available event numbers79 author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing   RSS

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

On-line ISBN 978-85-60944-35-4


 

Table of contents
An 8 Col. LEPSI IP/FE-USP 2011

 A Psicopedagogia do terceiro tempo e o avesso do especialista na perspectiva dos quatro discursos
Palhares, Odana

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Memória educativa e formação docente: o lugar ou (não) lugar dos saberes nas investigações orientadas pela psicanálise
Bomfim, Adriana Pereira; Chauvet, Márcia Barra Milhomens

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 As contribuições de Freud para o debate sobre educação e inibição intelectual
Lima, Maira Sampaio Alencar; Lima, Maria Celina Peixoto

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A escola inclusiva como uma utopia do século XXI
Lerner, Ana Beatriz Coutinho

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 El niño y el Otro: el "merodeo" como forma sintomática de responder a un encargo social
Ferreyra, Ana Carolina

        · text in spanish     · pdf in spanish
 
 Um acompanhamento terapêutico na escola: seus alcances e possíveis entraves
Pegorelli, Ana Lícia de Camargo Barros

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O declínio dos saberes e o gozo da técnica: a psicanálise na formação de pediatras
Morais, Ana Silvia de; Koizume, Edna Márcia; Lerner, Rogério; Kupfer, Maria Cristina

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Psicanálise e educação e a formação do pedagogo
Costa, André Júlio; Mota, Maria Veranilda Soares

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Desejo e sexualidade na constituição do conhecimento
Santos, Andréia Tenorio dos

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O vetor da teoria na clínica psicanalítica
Frasseto, Antônio César

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A aplicação da psicanálise à educação pensada a partir da proximidade entre tratar e educar - um retorno a Freud
Gavioli, Camille Apolinário

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Um sujeito marcado pela expectativa da deficiência intelectual: aprendizagens possibilitadas pela escuta e pelo conhecimento da própria história
Streda, Carina

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O tratamento em grupo e a imagem inconsciente do corpo
Tiussi, Carolina Cardoso

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Da escola para a clínica?
Brandão, Daniela Bridon dos Santos Reis; Carvalho, Greice Cristina Contini; Barros, Juliana Fernanda de; Queiroz, Luisa do Nascimento Ortega

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Entre ensino e ato: notas de psicanálise e educação
Batista, Douglas Emiliano

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Educação e Psicanálise: quando o saber  faz a travessia do desejo
Menezes, Eliana de Jesus

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Como formar bons professores nos dias de hoje: efeitos do mercado de saber sobre a Educação
Sanada, Elizabeth dos Reis; Wajskop, Gisela

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Vicissitudes da educação no contemporâneo
Vasconcellos, Flavia Maria de

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A psicologização da psicanálise na educação: um estudo de sua origem em S. P.
Lins, Flávia Ranoya Seixas

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O discurso pedagógico no contexto contemporâneo: notas sobre a proposta curricular do estado de São Paulo
Siqueira, Flávia Zanni

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A exclusão às avessas: tiro notas baixas porque eu não quero ser "nerd"


        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A função do educador em uma casa lar: reflexões acerca de uma prática
Bartolomeu, Gabriel

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O declínio da autoridade docente: impasses na suposição de saber?
Silva, Gilmar Moura da

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Algumas considerações sobre transferência e aprendizagem de língua
Domith, Gisele Fernandes Loures

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A recusa em Freud e o mal-estar na educação
Martins, Gustavo Alexandre

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Sobre a falta no analista
Rizzi, Helena Julio

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Das memórias educativas: a emergência da história singular do professor e sua relação com o saber
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Inibição na escrita num adolescente e sua transferência com o Outro
Sena, Isael de Jesus; Ornellas, Maria de Lourdes Soares

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A produção de conhecimento em um caso de psicose
Abreu, Izabel Ramos de

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A transferência no processo pedagógico
Santos, Jácia Soares; Santiago, Ana Lydia Bezerra

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A especificidade do saber na operação analítica: impasses e possibilidades da psicanálise na universidade
Lima, Jamille

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Inclusão: uma maneira especializada de compreender o outro
Silva, Kelly Cristina Brandão

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Incesto como violência sexual contra crianças
Paula, Larissa Jandyra de Ramos e

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 The fall of the knowledge and the enjoyment market: the psychoanalysis in the education
Mrech, Leny Magalhães

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 El cuento de Pinocho: la conformación de la ética en la infancia a través de la utilización del lenguaje pragmático
Naveira, Liliana; La Rocca, Susana; Cambiasso, Alicia

        · abstract in spanish     · text in spanish     · pdf in spanish
 
 A escuta analítica de professoras e a posição subjetiva: a experiência do Grupo Ponte em operacionalização na rede municipal de ensino em Santo Ângelo/RS
Ravasio, Marcele T. Homrich

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Uma aproximação entre  Hannah Arendt e  psicanálise via noção de autoridade
Fogaça, Marcia Regina

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O excesso como lugar de interdito
Boaventura, Marcio

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 As conversações e a psicanálise aplicada à educação: um estudo do mal-estar do professor e o aluno considerado problema
Miranda, Margarete Parreira; Santiago, Ana Lydia

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A conversação e a intervenção sobre o mal-estar docente e o abuso sexual infantil
Diniz, Margareth; Torres, Marco Antonio; Itaboray, Claudia; Machado, Thiago

