Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012
É possível perder-se no universo socioeducativo? Notas sobre o campo da Educação Social e sobre seus diálogos internos
Is it possible to get lost in the socio-educational universe? Notes on the field of social education and the dialogues within
Sanna Ryynänen
University of Eastern Finland, Finlândia. sanna.ryynanen (at) uef.fi
RESUMO
A educação social, a educação não-formal e a educação sócio-comunitária têm vários aspectos em comum. Um destes é uma ampla variação de como estas denominações são entendidas e usadas no campo socioeducativo. No nosso artigo, tomamos a amplitude do termo educação social como um ponto de partida para desenvolver uma análise que permita-nos entender melhor os elementos compartilhados da educação social, a educação nãoformal e a educação sociocomunitária e as suas fronteiras que se misturam.
O objetivo principal do texto é procurar uma possibilidade, a partir do marco teórico da pedagogia social, de como abrir horizontes tanto aos diálogos como ao estabelecimento dos objetivos comuns e das tarefas compartilhadas. Sugerimos que é somente a partir do reconhecimento das diferentes "sub-tradições" do universo socioeducativo e de uma análise profunda sobre as relações entre elas que é viável começar a estabelecer diálogos produtivos entre a educação social, a educação não-formal e a educação sócio-comunitária.
As análises do artigo são baseadas na leitura teórica e nas considerações e descobrimentos da nossa pesquisa de doutorado (RYYNÄNEN, 2011) cujo trabalho de campo foi feito em três organizações não-governamentais em Salvador-BA nos anos de 2008 e 2009.
Palavras-chave: Pedagogia social. educação social.
ABSTRACT
Social Education, Non-formal Education, and Community Education have several aspects in common. One of those is a vast variety of the ways in which these concepts are understood and used in the field of socio-educational work. In our article, we take this conceptual broadness as a starting point in order to develop an analysis on the shared elements and merging borderlines.
It is suggested that an only possibility to start establishing productive dialogues between Social Education, Non-formal Education and Community Education is to take the existence of different "sub-traditions" of socio-educational approaches as a starting point.
The main objective of the paper is to suggest, with social pedagogy as the theoretical framework, one possibility for opening up the horizons to dialogues as well as to joint objectives and shared tasks.
The analyses of the article are based on literary analysis as well as on the considerations and findings of our Doctor's Thesis (RYYNÄNEN 2011) the fieldwork of which was conducted in three Non-governmental Organisations in the city of Salvador, Brazil, in 2008 and 2009.
Keywords: Social Pedagogy, Social Education,
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