Mesa Redonda |
| | |
| Criando o novo com as mesmas velhas palavras Riolfi, Claudia Rosa
|
| |
| Linguagem-criança e instituições Lier-DeVitto, Maria Francisca
|
| |
| A infância, a escola e os adultos Lajonquière, Leandro de
|
| |
| A intervenção psicanalítica nas psicoses não decididas na infância Bernardino, Leda Mariza Fischer
|
| |
| Autismo: uma estrutura decidida? Uma contribuição dos estudos sobre bebês para a clínica do autismo Kupfer, Maria Cristina M.
|
| |
| Reich, prevention, and childhood education Albertini, Paulo
|
| |
| O psicanalista "malgré lui" Rassial, Jean-Jacques
|
| |
| For a non-consensual social inclusion politics Souza, Regina Maria de
|
| |
| A "inclusão" conduz ao pior Voltolini, Rinaldo
|
| |
| O que ainda não está decidido na estrutura infantil Lévy, Robert
|
| |
| Inclusão escolar: do "politicamente correto" à política da ética do sujeito no campo da educação Almeida, Sandra Francesca Conte de
|
| |
| A criança falada e a cena de quem a fala Barzotto, Valdir Heitor
|
| |
Temas Livres |
| | |
| A infância e a educação numa perspectiva histórica: o olhar de Monteiro Lobato Gibello, Alessandra Aparecida de Souza
|
| |
| As instituições de acolhimento, as crianças "abandonadas" e a psicanálise: uma "ciranda de pedra?" Werner, Ana Beatriz
|
| |
| Projeto Companheiros de Linguagem: trilhas na direção de uma educação psicanaliticamente orientada Lins, Ana Cláudia Navarro
|
| |
| Trabalho docente: dispersão e moral do discurso pedagógico Favacho, André Marcio Picanço; Pereira, Marcelo Ricardo; Margareth, Diniz; Vasconcelos, Renata Nunes
|
| |
| O conceito de Saber para a psicanálise lacaniana e suas contribuições para a escolarização das psicoses Assali, Andréa
|
| |
| Os entraves da inclusão escolar: reflexões a partir da psicanálise Gonçalves, Cláudia Alaminos
|
| |
| Novos caminhos da criação? Reflexões sobre família e infância Leite, Cláudia Aparecida de Oliveira
|
| |
| A constituição da subjetividade e a aquisição da língua escrita: reflexões psicanalíticas sobre o declínio da função paterna e a alfabetização de crianças Azenha, Conceição
|
| |
| Psicanálise/Medicina: Qual laço possível? Farias, Cynthia Nunes de Freitas
|
| |
| A creche atravessada pela Psicanálise Teperman, Daniela Waldman
|
| |
| Sobre o tratamento possível do autismo Oliveira, Elisa Carvalho de
|
| |
| A criança e o adolescente na contemporaneidade: entre o declínio da família e a insuficiência da instituição escolar Sanada, Elizabeth dos Reis
|
| |
| Os aspectos constitucionais do bebê na constituição do sujeito Parlato-Oliveira, Erika Maria
|
| |
| A transferência e o fracasso escolar Santos, Fanoel Messias dos
|
| |
| Nome próprio, traço unário e autismo Azevedo, Flávia Chiapetta de
|
| |
| Arte e psicanálise Vasconcellos, Flavia
|
| |
| Reviravoltas do saber nas sombras do desejo Farias, Francisco Ramos de
|
| |
| Infância e adolescência: o tempo em questão Gutierra, Beatriz Cauduro Cruz; Lima, Glaucineia Gomes de
|
| |
| As ilusões psico(bio)lógicas do século XIX ortopedizaram o brincar infantil no século XXI? Freitas, Maria da Glória Feitosa
|
| |
| Antigas dramistas de Guriú metamorfoseadas em mestras de dramas cantados: C’est la vie? (ou como diria Gonzaguinha: é a vida, é bonita e é bonita ?) Freitas, Maria da Glória Feitosa
|
| |
| O lugar da memória de vivências na instituição escolar e a constituição da identidade do professor: (im) possíveis conexões com a psicanálise Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
