| A Psicopedagogia do terceiro tempo e o avesso do especialista na perspectiva dos quatro discursos Palhares, Odana
|
|
| Memória educativa e formação docente: o lugar ou (não) lugar dos saberes nas investigações orientadas pela psicanálise Bomfim, Adriana Pereira; Chauvet, Márcia Barra Milhomens
|
|
| As contribuições de Freud para o debate sobre educação e inibição intelectual Lima, Maira Sampaio Alencar; Lima, Maria Celina Peixoto
|
|
| A escola inclusiva como uma utopia do século XXI Lerner, Ana Beatriz Coutinho
|
|
| El niño y el Otro: el "merodeo" como forma sintomática de responder a un encargo social Ferreyra, Ana Carolina
|
|
| Um acompanhamento terapêutico na escola: seus alcances e possíveis entraves Pegorelli, Ana Lícia de Camargo Barros
|
|
| O declínio dos saberes e o gozo da técnica: a psicanálise na formação de pediatras Morais, Ana Silvia de; Koizume, Edna Márcia; Lerner, Rogério; Kupfer, Maria Cristina
|
|
| Psicanálise e educação e a formação do pedagogo Costa, André Júlio; Mota, Maria Veranilda Soares
|
|
| Desejo e sexualidade na constituição do conhecimento Santos, Andréia Tenorio dos
|
|
| O vetor da teoria na clínica psicanalítica Frasseto, Antônio César
|
|
| A aplicação da psicanálise à educação pensada a partir da proximidade entre tratar e educar - um retorno a Freud Gavioli, Camille Apolinário
|
|
| Um sujeito marcado pela expectativa da deficiência intelectual: aprendizagens possibilitadas pela escuta e pelo conhecimento da própria história Streda, Carina
|
|
| O tratamento em grupo e a imagem inconsciente do corpo Tiussi, Carolina Cardoso
|
|
| Da escola para a clínica? Brandão, Daniela Bridon dos Santos Reis; Carvalho, Greice Cristina Contini; Barros, Juliana Fernanda de; Queiroz, Luisa do Nascimento Ortega
|
|
| Entre ensino e ato: notas de psicanálise e educação Batista, Douglas Emiliano
|
|
| Educação e Psicanálise: quando o saber faz a travessia do desejo Menezes, Eliana de Jesus
|
|
| Como formar bons professores nos dias de hoje: efeitos do mercado de saber sobre a Educação Sanada, Elizabeth dos Reis; Wajskop, Gisela
|
|
| Vicissitudes da educação no contemporâneo Vasconcellos, Flavia Maria de
|
|
| A psicologização da psicanálise na educação: um estudo de sua origem em S. P. Lins, Flávia Ranoya Seixas
|
|
| O discurso pedagógico no contexto contemporâneo: notas sobre a proposta curricular do estado de São Paulo Siqueira, Flávia Zanni
|
|
| A exclusão às avessas: tiro notas baixas porque eu não quero ser "nerd"
|
|
| A função do educador em uma casa lar: reflexões acerca de uma prática Bartolomeu, Gabriel
|
|
| O declínio da autoridade docente: impasses na suposição de saber? Silva, Gilmar Moura da
|
|
| Algumas considerações sobre transferência e aprendizagem de língua Domith, Gisele Fernandes Loures
|
|
| A recusa em Freud e o mal-estar na educação Martins, Gustavo Alexandre
|
|
| Sobre a falta no analista Rizzi, Helena Julio
|
|
| Das memórias educativas: a emergência da história singular do professor e sua relação com o saber Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
|
|
| Inibição na escrita num adolescente e sua transferência com o Outro Sena, Isael de Jesus; Ornellas, Maria de Lourdes Soares
|
|
| A produção de conhecimento em um caso de psicose Abreu, Izabel Ramos de
|
|
| A transferência no processo pedagógico Santos, Jácia Soares; Santiago, Ana Lydia Bezerra
|
|
| A especificidade do saber na operação analítica: impasses e possibilidades da psicanálise na universidade Lima, Jamille
|
|
| Inclusão: uma maneira especializada de compreender o outro Silva, Kelly Cristina Brandão
|
|
| Incesto como violência sexual contra crianças Paula, Larissa Jandyra de Ramos e
|
|
| The fall of the knowledge and the enjoyment market: the psychoanalysis in the education Mrech, Leny Magalhães
|
|
| El cuento de Pinocho: la conformación de la ética en la infancia a través de la utilización del lenguaje pragmático Naveira, Liliana; La Rocca, Susana; Cambiasso, Alicia
|
|
| A escuta analítica de professoras e a posição subjetiva: a experiência do Grupo Ponte em operacionalização na rede municipal de ensino em Santo Ângelo/RS Ravasio, Marcele T. Homrich
|
|
| Uma aproximação entre Hannah Arendt e psicanálise via noção de autoridade Fogaça, Marcia Regina
|
|
| O excesso como lugar de interdito Boaventura, Marcio
|
|
| As conversações e a psicanálise aplicada à educação: um estudo do mal-estar do professor e o aluno considerado problema Miranda, Margarete Parreira; Santiago, Ana Lydia
|
|
| A conversação e a intervenção sobre o mal-estar docente e o abuso sexual infantil Diniz, Margareth; Torres, Marco Antonio; Itaboray, Claudia; Machado, Thiago
|
|
| Fragments of a case study: Claudia and the "ace" with a ball Oliveira, Maria Cecília Costa; Queiroz, Sávio Silveira
|
|
| Inibição, sintoma e ato: sobre os destinos do saber na adolescência Lima, Maria Celina Peixoto; Martins, Karla patrícia Holanda
|
|
| De Homo Sapiens à Homo Zappiens: sofrimento psíquico dos professores em formação diante das tecnologias digitais Reszka, Maria de Fátima; Graziola Junior, Paulo Gaspar
|
|
| (Sub)versão: o pai cai, o mestre goza Ornellas, Maria de Lourdes S.
