Seminário Pré-Colóquio |
| | |
| Acompanhamento clínico grupal Blanchard-Laville, Claudine
|
| |
Mesas Redondas |
| | |
| Prevenção: saúde mental e psicanálise Priszkulnik, Léia
|
| |
| Da representação plural do Outro na primeira infância e suas conseqüências Bernardino, Leda Mariza Fischer
|
| |
| Entre o tratar e o educar: o mesmo Sujeito? Mrech, Leny Magalhães
|
| |
| A máquina de deprimir professores Souza, Maria Cecília Cortez Christiano de
|
| |
| Desafios na formação clínica de professores: entre o cuidado, o ensino e a transmissão Almeida, Sandra Francesca Conte de
|
| |
| A criança, sujeito de direitos e objeto de saberes Gavarini, Laurence
|
| |
| A criança: direitos, saberes e o infantil Minnicelli, Mercedes
|
| |
| De como jogamos fora a criança com a água suja de amoródio Lajonquière, Leandro de
|
| |
| A objetalização da criança-sujeito Pereira, Marcelo Ricardo
|
| |
| La escuela y los profesionales del niño Zelmanovich, Perla
|
| |
| A escola e os profissionais d'A criança Voltolini, Rinaldo
|
| |
Comunicações Livres |
| | |
| Entre educar e constituir: efeitos possíveis da educação de uma criança com transtorno grave de desenvolvimento Luz, Aline Paiva Dantas
|
| |
| "Ladainha de professor", qual o assento desse discurso? Camargo, Ana Carolina C. S. de
|
| |
| A recepção higiênica do bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968 Lima, Ana Laura Godinho
|
| |
| A autoridade na educação: um estudo psicanalítico Souza, Andréia Aparecida Oliveira de
|
| |
| Avaliação Psicanalítica aos 3 anos: desdobramentos e novas contribuições Di Paolo, Angela Flexa; Lerner, Rogerio; Kupfer, Maria Cristina Machado
|
| |
| Autoridade e amor: algumas reflexões sobre a transmissão de saber Brito, Bruna Pinto Martins; Besset, Vera Lopes
|
| |
| Articulações sobre o tratar e o educar na obra freudiana Gavioli, Camille Apolinário
|
| |
| Efeitos terapêuticos do discurso escolar Meirelles, Carlos Eduardo Frazão
|
| |
| "Do pedido de compreensão, à posição do analista" Ferreyra, Carolina
|
| |
| Dilema na sala de aula: indisciplina e autoridade Santos, Catarina Angélica S.
|
| |
| A criança errante Riolfi, Claudia Rosa
|
| |
| O "não-dito" e o compreendido: qual o lugar da criança? Fiaux, Cristiane; Clen, Oziléa
|
| |
| O conceito de sintoma: entre a psicanálise e a psicopedagogia Maia, Aline Borba; Medeiros, Cynthia Pereira de; Bulik, Karin Juliane Duvoisin
|
| |
| A arte de educar e os giros do discurso Revah, Daniel
|
| |
| O brincar na constituição do sujeito: enlaces possíveis entre o cognitivo e o afetivo Bittencourt, Daniela Chaves Radel; Ornellas, Maria de Lourdes Soares
|
| |
| A angústia do professor diante do aluno e o sentimento de perda de autoridade Oyama, Daniela Kitawa; Archangelo, Ana
|
| |
| O exercício da parentalidade na contemporaneidade: um estudo sobre a transmissão Teperman, Daniela
|
| |
| Implicações do "contemporâneo educacional" sobre a constituição da criança-sujeito Sanada, Elizabeth dos Reis
|
| |
| À escuta da linguagem na clínica de bebês Parlato-Oliveira, Erika
|
| |
| A escolarização de alunos com acometimentos orgânicos e psíquicos: educação impossível ou interminável? Araújo, Fernanda Braga de
|
| |
