available event numbers57 author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing   RSS

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8


 

Table of contents
An 6 Col. LEPSI IP/FE-USP 2006

 Mesa Redonda
   
 Psicanálise e universidade: a questão da filiação do analista
Lo Bianco, Anna Carolina

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 Abordagem da oralidade e da escrita na escola a partir da tessitura interdisciplinar entre a psicanálise e a lingüística
Belintane, Claudemir

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 From teaching psychoanalysis to an assessment of transmission
Lajonquière, Leandro de

        · text in portuguese
  
 What is transmitted in the psychoanalytical clinic: clinical monographs as a literary expression?
Vorcaro, Angela

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 Transmission of psychoanalysis to educators: when the circulation of a word implies the make-saying
Bastos, Marise Bartolozzi

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 Education as an 'inconvenient fact' for psychoanalysis
Voltolini, Rinaldo

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 Discussion about the use of clinical reports in researches and in the transmission of the clinic
Lerner, Rogério

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 Transmission of psychoanalysis to educators: from the pedagogic ideal to the real of the educational (trans)mission
Almeida, Sandra Francesca Conte de

  
 Conveying the big secret
Rickes, Simone Moschen

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 Study of case or clinical report?
Pechberty, Bernard

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 Youth cultures X school culture: thinking over the notions of (in)discipline and authority in an educational approach
Amaral, Mônica do

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 O relato de uma experiência: projeto Aleph Psicanálise & Educação
Cohen, Ruth Helena P.

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese
  
 Comunicações Livres
   
 Demanda educativa, retornos e inoperância dos métodos de ensino
Camargo, Ana Carolina Corrêa Soares de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A inserção da psicanálise no campo educacional: apropriações de um discurso
Coutinho, Ana Beatriz Valério

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A escrita no ensino de inglês para adolescentes em escolas particulares de língua estrangeira
Turbin, Ana Emilia Fajardo

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Escola e violência
Fontes, Ana Maria Moraes

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Inclusão escolar e acompanhamento terapêutico: possibilidade ou entrave?
Assali, Andréa Maia

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O psicanalista e a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas
Ribeiro, Jeanne Marie Costa; Bastos, Angélica

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Escrita e angústia
Sartore, Anna Rita

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Nada do que vale a pena aprender pode ser ensinado
Frasseto, Antônio César

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Notas sobre um trabalho de parceria da referência no tratamento e do acompanhamento da inclusão escolar de uma criança: um pouco mais sobre o caso Heitor
Faria, Carina; Amâncio, Valéria

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O atendimento educacional de sujeitos com psicose infantil: construindo olhares, trilhando novos percursos
Vasques, Carla K.

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Análise dos fenômenos de indisciplina na relação professor-aluno
Santos, Catarina Angélica

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Educação primordial, transmissão simbólica e advento do sujeito
Santana, Carolina Andrade de; Lima, Christiano Mendes de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A entrada na creche: a chegada dos bebês e suas vicissitudes
Manzano, Cinthia Soares; Pinto, Fernanda de Sousa e Castro Noya

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Diversidade e adversidades na escola: queixas de professores frente à educação inclusiva
Prioste, Cláudia Dias

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O que mantém educadores e alunos na escola? Contribuições da psicanálise para a educação
Fiaux, Cristiane; Clen, Oziléa

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O psicanalista na instituição de educação infantil: uma posição ética
Teperman, Daniela

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A ilusão de superação do mundo adulto: psicanálise, educação e contemporaneidade
Batista, Douglas Emiliano

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Estilo: a psicanálise na formação de educadores
Monteiro, Elisabete Aparecida

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A escrita e a psicose da criança
Coutinho, Ana Beatriz Valério; Freitas, Evelyse Stefoni de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Psicologia e educação: o que se transmite ao educador?
Lins, Flávia Ranoya Seixas

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O que pode a psicanálise frente aos impasses escolares?
Vasconcellos, Flavia Maria de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A utilização do Diário de Bordo na formação de professores
Moura, Francisco

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Clínica de linguagem, psicanálise e transmissão
Faria, V. O.; Lima, G.G.

