Mesa Redonda |
| | | |
| | Psicanálise e universidade: a questão da filiação do analista Lo Bianco, Anna Carolina
|
| | |
| | Abordagem da oralidade e da escrita na escola a partir da tessitura interdisciplinar entre a psicanálise e a lingüística Belintane, Claudemir
|
| | |
| | De um ensino da psicanálise ao balanço da transmissão Lajonquière, Leandro de
|
| | |
| | O que se transmite na clínica psicanalítica: monografias clínicas como gênero literário Vorcaro, Angela
|
| | |
| | Transmissão da psicanálise a educadores: quando a circulação da palavra implica um fazer- dizer Bastos, Marise Bartolozzi
|
| | |
| | A educação como "fato inconveniente" para a psicanálise Voltolini, Rinaldo
|
| | |
| | Considerações sobre o relato de caso clínico na pesquisa e na transmissão da clínica Lerner, Rogério
|
| | |
| | Transmissão da psicanálise a educadores: do ideal pedagógico ao real da (trans)missão educativa Almeida, Sandra Francesca Conte de
|
| | |
| | A transmissão do grande segredo Rickes, Simone Moschen
|
| | |
| | Estudo de caso ou relato clínico? Pechberty, Bernard
|
| | |
| | Culturas juvenis X cultura escolar: repensando as noções de (in)disciplina e autoridade no âmbito da educação Amaral, Mônica do
|
| | |
| | O relato de uma experiência: projeto Aleph Psicanálise & Educação Cohen, Ruth Helena P.
|
| | |
Comunicações Livres |
| | | |
| | Demanda educativa, retornos e inoperância dos métodos de ensino Camargo, Ana Carolina Corrêa Soares de
|
| | |
| | A inserção da psicanálise no campo educacional: apropriações de um discurso Coutinho, Ana Beatriz Valério
|
| | |
| | A escrita no ensino de inglês para adolescentes em escolas particulares de língua estrangeira Turbin, Ana Emilia Fajardo
|
| | |
| | Escola e violência Fontes, Ana Maria Moraes
|
| | |
| | Inclusão escolar e acompanhamento terapêutico: possibilidade ou entrave? Assali, Andréa Maia
|
| | |
| | O psicanalista e a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas Ribeiro, Jeanne Marie Costa; Bastos, Angélica
|
| | |
| | Escrita e angústia Sartore, Anna Rita
|
| | |
| | Nada do que vale a pena aprender pode ser ensinado Frasseto, Antônio César
|
| | |
| | Notas sobre um trabalho de parceria da referência no tratamento e do acompanhamento da inclusão escolar de uma criança: um pouco mais sobre o caso Heitor Faria, Carina; Amâncio, Valéria
|
| | |
| | O atendimento educacional de sujeitos com psicose infantil: construindo olhares, trilhando novos percursos Vasques, Carla K.
|
| | |
| | Análise dos fenômenos de indisciplina na relação professor-aluno Santos, Catarina Angélica
|
| | |
| | Educação primordial, transmissão simbólica e advento do sujeito Santana, Carolina Andrade de; Lima, Christiano Mendes de
|
| | |
| | A entrada na creche: a chegada dos bebês e suas vicissitudes Manzano, Cinthia Soares; Pinto, Fernanda de Sousa e Castro Noya
|
| | |
| | Diversidade e adversidades na escola: queixas de professores frente à educação inclusiva Prioste, Cláudia Dias
|
| | |
| | O que mantém educadores e alunos na escola? Contribuições da psicanálise para a educação Fiaux, Cristiane; Clen, Oziléa
|
| | |
| | O psicanalista na instituição de educação infantil: uma posição ética Teperman, Daniela
|
| | |
| | A ilusão de superação do mundo adulto: psicanálise, educação e contemporaneidade Batista, Douglas Emiliano
|
| | |
| | Estilo: a psicanálise na formação de educadores Monteiro, Elisabete Aparecida
|
| | |
| | A escrita e a psicose da criança Coutinho, Ana Beatriz Valério; Freitas, Evelyse Stefoni de
|
| | |
| | Psicologia e educação: o que se transmite ao educador? Lins, Flávia Ranoya Seixas
|
| | |
| | O que pode a psicanálise frente aos impasses escolares? Vasconcellos, Flavia Maria de
|
| | |
| | A utilização do Diário de Bordo na formação de professores Moura, Francisco
|
| | |
| | Clínica de linguagem, psicanálise e transmissão Faria, V. O.; Lima, G.G.
