available event numbers68 author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing   RSS

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5


 

Table of contents
An 7 Col. LEPSI IP/FE-USP 2009

 Seminário Pré-Colóquio
   
 Acompanhamento clínico grupal
Blanchard-Laville, Claudine

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Mesas Redondas
   
 Prevenção: saúde mental e psicanálise
Priszkulnik, Léia

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Da representação plural do Outro na primeira infância e suas conseqüências
Bernardino, Leda Mariza Fischer

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Entre o tratar e o educar: o mesmo Sujeito?
Mrech, Leny Magalhães

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A máquina de deprimir professores
Souza, Maria Cecília Cortez Christiano de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Desafios na formação clínica de professores: entre o cuidado, o ensino e a transmissão
Almeida, Sandra Francesca Conte de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A criança, sujeito de direitos e objeto de saberes
Gavarini, Laurence

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A criança: direitos, saberes e o infantil
Minnicelli, Mercedes

        · abstract in spanish     · text in spanish
  
 De como jogamos fora a criança com a água suja de amoródio
Lajonquière, Leandro de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A objetalização da criança-sujeito
Pereira, Marcelo Ricardo

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 La escuela y los profesionales del niño
Zelmanovich, Perla

        · abstract in spanish     · text in spanish
  
 A escola e os profissionais d'A criança
Voltolini, Rinaldo

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Comunicações Livres
   
 Entre educar e constituir: efeitos possíveis da educação de uma criança com transtorno grave de desenvolvimento
Luz, Aline Paiva Dantas

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 "Ladainha de professor", qual o assento desse discurso?
Camargo, Ana Carolina C. S. de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A recepção higiênica do bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968
Lima, Ana Laura Godinho

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A autoridade na educação: um estudo psicanalítico
Souza, Andréia Aparecida Oliveira de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Avaliação Psicanalítica aos 3 anos: desdobramentos e novas contribuições
Di Paolo, Angela Flexa; Lerner, Rogerio; Kupfer, Maria Cristina Machado

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Autoridade e amor: algumas reflexões sobre a transmissão de saber
Brito, Bruna Pinto Martins; Besset, Vera Lopes

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Articulações sobre o tratar e o educar na obra freudiana
Gavioli, Camille Apolinário

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Efeitos terapêuticos do discurso escolar
Meirelles, Carlos Eduardo Frazão

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 "Do pedido de compreensão, à posição do analista"
Ferreyra, Carolina

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Dilema na sala de aula: indisciplina e autoridade
Santos, Catarina Angélica S.

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A criança errante
Riolfi, Claudia Rosa

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O "não-dito" e o compreendido: qual o lugar da criança?
Fiaux, Cristiane; Clen, Oziléa

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O conceito de sintoma: entre a psicanálise e a psicopedagogia
Maia, Aline Borba; Medeiros, Cynthia Pereira de; Bulik, Karin Juliane Duvoisin

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A arte de educar e os giros do discurso
Revah, Daniel

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O brincar na constituição do sujeito: enlaces possíveis entre o cognitivo e o afetivo
Bittencourt, Daniela Chaves Radel; Ornellas, Maria de Lourdes Soares

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A angústia do professor diante do aluno e o sentimento de perda de autoridade
Oyama, Daniela Kitawa; Archangelo, Ana

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O exercício da parentalidade na contemporaneidade: um estudo sobre a transmissão
Teperman, Daniela

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Implicações do "contemporâneo educacional" sobre a constituição da criança-sujeito
Sanada, Elizabeth dos Reis

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 À escuta da linguagem na clínica de bebês
Parlato-Oliveira, Erika

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A escolarização de alunos com acometimentos orgânicos e psíquicos: educação impossível ou interminável?
Araújo, Fernanda Braga de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Grupo Mix: o convívio entre crianças "diferentes" e uma possível ampliação da circulação social
Pinto, Fernanda de Sousa e Castro Noya; Lerner, Rogério; Tiussi, Carolina Cardoso; Junqueira, Joana

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Educação infantil: a educação e o cuidado enquanto espaços de subjetivação
Flach, Flávia

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Sofrimento subjetivo na profissão docente
Moura, Francisco

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Da curiosidade infantil ao desejo de saber: a criança e a infância
Farias, Francisco Ramos de; Barros, Rita Maria Manso de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Uma escola que se deixa implicar pela queixa
Costardi, Gabriela Gomes

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Sintomas na escrita
Fragelli, Ilana Katz Zagury

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Educação integral e/ou jornada ampliada no ensino fundamental: uma leitura psicanalítica
Almeida, Inês Maria M Zanforlin Pires de; Oliveira, Rosalina Rodrigues de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Memória educativa e formação profissional a distancia: os (des)caminhos de uma escolha
Mota, Janaina; Bomfim, Adriana Pereira; Néto, Nastassja Silva

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O manejo da agressividade da criança: o que uma mordida quer dizer?
Venezian, Juliana de Albuquerque; Oliveira, Bruna Ronchi; Araujo, Maria Augusta da Costa

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Psicólogo costurando com educador a rede do desejo da criança
Venezian, Juliana de Albuquerque

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Um psiquismo para dois na psicose: a escola e a psicoterapia como interdição
Brasil, Katia; Amparo, Deise Matos do; Fontoura, Fernanda; Wolff, Lana; Murelli, Leon

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 TGD, TID, TDAH, TDO, TOC ... será que educamos melhor com os diagnósticos ?
Silva, Kelly Cristina Brandão da

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Queixa escolar e subjetividade: por diagnóstico que vá além da suposta dicotomia entre o conceitual e o "psicológico"
Santos, Leandro Alves Rodrigues dos