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Grupos de aprendizagem nas aulas de física: um olhar à luz de um referencial psicanalítico
Silva, Glauco S. F. da; Villani, Alberto

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O sujeito e o copista: uma discussão sobre o impedimento na escrita
Rubino, Rejane B.; Fragelli, Ilana Katz Zagury

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Do conceito de transmissão à formação de educadores
Almeida, Inês Maria M. Zanforlin Pires de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O estatuto de felicidade e de fracasso na constituição da relação de filiação do sujeito na contemporaneidade
Paravidini, João Luiz Leitão

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Psicanálise e instituição APAE: um encontro possível?
Soares, Julia Maciel

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Psicanálise em extensão: uma experiência com adolescentes autistas e psicóticos na comunidade
Freire, Ana Beatriz; Ribeiro, Jeanne Marie Costa; Monteiro, Katia Alvares de Carvalho

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Pratique à plusieurs: reflexões sobre uma experiência na instituição belga Le Courtil
Silva, Kelly Cristina Brandão da

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Relato de uma experiência em psicanálise e educação... em uma clínica-escola de psicologia
Santos, Leandro Alves Rodrigues dos

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A atuação do psicanalista no apoio a professores frente à inclusão
Vasconcelos, Letícia Silveira

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Impasses na inclusão de uma criança com transtornos invasivos do desenvolvimento: sobre a posição da professora
Braga, Luciana Pereira

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A insistência do singular: psicanálise e formação de profissionais da saúde
Pastorello, Lucila

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Deuses de prótese
Pereira, Marcelo Ricardo

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O mal-estar do professor frente à "criança-problema"
Miranda, Margarete Parreira; Santiago, Ana Lydia

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A relação com o saber para a psicanálise
Diniz, Margareth

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O ensinar e o aprender a ser dramista: histórias de "submissão" incondicional ao desejo de representar
Freitas, Maria da Glória Feitosa

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A (re)invenção da infância em casos de inclusão: entre traços e travessias
Toledo, Maria Eugenia Capraro de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A recusa do adolescente a entrar no jogo escolar ou a recusa dos adultos a introduzir a lei: um estudo de caso
Sampaio, Maria Luísa Carvalho de Almeida

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Aproximações sobre o tema da deficiência mental no contexto escolar
Cirilo, Marisa Assunção

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Marca do caso, transmissão e clínica de linguagem
Catrini, Melissa

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Do plural ao singular
Nezan, Monica de Barros Cunha

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Transmissão e laço social
Rahme, Mônica

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Fracasso escolar: reflexões!
Vincent, Monique

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Transmissão e estilo: o que define a singularidade na relação professor-aluno?
Palhares, Odana

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A presença do discurso médico na educação
Guarido, Renata

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Pesquisa em psicanálise e educação: a conversação como metodologia de pesquisa
Miranda, Margarete Parreira; Vasconcelos, Renata Nunes; Santiago, Ana Lydia Bezerra

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O pequeno infante escolar: as vicissitudes de um novo sentimento de infância fabricado pela Educação Infantil
Gomes-Kelly, Roberta Ecleide de Oliveira

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 As práticas educativas e os castigos: o exercício da crueldade como o lugar da inscrição da memória
Rodrigues, Rogério

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Professores sob pressão: sofrimento e mal-estar na educação
Aguiar, Rosana Márcia Rolando; Almeida, Sandra Francesca Conte de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Psicomotricidade e aquisição de leitura e escrita
Vasconcelos, Letícia; Figuerêdo, Sara

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Entre as frustrações (des)necessárias e o laissez-faire: contribuições reichianas para a educação física na escola
Matthiesen, Sara Quenzer

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Escrita do inconsciente: do oral às possibilidades de alfabetização
Lima, Sheila Oliveira

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Uma proposta de transmissão da psicanálise no campo educacional
Pessoa, Silvana Souza

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A escolarização de crianças psicóticas: limites e possibilidades
Schorn, Solange Castro

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O registro imaginário, a demanda médica e as primeiras entrevistas na clínica psicanalítica com criança
Minatti, Sueli Pinto

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O discurso (psico) pedagógico sobre a adolescência: análise dos impasses docentes provocados pela teorização da adolescência
Aguiar, Tânia M. B.

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Memória educativa: um elo entre o passado e o presente do ser professor
Paulo, Thaís Sarmanho; Almeida, Sandra Francesca Conte de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Estilos de Incluir: refletindo sobre os onze anos de trabalho do Grupo Ponte
Colli, Fernando Anthero Galvão; Amâncio, Valéria

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O que a psicanálise nos ensina, como transmiti-lo aos educadores?
Amorim, William

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Entre os sons e os sentidos: quando o simbólico falta
Vorcaro, Ângela; Gama, Camila; Monteiro, Júnia Penido; Oliveira, Thalita Amado

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Reflexões acerca do tratamento e escolarização de crianças psicóticas
Gavioli, Camille Apolinário

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Psicoanálisis, Infancia y legalidad
Minnicelli, Mercedes

        · abstract in english | spanish     · text in spanish
  

© 2022 

Av. da Universidade, 308
05508-900 São Paulo - SP Brasil



lepsi@fe.usp.br