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Fragments of a case study: Claudia and the "ace" with a ball
Oliveira, Maria Cecília Costa; Queiroz, Sávio Silveira

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Inibição, sintoma e ato: sobre os destinos do saber na adolescência
Lima, Maria Celina Peixoto; Martins, Karla patrícia Holanda

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 De Homo Sapiens à Homo Zappiens: sofrimento psíquico dos professores em formação diante das tecnologias digitais
Reszka, Maria de Fátima; Graziola Junior, Paulo Gaspar

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 (Sub)versão: o pai cai, o mestre goza
Ornellas, Maria de Lourdes S.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O fracasso escolar existe, mas eu não acredito nele
Capraro, Maria Eugênia

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O lugar da Psicanálise na Pesquisa IRDI
Pesaro, Maria Eugênia; Kupfer, Maria Cristina Machado

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Medos no âmbito educacional
Pompeu, Maria Lígia; Archangelo, Ana

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Reciclagem do saber para não ser consumido: os serviços gerais no particular de uma escola
Botrel, Maria Rachel; Miranda, Margarete Parreira

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 ¿Y esto... para qué me sirve? Cuestiones referidas al uso y buen uso
Pullol, María Teresita

        · abstract in spanish     · text in spanish     · pdf in spanish
 
 A relação da criança com o saber: uma abordagem a partir da vigência das teorias sexuais infantis
Garbarino, Mariana Inés

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Atenção, sintoma! Sentidos e significações atribuídos ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Silva, Marianna da Gama e

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Entre a letra e o nome: impasses subjetivos presentes no processo de alfabetização
Silva, Marlene Maria Machado da; Santiago, Ana Lydia

        · abstract in english | portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A inversão da demanda: "de que serve a psicánalise à educação?"
Leite, Mônica Fujimura; Batista, Cleide Vitor Mussini

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Proliferação de objetos e empuxo ao gozo: impactos do discurso capitalista na educação
Rahme, Mônica; Mrech, Leny Magalhães

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Quando o declínio do saber é necessário
Palhares, Odana

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Mãe social: profissão de agenciamento de discurso?
Oliveira, Paula Moreau Barbosa de

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Enodam-se os nós: o real, o simbólico e o imaginário no fazer do coordenador pedagógico
Santana, Poliana Marina Mascarenhas de

        · abstract in portuguese | spanish     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O efeito-professor e sua transmissibilidade
Scartezini, Raquel Antunes; Viana, Terezinha de Camargo

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A sociedade da vergonha e a (des)construção da subjetividade docente
Paulino, Bárbara Oliveira; Franco, Raquel Braga; Pereira, Marcelo Ricardo

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O declínio dos saberes e os métodos de ensino: alguns apontamentos sobre as conexões entre Educação e Psicanálise
Rodrigues, Rogério

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Experiências com Acompanhamento Terapêutico em Maceió: reflexões a partir da política da Inclusão, do campo do saber e do campo do gozo
Cavalcante, Rosanny Moura; Lang, Charles Elias

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 E quando a própria criança faz o pedido?
Minatti, Sueli Pinto

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Pais, escola, especialistas: quem sabe sobre a criança? o conflito de saberes entre a escola, os pais e os profissionais clínicos
Rezende, Tânia M. Asturiano de Campos

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 "Gozo em saber que..."
Barros, Thais

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Psicanálise e Educação: quando as fronteiras se esvaem
Tiussi, Carolina Cardoso; Reino, Luiz Moreno Guimarães; Moreau, Paula; Lima, Tiago de Moraes Tavares de

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Possibilidades para a relação mestre e discípulo
Santos, Vanice dos; Fachinetto, Lisiane

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 La era de la apatía: formas delmalestar en la escuela
Toscano, Ana Gracia; Molina, Yesica

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Violência na escola: reflexões acerca da (re)construção dos laços de autoridade no cotidiano escolar
Aguiar, Rosana Márcia Rolando; Almeida, Sandra Francesca Conte de

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 El Rehusamiento del Lazo Social: una lógica de la intervención en el campo de la infancia. Reflexiones sobre la experiencia en un Centro de Protección de los Derechos del Niño
Rachid, Lic. Verónica

        · text in spanish     · pdf in spanish
 
 Formar professores a distância - uma outra escuta sobre essa ousadia
Sacco, Ricardo Dias

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 KHEÍRON: da relação do professor com o não-saber
Domingues, Karen Geisel; Almeida, Inês Maria M. Zanforlin Pires de

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 O sintoma e seus desdobramentos na criança e na estrutura familiar
Rossaka, Vanessa

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 A problemática da formação de professores no âmbito dos trabalhos publicados no Brasil sobre psicanálise e educação
Césaris, Delia María Carmen De; Palhares, Odana

        · abstract in portuguese     · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Adolescência e educação: uma proposta de intervenção na escola
Coutinho, Luciana Gageiro; Oliveira, Bruna Osório de; Souza, Saulo Nunes de

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 
 Uma vida iluminada: uma breve discussão sobre experiência, memória e os impasses adolescentes no laço social atual
Gurski, Rose; Pereira, Marcelo de Andrade

        · text in portuguese     · pdf in portuguese
 

© 2024  FE/USP

Av. da Universidade, 308
05508-900 - São Paulo - SP



lepsi@fe.usp.br