP). São Paulo.

MELLO, J. M. C. de e NOVAIS, F. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. 2ª.edição. São Paulo: Editora UNESP; Campinas, SP: Facamp, 2009.

MIYATA, H. Trabalho, redes e territórios nos circuitos da economia urbana: uma análise da venda direta em Jundiaí e Região Metropolitana de São Paulo. 2011. Tese (doutorado em Geografia Humana) - Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

NERI, M. C. (coord). A nova classe média: o lado brilhante dos pobres. Rio de Janeiro: São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

SOUZA, J. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: UFMG, 2010.

PARENTE, J.; LIMEIRA, T.M.V.; BARKI, E. (orgs) Varejo para a baixa renda. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PINHEIRO, M. Formando um canal mononível híbrido - uma nova tendência. DirectBiz Consultants. Ciclo de Palestras sobre: Construindo um Canal de Vendas Diretas, maio 2008. Apresentação em CD-ROM.

POCHMANN, M. O emprego no desenvolvimento da nação. São Paulo: Boitempo, 2008.

______ . Qual desenvolvimento? Oportunidades e dificuldades do Brasil contemporâneo. São Paulo: Publisher Brasil, 2009.

______ . Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.

WAJNMAN, S.; QUEIROZ, B.; LIBERATO, V.P. O crescimento da atividade feminina nos anos 90 no Brasil. Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 11. Anais, v.2, Belo Horizonte: ABEP, 1998. p. 2429-2454.