|
| | |
| | Grupos de aprendizagem nas aulas de física: um olhar à luz de um referencial psicanalítico Silva, Glauco S. F. da; Villani, Alberto
|
| | |
| | O sujeito e o copista: uma discussão sobre o impedimento na escrita Rubino, Rejane B.; Fragelli, Ilana Katz Zagury
|
| | |
| | Do conceito de transmissão à formação de educadores Almeida, Inês Maria M. Zanforlin Pires de
|
| | |
| | O estatuto de felicidade e de fracasso na constituição da relação de filiação do sujeito na contemporaneidade Paravidini, João Luiz Leitão
|
| | |
| | Psicanálise e instituição APAE: um encontro possível? Soares, Julia Maciel
|
| | |
| | Psicanálise em extensão: uma experiência com adolescentes autistas e psicóticos na comunidade Freire, Ana Beatriz; Ribeiro, Jeanne Marie Costa; Monteiro, Katia Alvares de Carvalho
|
| | |
| | Pratique à plusieurs: reflexões sobre uma experiência na instituição belga Le Courtil Silva, Kelly Cristina Brandão da
|
| | |
| | Relato de uma experiência em psicanálise e educação... em uma clínica-escola de psicologia Santos, Leandro Alves Rodrigues dos
|
| | |
| | A atuação do psicanalista no apoio a professores frente à inclusão Vasconcelos, Letícia Silveira
|
| | |
| | Impasses na inclusão de uma criança com transtornos invasivos do desenvolvimento: sobre a posição da professora Braga, Luciana Pereira
|
| | |
| | A insistência do singular: psicanálise e formação de profissionais da saúde Pastorello, Lucila
|
| | |
| | Deuses de prótese Pereira, Marcelo Ricardo
|
| | |
| | O mal-estar do professor frente à "criança-problema" Miranda, Margarete Parreira; Santiago, Ana Lydia
|
| | |
| | A relação com o saber para a psicanálise Diniz, Margareth
|
| | |
| | O ensinar e o aprender a ser dramista: histórias de "submissão" incondicional ao desejo de representar Freitas, Maria da Glória Feitosa
|
| | |
| | A (re)invenção da infância em casos de inclusão: entre traços e travessias Toledo, Maria Eugenia Capraro de
|
| | |
| | A recusa do adolescente a entrar no jogo escolar ou a recusa dos adultos a introduzir a lei: um estudo de caso Sampaio, Maria Luísa Carvalho de Almeida
|
| | |
| | Aproximações sobre o tema da deficiência mental no contexto escolar Cirilo, Marisa Assunção
|
| | |
| | Marca do caso, transmissão e clínica de linguagem Catrini, Melissa
|
| | |
| | Do plural ao singular Nezan, Monica de Barros Cunha
|
| | |
| | Transmissão e laço social Rahme, Mônica
|
| | |
| | Fracasso escolar: reflexões! Vincent, Monique
|
| | |
| | Transmissão e estilo: o que define a singularidade na relação professor-aluno? Palhares, Odana
|
| | |
| | A presença do discurso médico na educação Guarido, Renata
|
| | |
| | Pesquisa em psicanálise e educação: a conversação como metodologia de pesquisa Miranda, Margarete Parreira; Vasconcelos, Renata Nunes; Santiago, Ana Lydia Bezerra
|
| | |
| | O pequeno infante escolar: as vicissitudes de um novo sentimento de infância fabricado pela Educação Infantil Gomes-Kelly, Roberta Ecleide de Oliveira
|
| | |
| | As práticas educativas e os castigos: o exercício da crueldade como o lugar da inscrição da memória Rodrigues, Rogério
|
| | |
| | Professores sob pressão: sofrimento e mal-estar na educação Aguiar, Rosana Márcia Rolando; Almeida, Sandra Francesca Conte de
|
| | |
| | Psicomotricidade e aquisição de leitura e escrita Vasconcelos, Letícia; Figuerêdo, Sara
|
| | |
| | Entre as frustrações (des)necessárias e o laissez-faire: contribuições reichianas para a educação física na escola Matthiesen, Sara Quenzer
|
| | |
| | Escrita do inconsciente: do oral às possibilidades de alfabetização Lima, Sheila Oliveira
|
| | |
| | Uma proposta de transmissão da psicanálise no campo educacional Pessoa, Silvana Souza
|
| | |
| | A escolarização de crianças psicóticas: limites e possibilidades Schorn, Solange Castro
|
| | |
| | O registro imaginário, a demanda médica e as primeiras entrevistas na clínica psicanalítica com criança Minatti, Sueli Pinto
|
| | |
| | O discurso (psico) pedagógico sobre a adolescência: análise dos impasses docentes provocados pela teorização da adolescência Aguiar, Tânia M. B.
|
| | |
| | Memória educativa: um elo entre o passado e o presente do ser professor Paulo, Thaís Sarmanho; Almeida, Sandra Francesca Conte de
|
| | |
| | Estilos de Incluir: refletindo sobre os onze anos de trabalho do Grupo Ponte Colli, Fernando Anthero Galvão; Amâncio, Valéria
|
| | |
| | O que a psicanálise nos ensina, como transmiti-lo aos educadores? Amorim, William
|
| | |
| | Entre os sons e os sentidos: quando o simbólico falta Vorcaro, Ângela; Gama, Camila; Monteiro, Júnia Penido; Oliveira, Thalita Amado
|
| | |
| | Reflexões acerca do tratamento e escolarização de crianças psicóticas Gavioli, Camille Apolinário
|
| | |
| | Psicoanálisis, Infancia y legalidad Minnicelli, Mercedes
|
| | |