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A criança na contemporaneidade: sujeito ou objeto?
Mrech, Leny Magalhães; Sanada, Elizabeth dos Reis; Nubile, Marisa V. F. C.; Valione, Yára

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Crianças autistas e o espaço lúdico: um relato de estágio
Franco, Letícia Wilke; Matos, Patrícia Fantinel; Franco, Márcia E. Wilke

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Jogando com a palavra
Rudge, Lia Lima Telles; Silva, Marianna da Gama e

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O sujeito do inconsciente e a escrita
Fachinetto, Lisiane

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O conceito de sintoma: entre a psicanálise e a psicopedagogia
Maia, Aline Borba; Medeiros, Cynthia Pereira de; Bulik, Karin Juliane Duvoisin

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Ariès, Heywood e o lugar da criança: interrogações psicanalíticas sobre a inclusão
Lima, Maira Sampaio Alencar; Teixeira, Leônia Cavalcante

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O discurso como posição subjetiva do professor de educação infantil
Homrich, Marcele Teixeira

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Entre o "não saber fazer" na psicose e o desejo de continuar tentando
Alves, Marcia Doralina; Guareschi, Taís

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Transmissão e subjetividade: relato de uma experiência em formação de professores
Fogaça, Marcia Regina

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O discurso da competência como fator de desautorização docente
Boaventura Jr., Márcio; Paulino, Bárbara Oliveira; Pereira, Marcelo Ricardo

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Os equívocos da infância medicalizada
Diniz, Margareth

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A consulta terapêutica com pais de uma criança autista
Favero-Nunes, Maria Ângela

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Desejo de saber e os imperativos paradoxais do ato educativo na adolescência
Lima, Maria Celina Peixoto; Pinheiro, Clara Virgínia de Queiroz; Costa, Renata Pires Bastos

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Professor-sujeito: um vaga...lume?
Ornellas, Maria de Lourdes S.; Santos, Maria da Glória Gonçalves

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 "Para onde olha esta criança?": quando as lentes de um professor interrogam o olhar de um autista
Toledo, Maria Eugênia Capraro de; Ovalle, Márcia

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A criança-sujeto, ou…pode uma criança ser sujeito numa instituição educativa ?
Pullol, María Teresita

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Contribuições da psicanálise na escola: o professor se confrontando com sua própria palavra
Guimarães, Marisa Siggelkow

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Tecendo a constituição psíquica pelas linhas da escrita
Bastos, Marise Bartolozzi

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Uma experiência de trabalho em grupo, orientada pela psicanálise: Formação para o trabalho com a criança sujeito?
Medeiros, Cynthia Pereira de; Holanda, Suely Alencar Rocha de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A debilidade e a psicose: uma menina e sua mãe
Nezan, Monica de Barros Cunha

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Mesas Redondas
   
 Formação de professores e criança-sujeito: a invenção de uma prática
Rahme, Mônica

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Comunicações Livres
   
 Cenários musicais e a formação do professor: aproximações na direção da criança como sujeito
Esperidião, Neide; Cardieri, Elisabete; David, Rita de Cássia Ribeiro; Alves, Albertina dos Santos

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A percepção da carga horária segundo o olhar do professor
Moura, Patricia Rosania de Sá

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 (In)formação de professores: questões sobre o trabalho na instituição
Varella, Priscila

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O sujeito refém do orgânico
Guarido, Renata

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Abordagem clínico-pedagógica do mal-estar das crianças frente às dificuldades escolares
Vasconcelos, Renata Nunes; Santos, Jacia Soares; Santiago, Ana Lydia Bezerra

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Os impasses psíquicos na contemporaneidade e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem
Petri, Renata

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Educação à distância do corpo docente
Sacco, Ricardo Dias

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Psicanálise, infância e estruturas não decididas: o que cabe ao analista frente ao atendimento de crianças?
Gomes-Kelly, Roberta Ecleide de Oliveira

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 A questão do educador: seria a vontade em educar uma possível modalidade do exercício da crueldade ou a impossível busca da realização da emancipação do sujeito?
Rodrigues, Rogério

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Juventude e paixão pelo real: um breve ensaio
Gurski, Roselene

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Apuntes en torno al abordaje interdisciplinario en los problemas del desarrollo infantil: El sostén de una clínica posible
Mazza, Roxanna

        · text in spanish
  
 Projeto brincante: uma experiência no espaço hospitalar
Cohen, Ruth Helena P.

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Especificidade da psicanálise na infância: a intersecção entre o tempo lógico e o cronológico
Figuerêdo, Sara Jane Carmo; Vasconcelos, Letícia Silveira; Sousa, Bárbara Fernandes e

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 O discurso científico e o discurso desejante: as marcas do discurso na estruturação do sujeito
Oliveira, Sergio Lopes de; Parlato-Oliveira, Erika

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Delegando decisões: o jornal e sua relação com o leitor
Igreja, Suelen Gregatti da

        · abstract in portuguese     · text in spanish
  
 A educação e a verdade: entre o desejo, o saber e o cuidado de si
Aguiar, Tânia M. B.

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Pensando a formação da identidade docente: o que um espaço de escuta analítica pode propiciar a jovens estudantes de Pedagogia
Rodrigues, Tatiana Karinya

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  
 Formação de professores: subjetividade e práticas docentes
Paulo, Thais Sarmanho; Almeida, Sandra Francesca Conte de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese
  

© 2024 

Av. da Universidade, 308
05508-900 São Paulo - SP Brasil



lepsi@fe.usp.br