| Grupo Mix: o convívio entre crianças "diferentes" e uma possível ampliação da circulação social Pinto, Fernanda de Sousa e Castro Noya; Lerner, Rogério; Tiussi, Carolina Cardoso; Junqueira, Joana
|
| |
| Educação infantil: a educação e o cuidado enquanto espaços de subjetivação Flach, Flávia
|
| |
| Sofrimento subjetivo na profissão docente Moura, Francisco
|
| |
| Da curiosidade infantil ao desejo de saber: a criança e a infância Farias, Francisco Ramos de; Barros, Rita Maria Manso de
|
| |
| Uma escola que se deixa implicar pela queixa Costardi, Gabriela Gomes
|
| |
| Sintomas na escrita Fragelli, Ilana Katz Zagury
|
| |
| Educação integral e/ou jornada ampliada no ensino fundamental: uma leitura psicanalítica Almeida, Inês Maria M Zanforlin Pires de; Oliveira, Rosalina Rodrigues de
|
| |
| Memória educativa e formação profissional a distancia: os (des)caminhos de uma escolha Mota, Janaina; Bomfim, Adriana Pereira; Néto, Nastassja Silva
|
| |
| O manejo da agressividade da criança: o que uma mordida quer dizer? Venezian, Juliana de Albuquerque; Oliveira, Bruna Ronchi; Araujo, Maria Augusta da Costa
|
| |
| Psicólogo costurando com educador a rede do desejo da criança Venezian, Juliana de Albuquerque
|
| |
| Um psiquismo para dois na psicose: a escola e a psicoterapia como interdição Brasil, Katia; Amparo, Deise Matos do; Fontoura, Fernanda; Wolff, Lana; Murelli, Leon
|
| |
| TGD, TID, TDAH, TDO, TOC ... será que educamos melhor com os diagnósticos ? Silva, Kelly Cristina Brandão da
|
| |
| Queixa escolar e subjetividade: por diagnóstico que vá além da suposta dicotomia entre o conceitual e o "psicológico" Santos, Leandro Alves Rodrigues dos
|
| |
| A criança na contemporaneidade: sujeito ou objeto? Mrech, Leny Magalhães; Sanada, Elizabeth dos Reis; Nubile, Marisa V. F. C.; Valione, Yára
|
| |
| Crianças autistas e o espaço lúdico: um relato de estágio Franco, Letícia Wilke; Matos, Patrícia Fantinel; Franco, Márcia E. Wilke
|
| |
| Jogando com a palavra Rudge, Lia Lima Telles; Silva, Marianna da Gama e
|
| |
| O sujeito do inconsciente e a escrita Fachinetto, Lisiane
|
| |
| O conceito de sintoma: entre a psicanálise e a psicopedagogia Maia, Aline Borba; Medeiros, Cynthia Pereira de; Bulik, Karin Juliane Duvoisin
|
| |
| Ariès, Heywood e o lugar da criança: interrogações psicanalíticas sobre a inclusão Lima, Maira Sampaio Alencar; Teixeira, Leônia Cavalcante
|
| |
| O discurso como posição subjetiva do professor de educação infantil Homrich, Marcele Teixeira
|
| |
| Entre o "não saber fazer" na psicose e o desejo de continuar tentando Alves, Marcia Doralina; Guareschi, Taís
|
| |
| Transmissão e subjetividade: relato de uma experiência em formação de professores Fogaça, Marcia Regina
|
| |
| O discurso da competência como fator de desautorização docente Boaventura Jr., Márcio; Paulino, Bárbara Oliveira; Pereira, Marcelo Ricardo
|
| |
| Os equívocos da infância medicalizada Diniz, Margareth
|
| |
| A consulta terapêutica com pais de uma criança autista Favero-Nunes, Maria Ângela
|
| |
| Desejo de saber e os imperativos paradoxais do ato educativo na adolescência Lima, Maria Celina Peixoto; Pinheiro, Clara Virgínia de Queiroz; Costa, Renata Pires Bastos
|
| |