|
| |
| Intervenção a tempo em bebês com risco de autismo Campanário, Isabela Santoro
|
| |
| Reflexões acerca das inscrições significantes na dinâmica da aprendizagem Bendini, Jaqueline
|
| |
| "Do meu pai não quis nem herança": o caso de uma criança psicótica Ribeiro, Jeanne Marie de Leers Costa
|
| |
| A direção do tratamento em instituição pública com adolescentes autistas e psicóticos Monteiro, Katia Alvares de Carvalho; Ribeiro, Mariana Mollica da Costa
|
| |
| A criança fetiche: uma posição discursiva ou um novo sintoma social? Santos, Leandro dos
|
| |
| A impostura do mestre Pereira, Marcelo Ricardo
|
| |
| Psicanálise e educação: pensando a relação professor-aluno a partir do conceito de transferência Nunes, Marcia Regina Mendes
|
| |
| A infância, o professor e a inclusão: histórias sobre outro tempo Toledo, Maria Eugenia Capraro de
|
| |
| Vínculo mãe-bebê: a especularidade e o espaço potencial Naslavsky, José Paulo Naiberg; Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
|
| |
| A(s) instituição(ões) da infância: mistificação e desmistificação Minnicelli, Mercedes
|
| |
| Funções parentais? Reflexões sobre a infância, a estrutura e a história Kamers, Michele
|
| |
| A psicanálise e as instituições: um enlace ético-político Rosa, Miriam Debieux
|
| |
| Desenkantados: liberdade, responsabilidade, psicanálise Calo, Orlando
|
| |
| Psicanálise e educação especial precoce: sobre trabalhar "na" diferença e o advir "da" diferença - um percurso pessoal e institucional Varella, Priscila
|
| |
| Pediatria e saúde mental da criança: reflexões sobre ensinar Degenszajn, Raquel Diaz
|
| |
| Anorexia mental: "Você tem fome de quê? Petri, Renata
|
| |
| A psicopatologia da educação e o retorno à barbárie Barros, Rita Maria Manso de
|
| |
| A educação cindida e a formação do sujeito: para além de uma pedagogia do "bem" e do "mal" Rodrigues, Rogério
|
| |
| A psicanálise na instituição Silva, Rômulo Ferreira da
|
| |
| O pai de avental: considerações sobre a transmissão do pai e a infância; ou de como o pai tem educado e o que as crianças têm aprendido Mariotto, Rosa Maria Marini
|
| |
| O corpo "educado" na educação do corpo: contribuições reichianas para a educação Matthiesen, Sara Quenzer
|
| |
| O infantil: das psicologias à psicanálise Kubric, Simone
|
| |
| O manejo da transferência em atendimento psicanalítico na enfermaria de um hospital Minatti, Sueli Pinto
|
| |
| A instituição da adolescência e a educação Aguiar, Tânia M. B.
|
| |
| Efeitos de um diagnóstico de transtorno de conduta para uma criança: determinismo e exclusão Souza, Luciana Castilho de; Legnani, Viviane
|
| |
| Impasses na construção da noção de alteridade nos processos de subjetivação das crianças com o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tda/h) Legnani, Viviane N.; Andrade, Mariana F. de; Cairus, Raquel Cristina dos R.; Kahn, Clarissa T.; Silva, Eliane Azevedo da; Silva, Emily A da
|
| |
| Contribuições da psicanálise na abordagem das falas sintomáticas de crianças Faria, Viviane Orlandi; Trigo, Milena de Faria
|
| |
| Amamentação x sofrimento materno: do encontro pleno ao encontro faltoso Sales, Léa Maria Martins; Barros, Carolina Valério; Sambes, Volanda Gemma Moraes; Costa, Auzy Cleyce Martins da; Moura, Marilena Barroso Sousa de; Pereira, Ana Carla Silva; Bonna, Márcia Amaral
|
| |