|
|
| O fracasso escolar existe, mas eu não acredito nele Capraro, Maria Eugênia
|
|
| O lugar da Psicanálise na Pesquisa IRDI Pesaro, Maria Eugênia; Kupfer, Maria Cristina Machado
|
|
| Medos no âmbito educacional Pompeu, Maria Lígia; Archangelo, Ana
|
|
| Reciclagem do saber para não ser consumido: os serviços gerais no particular de uma escola Botrel, Maria Rachel; Miranda, Margarete Parreira
|
|
| ¿Y esto... para qué me sirve? Cuestiones referidas al uso y buen uso Pullol, María Teresita
|
|
| A relação da criança com o saber: uma abordagem a partir da vigência das teorias sexuais infantis Garbarino, Mariana Inés
|
|
| Atenção, sintoma! Sentidos e significações atribuídos ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade Silva, Marianna da Gama e
|
|
| Entre a letra e o nome: impasses subjetivos presentes no processo de alfabetização Silva, Marlene Maria Machado da; Santiago, Ana Lydia
|
|
| A inversão da demanda: "de que serve a psicánalise à educação?" Leite, Mônica Fujimura; Batista, Cleide Vitor Mussini
|
|
| Proliferação de objetos e empuxo ao gozo: impactos do discurso capitalista na educação Rahme, Mônica; Mrech, Leny Magalhães
|
|
| Quando o declínio do saber é necessário Palhares, Odana
|
|
| Mãe social: profissão de agenciamento de discurso? Oliveira, Paula Moreau Barbosa de
|
|
| Enodam-se os nós: o real, o simbólico e o imaginário no fazer do coordenador pedagógico Santana, Poliana Marina Mascarenhas de
|
|
| O efeito-professor e sua transmissibilidade Scartezini, Raquel Antunes; Viana, Terezinha de Camargo
|
|
| A sociedade da vergonha e a (des)construção da subjetividade docente Paulino, Bárbara Oliveira; Franco, Raquel Braga; Pereira, Marcelo Ricardo
|
|
| O declínio dos saberes e os métodos de ensino: alguns apontamentos sobre as conexões entre Educação e Psicanálise Rodrigues, Rogério
|
|
| Experiências com Acompanhamento Terapêutico em Maceió: reflexões a partir da política da Inclusão, do campo do saber e do campo do gozo Cavalcante, Rosanny Moura; Lang, Charles Elias
|
|
| E quando a própria criança faz o pedido? Minatti, Sueli Pinto
|
|
| Pais, escola, especialistas: quem sabe sobre a criança? o conflito de saberes entre a escola, os pais e os profissionais clínicos Rezende, Tânia M. Asturiano de Campos
|
|
| "Gozo em saber que..." Barros, Thais
|
|
| Psicanálise e Educação: quando as fronteiras se esvaem Tiussi, Carolina Cardoso; Reino, Luiz Moreno Guimarães; Moreau, Paula; Lima, Tiago de Moraes Tavares de
|
|
| Possibilidades para a relação mestre e discípulo Santos, Vanice dos; Fachinetto, Lisiane
|
|
| La era de la apatía: formas delmalestar en la escuela Toscano, Ana Gracia; Molina, Yesica
|
|
| Violência na escola: reflexões acerca da (re)construção dos laços de autoridade no cotidiano escolar Aguiar, Rosana Márcia Rolando; Almeida, Sandra Francesca Conte de
|
|
| El Rehusamiento del Lazo Social: una lógica de la intervención en el campo de la infancia. Reflexiones sobre la experiencia en un Centro de Protección de los Derechos del Niño Rachid, Lic. Verónica
|
|
| Formar professores a distância - uma outra escuta sobre essa ousadia Sacco, Ricardo Dias
|
|
| KHEÍRON: da relação do professor com o não-saber Domingues, Karen Geisel; Almeida, Inês Maria M. Zanforlin Pires de
|
|
| O sintoma e seus desdobramentos na criança e na estrutura familiar Rossaka, Vanessa
|
|
| A problemática da formação de professores no âmbito dos trabalhos publicados no Brasil sobre psicanálise e educação Césaris, Delia María Carmen De; Palhares, Odana
|
|
| Adolescência e educação: uma proposta de intervenção na escola Coutinho, Luciana Gageiro; Oliveira, Bruna Osório de; Souza, Saulo Nunes de
|
|
| Uma vida iluminada: uma breve discussão sobre experiência, memória e os impasses adolescentes no laço social atual Gurski, Rose; Pereira, Marcelo de Andrade
|
|