| Professor-sujeito: um vaga...lume? Ornellas, Maria de Lourdes S.; Santos, Maria da Glória Gonçalves
|
| |
| "Para onde olha esta criança?": quando as lentes de um professor interrogam o olhar de um autista Toledo, Maria Eugênia Capraro de; Ovalle, Márcia
|
| |
| A criança-sujeto, ou…pode uma criança ser sujeito numa instituição educativa ? Pullol, María Teresita
|
| |
| Contribuições da psicanálise na escola: o professor se confrontando com sua própria palavra Guimarães, Marisa Siggelkow
|
| |
| Tecendo a constituição psíquica pelas linhas da escrita Bastos, Marise Bartolozzi
|
| |
| Uma experiência de trabalho em grupo, orientada pela psicanálise: Formação para o trabalho com a criança sujeito? Medeiros, Cynthia Pereira de; Holanda, Suely Alencar Rocha de
|
| |
| A debilidade e a psicose: uma menina e sua mãe Nezan, Monica de Barros Cunha
|
| |
Mesas Redondas |
| | |
| Formação de professores e criança-sujeito: a invenção de uma prática Rahme, Mônica
|
| |
Comunicações Livres |
| | |
| Cenários musicais e a formação do professor: aproximações na direção da criança como sujeito Esperidião, Neide; Cardieri, Elisabete; David, Rita de Cássia Ribeiro; Alves, Albertina dos Santos
|
| |
| A percepção da carga horária segundo o olhar do professor Moura, Patricia Rosania de Sá
|
| |
| (In)formação de professores: questões sobre o trabalho na instituição Varella, Priscila
|
| |
| O sujeito refém do orgânico Guarido, Renata
|
| |
| Abordagem clínico-pedagógica do mal-estar das crianças frente às dificuldades escolares Vasconcelos, Renata Nunes; Santos, Jacia Soares; Santiago, Ana Lydia Bezerra
|
| |
| Os impasses psíquicos na contemporaneidade e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem Petri, Renata
|
| |
| Educação à distância do corpo docente Sacco, Ricardo Dias
|
| |
| Psicanálise, infância e estruturas não decididas: o que cabe ao analista frente ao atendimento de crianças? Gomes-Kelly, Roberta Ecleide de Oliveira
|
| |
| A questão do educador: seria a vontade em educar uma possível modalidade do exercício da crueldade ou a impossível busca da realização da emancipação do sujeito? Rodrigues, Rogério
|
| |
| Juventude e paixão pelo real: um breve ensaio Gurski, Roselene
|
| |
| Apuntes en torno al abordaje interdisciplinario en los problemas del desarrollo infantil: El sostén de una clínica posible Mazza, Roxanna
|
| |
| Projeto brincante: uma experiência no espaço hospitalar Cohen, Ruth Helena P.
|
| |
| Especificidade da psicanálise na infância: a intersecção entre o tempo lógico e o cronológico Figuerêdo, Sara Jane Carmo; Vasconcelos, Letícia Silveira; Sousa, Bárbara Fernandes e
|
| |
| O discurso científico e o discurso desejante: as marcas do discurso na estruturação do sujeito Oliveira, Sergio Lopes de; Parlato-Oliveira, Erika
|
| |
| Delegando decisões: o jornal e sua relação com o leitor Igreja, Suelen Gregatti da
|
| |
| A educação e a verdade: entre o desejo, o saber e o cuidado de si Aguiar, Tânia M. B.
|
| |
| Pensando a formação da identidade docente: o que um espaço de escuta analítica pode propiciar a jovens estudantes de Pedagogia Rodrigues, Tatiana Karinya
|
| |
| Formação de professores: subjetividade e práticas docentes Paulo, Thais Sarmanho; Almeida, Sandra Francesca Conte de
|
| |